Anúncio

Pão de Batata

33

Um dos melhores pães é, sem dúvida, o pão de batata. O sabor e a textura super macia fizeram com que esses pãezinhos se tornassem muito populares aqui no Brasil. Além disso, a batata é considerada um alimento rico em nutrientes, sendo uma fonte de vitaminas e proteínas com poucas calorias! (Segundo os especialistas, o que engorda são os ingredientes comumente associados à batata, como o óleo, por exemplo.) A maioria desses pães, comercializados em bares e lanchonetes, podem conter leite, um ingrediente comum na sua elaboração, sem falar no fato de que é comum (e inegavelmente saboroso) encontrar pão de batata recheado com requeijão. Pois aprenda a fazer pão de batata sem leite e invente seus próprios recheios!

INGREDIENTES

  • 2 tabletes de fermento biológico (seco)
  • 1/2 xícara de água morna
  • 100g de margarina sem leite
  • 3 batatas médias, cozidas e amassadas
  • 2 ovos
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 7 xícaras de farinha (aproximadamente)

PREPARO
Coloque as batatas com casca para ferver em uma panela com água. Quando estiverem bem macias, retire-as da panela, deixe-as esfriar, retire a casca e passe-as pelo espremedor de batatas.

Coloque a água morna em uma tigela grande e adicione o fermento e o açúcar. Misture e aguarde uns 10 minutos para que o fermento cresça.

Depois de crescido, adicione as batatas amassadas, os ovos inteiros, a margarina, o sal e 2 xícaras de farinha. Misture tudo muito bem e vá acrescentando aos poucos mais farinha até obter uma massa lisa e macia que não esteja grudando nas mãos.

Divida a massa em bolinhas ou faça rolinhos como mostra a imagem acima. Coloque os pãezinhos em uma forma forma untada e enfarinhada e deixe a massa descansar por 1 hora. Ela irá dobrar de tamanho. Pincele por cima com margarina derretida.

Asse em forno pré-aquecido (180ºC) por 25 minutos ou até os pãezinhos ficarem dourados.

Dica:
Dependendo do tamanho, esta receita pode render vários pãezinhos. Para conservar, congele-os depois de frios. Para servir, descongele-os colocando-os direto no forno por 5 minutos.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

33 Comentários

    • Luciane Baldo on

      Oi camilla, eu prefiro sempre assar a massa e depois congelar os pães já assados. Uma vez lembro de ter congelado a massa e ao descongelar ela ficou muito úmida. abs

  1. Olá, gostaria de saber se no lugar da água dá pra usar o leite de soja? E em qual quantidade?
    Gostei da receita e quero experimentá-la.
    Obg!

  2. Olá gostaria de saber se pode ser o fermento de saquinho e qual manteiga não tem leite pois não estou conseguindo encontar aqui na minha cidade….obrigada

  3. Ola, ha 7 meses deacobri que sou alergica a proteina do leite, pra mim isso foi um choque, pois sempre comi de tudo e agora nesse site encontrei uma forma de voltar a comer coisas que eu estava acostumada, parabens pelo site. Beijos.

  4. Olá…
    Acabei de tirar os pãezinhos de batata do forno, e AMEIIII!!!
    Além da receita ser super simples, ele foca mto fofinho e saboroso…
    Usei a batata Asterix… por ser mais sequinha!! =)

    Bjs

  5. Oi Luciane,
    Estou feliz em ter localizado este site. Sofro de intolerância há anos, sem saber, passava mal e sentia dores terríveis, desde de RN, mas sempre diziam que era frescura até que quase morri.
    Hoje tive o prazer de localizar estas receitas maravilhosas.
    Parabéns, para você e sua equipe.

    • Olá Laura,
      Nunca testei a receita usando flocos de batata, mas se você utilizar os flocos de batata e hidratá-los de forma a criar a mesma textura do purê de batatas, deverá funcionar sem problemas.
      abçs,

  6. Carol Corazza on

    Olá!

    Ainda estou em processo de descobrir se tenho IL, mas já comecei a mudar a alimentação porque tenho todos os indícios de quem tem essa intolerância.

    Esse pão de batata ficou incrível! Fiquei super feliz porque estava chateada com a ideia de ter que mudar algumas coisas em minha alimentação pois adoro queijos e derivados! Achei muito legal o site também.

    Agora é esperar os resultados dos exames, mas como já comecei a fazer dieta sem lactose alguma e me sinto melhor é bem provável que dê positivo…

    Abs,

    Carol

    • Olá Carol,
      Que bom saber que você está usando nossas receitas. Mudar nossos hábitos alimentares é sempre difícil, mas sei que há ótimas opções em produtos e receitas e muitas vezes são até mais saudáveis.

      Abçs

  7. Olá Claudia,
    Se sua filha tem apenas IL, traços de leite não deverão causar nenhum sintoma a ela. De qualquer forma é possível substituir a margarina usada nesta receita pela metade da quantidade (50g) de óleo ou azeite. Só lembrando que o azeite, principalmente o de oliva, deixa um sabor mais marcante. Por isso, sugiro o óleo como uma melhor opção.

    Abçs,

  8. Olá!… Estou realmente anciosa por achar uma receita de pão pra minha filha de 2 anos que tem IL e gostei muito dessa receita. Só gostaria de saber se posso trocar a margarina sem leite (que sempre tem traços de leite) por óleo de canola ou azeite.
    Desde já agradeço
    abraços

  9. Oi Caua,

    Para fazer a receita do pão você precisa de fermento biológico. Este fermento é encontrado em tabletes (como vc mesmo mencionou) e em pó (conheço em saquinhos individuais. Normalmente na embalagem diz a quantos tabletes o saquinho equivale).

    O fermento em pó que você usou era o biológico? Também precisa verificar se o fermento estava bom (as vezes mesmo dentro da validade o fermento perde seu efeito…)

    Fiquei intrigada por você ter comentado do pão "ficar molhado o tempo todo". Quanto a isto não faço idéia do que aconteceu (deveria resolver com o acréscimo de farinha, que você mesmo comentou que não resolveu…)

    A partir dessa receita também desenvolvemos um pãozinho de madioquinha com batata! Os ingrentes são um pouquinho diferentes.

    Veja o link abaixo
    http://www.semlactose.com/index.php?s=mandioquinh

    Espero que da próxima vez dê tudo certo com a receita de vocês e que fique bem gostoso! risos

    Caso eu possa ajudar em mais alguma coisa é só escrever!

    um abraço

    Ana Claudia

  10. olá..faz pouco tempo que descobri a intolerância à lactose e está muito difícil para mim.. minha mãe tentou fazer comigo esse pão.. mas não deu muito certo…e não sei o motivo. Ao invés de usar o tablete, usamos fermento em pó …de acordo com o que estava escrito na receita, mas o pão não cresceu e ficou molhado o tempo todo, independente da quantidade de farinha que a gnte adicionava…não sei o que saiu errado. Se puder ajudar ficaria bem grato.

    abraços

  11. josineide pereira sa on

    Oi adorei essas receitas sem lactose,pois já estava ficando maluca,pois tennho uma filha de 7 anos que tem intolerancia a lactose,e essas receitas me deram idéias novas principalmente o pão de batata,obrigada mesmo!!! bjs.

  12. Oi Adriane,

    Na verdade nunca utilizei farinha de arroz para fazer pães de batata, mas vou tentar investigar esta informação e se possível lhe dou um retorno.ok?

    Obrigada pela visita!!

    Abçs

  13. Olá,

    Na realidade, não é um comentário e sim uma pergunta… a farinha utilizada pode ser substituida por farinha de arroz?

    Obrigada!

  14. Olá Marivalda,

    Nós agradecemos muito seu apoio!! Obrigada pelos elogios que fazem com que o nosso projeto cresça cada vez mais.

    Grande abraço,

    Luciane & Juliana

  15. marivalda capistrano on

    Bom dia!

    Gostaria de agradecer o carinho das infomações que tenho recebido da equipe

    de vocês. É muito bom saber que tem pessoas que se preocupam com o bem estar da gente.

    Meu muito obrigado.

    Atenciosamente,Marivalda

Deixe um comentário