Anúncio

As 7 perguntas mais frequentes sobre a IL

127

perguntas sobre intolerância à lactoseO Dr. Richard Magalhães, gastroenterologista e médico do Instituto do Aparelho Digestivo (IAD) de Porto Alegre, gentilmente respondeu às perguntas mais freqüentes que recebemos de nossos leitores. Leia a entrevista e tire suas dúvidas.

1. É possível saber se temos Intolerância à Lactose somente pelos sintomas (diarréia, flatulência, distensão abdominal)? Qual o melhor exame para diagnosticar a IL?

Os sintomas apenas sugerem a possibilidade de o paciente ter uma intolerância à lactose. O teste padrão utilizado pela maioria dos laboratórios é o teste de tolerância à lactose, um exame que analisa o nível de glicose do paciente. O exame consiste em uma medição da glicose em jejum e, logo após, a ingestão de uma dose padrão de lactose. A partir desse momento, a taxa de glicose é medida novamente, em intervalos de 30 minutos. Caso haja um aumento da glicose de pelo menos 20mg/dl em relação à taxa em jejum, o paciente não apresenta problemas na produção de lactase. No entanto, quando há apenas uma pequena diferença entre a concentração de glicose em jejum e nos demais intervalos testados, essa é uma indicação clara de que o paciente não está produzindo lactase o suficiente e, portanto, evidencia-se a intolerância à lactose.

Um exemplo do resultado de um teste de tolerância à lactose com uma curva plana pode ser visto abaixo:
Glicose (em jejum) ………………………………. 76 mg/dl
Glicose (após 30 min) …………………………… 79 mg/dl
Glicose (após 60 min) …………………………… 80 mg/dl
Glicose (após 90 min) …………………………… 84 mg/dl
Glicose (após 120 min) …………………………. 83 mg/dl

Nesse caso, o nível de glicose apresentou um aumento mínimo, indicando uma deficiência na produção de lactase e conseqüente intolerância à lactose.

2. É possível precisar o grau de intolerância à lactose que o paciente possui?

Não há como determinar, através de exames, o grau de intolerância do paciente. É comum, no entanto, que o nutricionista ou gastroenterologista, após diagnosticar a IL, faça um acompanhamento dos sintomas do paciente ao ingerir alimentos com lactose e, dessa forma, encontre a dose limite de lactose que esse paciente conseguirá ingerir sem ter os sintomas da IL.

3. Muitas pessoas confundem a Alergia ao Leite com a Intolerância à Lactose. Quais são as principais diferenças e os sintomas?

Os pacientes com alergia ao leite geralmente apresentam lesões cutâneas, coceiras, sintomas respiratórios, além de distúrbios gastrointestinais, pois eles possuem anticorpos que reagem às proteínas do leite, identificando-as como invasores estranhos ao organismo. Já os pacientes que tem Intolerância à Lactose apresentam somente distúrbios gastrointestinais, como distensão abdominal, gases, diarréia e cólicas, causados pela deficiência na produção da enzima lactase, que tem a função de digerir o açúcar do leite, a lactose.

4. Há cura para a Intolerância à Lactose? Existem casos em que a produção de lactase possa voltar ao normal?

A deficiência na produção de lactase pelo organismo apresenta-se ao longo da vida, pois é normal que o ser humano passe a produzir menos lactase ao passo em que vai envelhecendo. Não há como reverter este processo. No entanto, existem casos onde a intolerância à lactose está associada a alguma outra doença, como é o caso da Doença Celíaca. Nesse caso, ao tratarmos a doença celíaca, a intolerância à lactose desaparece e o paciente volta a poder ingerir produtos lácteos normalmente.

5. Existem medicamentos que contém lactose na sua formulação. Esses medicamentos devem ser evitados por pessoas com IL? Como saber se um medicamento possui lactose em sua composição?

As quantidades de lactose nos medicamentos são mínimas, portanto, dificilmente um paciente com intolerância à lactose terá sintomas ao fazer uso da medicação. Para certificar-se de que o medicamento contém lactose, leia as informações sobre “excipientes” na bula.

6. Em relação à baixa ingestão de cálcio por pessoas com alergia ao leite ou IL, o que é geralmente recomendado? Quais pacientes devem ter maior cuidado em relação falta de cálcio?

Uma vez que o paciente está seguindo uma dieta com teor de cálcio reduzido, e principalmente no caso de mulheres no período da menopausa, é recomendável a suplementação de cálcio exógeno (em comprimidos). Nesse caso, é aconselhável consultar um especialista que oriente a dosagem correta e faça um acompanhamento nutricional, pois as necessidades de cálcio variam nas diferentes fases da vida.

7. Algumas entidades reguladoras de outros países, como Canadá e Estados Unidos, possuem uma postura mais aberta em relação ao consumo de laticínios pela população com IL, afirmando que pessoas com IL não necessitam ter uma dieta totalmente sem leite ou derivados. Como os médicos no Brasil vêem esta questão?

Acredito que aqui no Brasil vemos essa questão de forma semelhante. Eu sempre explico aos meus pacientes que ter intolerância à lactose não significa retirar produtos lácteos por completo da sua dieta. Além disso, muitos pacientes fazem uso das cápsulas de lactase, que auxiliam na ingestão de produtos lácteos. É importante entender que o intolerante à lactose não corre riscos sérios de saúde, como é o caso de um paciente com doença celíaca, por exemplo, que pode desenvolver câncer. No caso do celíaco, é necessário retirar totalmente o glúten de sua dieta.

Sobre o Instituto do Aparelho Digestivo (IAD)

O IAD é uma clínica especializada na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças digestivas. O IAD está estruturado em unidades, grupos e serviços, que trabalham assistindo os pacientes de forma interdisciplinar. Nosso quadro clínico é composto de 20 médicos, sendo 8 doutores, 5 mestres e os demais são especialistas em suas áreas de atuação.

Serviços

O IAD está dividido em diferentes unidades clínicas, que têm como objetivo proporcionar um trabalho integrado em busca dos melhores resultados aos nossos pacientes. Os nossos serviços estão divididos em:

Cirurgia digestiva e Coloproctologia
Gastroenterologia e Gastropediatria
Endoscopia Digestiva
Obesidade
Motilidade Digestiva

Instituto do Aparelho Digestivo
www.iad.com.br

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Colabore com o conteúdo do Semlactose. Envie sugestões de temas para serem abordados, dicas sobre novos produtos, eventos, entre outros. Acesse nossa página de contato e envie sua mensagem.

127 Comentários

  1. rosineidy simao on

    Gostaria de saber se crianças com intorerância à lactose têm um retardo no crescimento. Há cura para criança que manisfeta sua alergia com asma? No caso do meu filho, estou fazendo tratamento nele mas infelizmente não vejo quase melhora alguma. Me ajudem, tenho tantas preocupações.

  2. Olá Rosineide!

    Primeiramente é necessário esclarecer que Intolerância a lactose (IL) é uma coisae alergia às proteínas do leite de vaca, é outra, bem diferente, apesar do leite estar relacionado às duas situações!

    A IL se apresenta SOMENTE com sintomas gastro-intestinais (nauseas, diarréia, prisão de ventre, dores abdominais, excesso de gases, etc) e a partior do momento que se excluiu ou mesmo, se diminui a ingestão de lactose, os sintomas cessam. O desenvolvimento da criança só será prejudicado, se a diarréia persistir, pois os nutrientes não serão adequadamente absorvidos, e consequentemente, o organismo será prejudicado como um todo. Não há cura para a IL, mas o organismos, é capaz de aumentar sua tolerância, em alguns casos, caso a lactose (que é o açúcar do leite) não seja totalmente eliminada.

    Na ALV, os sintomas podem ser gastro-intestinais (o que causa muita confusão com a IL), mas podem ser também, respiratórios (bronquite, asma, pneumonias de repetição, etc), cutâneos (eczema, urticária), e podem causar coceira nos olhos, otites de repetição, etc. No caso da ALV, é necessário EXCLUIR completamente, leite, derivados, alimentos que tenham estes ingredientes em sua composição e alimentos industrializados contendo "traços de leite". A cura vai depender muito, de muitos fatores. De qq forma, como não é possível prever a gravidade dos sintomas alérgicos, a exclusão dos alimentos contendo proteínas do leite deve ser levada muito a sério, para não agravar ainda mais o quadro! Nos casos de alergia alimentar, insistir em oferecer o alimento à criança, pode não só comprometer o crescimento, mas como prejudicar todo o bom funcionamento do organismo. Além disso, em casos mais graves, pode levar à morte por asfixia!

    De qq forma, é MUITO IMPORTANTE vc saber exatamente qual a situação do seu filho, para que vc possa ajudá-lo! O médico precisa esclarecer se ele é intolerante a lactose (se for, basta "dar um tempo" em alimentos contendo lactose e posteriormente vc poderá testá-los novamente) ou se é alergico ao leite. Se for alergia, a dieta de exclusão será a primeira medida a ser tomada e deverá ser seguida a risca!

    Se as crises de asma, estiverem relacionadas, é sinal de que ele é ALÉRGICO ao leite e não intolerante a lactose, pois a lactose não afeta o pulmão!

    De qq forma, o médico deverá fazer o acompanhamento e, no caso da alergia, quando julgar seguro, pode testar estes alimentos novamente, para observar se alaergia melhorou ou não.

    Mas fique tranquila! Converse com o médico dele para esclarecer a questão!

    Gde abraço,

    Juliana

  3. Olá, fiz o teste de intolerância a lactose e os meus reseultados foram:

    basal: 77

    15 min: 83

    30 min: 80

    60 min: 78

    90 min: 78

    Isso quer dizer que sou intolerante?

    Att

    Ana Paula

    • Olá Ana Paula,

      De forma alguma podemos interpretar seus resultados e te dar qualquer tipo de diagnóstico, já que isto, além de não ser o objetivo do nosso site, é uma conduta considerada ilegal e até mesmo anti-ética! Somente o médico, durante uma consulta presencial, e levando em consideração uma série de dados (informados pelo paciente e informados pelos exames) é quem pode dar um diagnóstico. Converse com seu médico e leve o resultado para que ele avalie.

      De qq forma, caso a IL se confirme, nós do Sem Lactose estamos à disposição para ajudá-la. Mas sempre lembrando que nosso trabalho NÃO substitui as consultas com os profissionais de saúde.

      Gde abraço,

      Juliana

  4. lidiane aparecida si on

    Olá dr. Eu fiz o teste de intolerância a lactase e o resultado do exame foi que a cada meia hora as taxas de glicose variaram entre 20mg a 25mg, sugerindo deficiência da lactase na mucosa intestinal, então doutor eu posso considerar que eu tenho intolerancia a lactose?

    • Juliana Crucinsky on

      Olá Lidiane,

      Sugerimos que vc leve seu exame para que o médico que o solicitou faça sua interpretação e se for o caso, que ele oriente seu tratamento! Nós do Semlactose não podemos dar qualquer tipo de diagnóstico pela internet, já que este não é o nosso objetivo e esta conduta caracterizaria o exercício ilegal da medicina! Nosso objetico é apenas trazer informações atuais sobre a IL e sobre produtos e receitas sem lactose, o que de forma alguma substui as consultas presenciais com os profissionais de saúde!

      Gde abraço,

      Juliana

  5. Oi,meu filho fez um teste de tolerância a lactose só que estou com dúvidas, pois o médico que pediu o exame não acredita em intolerancia a lactose. Ele só pediu por eu insistir e o resultado foi:
    TEMPO GLICEMIA

    0 75
    30 111
    60 74
    90 80
    Será que é positivo ou negativo gostaria de seu esclarecimento.Grata.

    • Olá Alice,
      Por questões éticas, nós não podemos fazer interpretações de exames. É importante que você entenda que para um diagnóstico correto ser feito não basta apenas um exame. E também necessário que o médico avalie o histórico clínico do paciente e seus sintomas. Por isso, somente ele poderá fazer esta avaliação de forma correta. Caso você prefira, você sempre terá a opção de consultar a opinião de um outro especialista.
      abçs,

  6. Olá,
    Estou em busca de novidades sobre IL e tenho lido que alguns produtos lacteos tem uma quantidade menor de lactose que outros, podendo ser utilizados para pessoas com restrição a lactose, tipo iogurte e queijo, isto realmente confere e como identificar estes alimentos?
    Abraços
    Neuza

    • Olá Neuza,
      Iogurtes com cultura de lactobacilos vivos e alguns tipos de queijos, como o parmesão e outros queijos maturados, possuem teores mais baixo de lactose. Identificá-los é que o mais difícil já que as empresas não colocam esta informação em seus rótulos. Mas várias já disponibilizam a informação sobre o teor de lactose em seus produtos através do SAC. Para saber mais sobre o teor de lactose em produtos lácteos acesse nossa matéria http://semlactose.com/index.php/2008/02/03/po
      abçs,

  7. Oi Luciane,
    Obrigada pela atenção, estamos nos atualizando sobre o assunto e este site realmente está muito bom, tem me ajudado bastante. Meu filho teve IL até os 3 anos, hoje ele está com 10 anos e foi confirmada a IL através de exame laboratorial, ainda estamos na dúvida se ela voltou ou nunca o deixou. Parabéns pelas matérias.
    Abraços
    Neuza

  8. Olá, estive consultando um endocrinologista e ele solicitou uma bateria de exames em função de alguns sintomas que relatei. Foi identificado intolerância a lactose: jejum 70, 30 min. 80, 60 min. 76 e 120 min. 65. Achei estranho ser intolerante a lactose, pois nunca sofria de dores estomacais, inchaço, diarréia e gases até um tempo. Me dei conta desses sintomas talvez uns 2 anos atrás, mas de maneira muito esporádica eles apareciam e só mais recentemente estavam me incomodando bastante.
    O que leva uma pessoa a desenvolver a doença? Posso ter IL a muito tempo e só agora ter despertado fortemente? Posso um dia extinguir a doença?
    Agradeço a atenção!!!

    • Oi Alessandra,
      A IL é muito comum entre adultos. A produção da enzima lactase pode diminuir a partir da infância e com isso os sintomas da intolerância começam a aparecer. Não há uma idade específica para que isso ocorra, então para alguns a IL pode aparecer na adolescência, ao passo que para outros, pode aparecer em idade mais avançada. Para entender melhor, leia nossa página sobre a Intolerância à lactose http://semlactose.com/index.php/sobre-intoler…. Se a sua IL for decorrente de alguma outra patologia, ela pode ser temporária. Do contrário, é uma condição permanente. Leia nossas matérias sobre o assunto ara que vc possa entender melhor sobre a IL e também sobre como ter uma alimentação saudável. abçs,

  9. Valdir de Oliveira on

    Em uma consulta ao meu cardiologista em 2006, com varios comentarios e relatos da familia de um modo geral, que foram feitos durante a consulta, o mesmo solicitou entre todos os exames, um sobre a curva de tolerancia a lactose e se descobriu que tinha, à lactose com sintomas de constipação, má digestão e que provavelmente ja era desde que eu nasci. Deste então estou evitando comer alimento com devirado do leite. Se comer procuro tomar um remédio que o médico receitou e mandei manipular na farmacia, para ajudar na digestão. É muito importante continuar com este comentários sobre este assunto de intolerância a lactose.

  10. Ola. Como a Lidiane tb tenho constipação e fui diagnosticada com IL e SII, sempre soube q causava diarreias e foi uma surpresa descobrir depois de tanto sofrimento q o q causava minhas dores abdominais, desconforto e todos os sintomas ja falados era o leite e seus derivados, fiquei surpresa mas tb aliviada em saber q nao era uma coisa pior. Ainda estou me acostumando com minha nova vida , mas bem mais tranquila. Deixei de consumir os derivados e o leite e estou muito melhor. Somente meu intestino que continua preguiçoso.

    Espero que vcs consigam levar uma vida tranquila. Ate breve.

  11. Regina da silva on

    Oi,gostaria de uma ajuda pq tenho uma filha de 19 anos e q gd pequena não comia direito sempr negando mamadeira e comidas e c/ mtas gripes e infecção pulmonar, fez cirurgia de adenoide e amigdalites e agora ela apresenta mtas espinhas infecionadas e á uns dois anos atrás procuroamos tratamento p/ as espinhas e começou apresentar enjoos e vômitos pelos comprimidos ingeridos, antibioticos e anticoncpionais e procurei um médico gastro onde estamos fazendo enxames até hoje.Apareceu na indoscópia uma ezofagite erosiva mas foi feito o exame de PH metria e não deu refluxo patólogico e só o fisologico mas ela está ainda dando injoos ao comer e dores.Não sei mas o que fazer o médico disse que pode ser psicologico mas eu sei que isso já vem desde bebê.Ela evacoa pouco por comer pouco e não se desenvolve.Cuido bastante na alimentação dela e fizemos um exame q parece q não deu intolerância a lactose , mas as vezes penso q é pq eu tenho e vejo os sintomas dela mto parecidos. O exame pode dar errado?Já pensei em fazer a dieta da lactose para ver.O que vc poderia me dizer? Obrigada!

    • juliana_nutri on

      Olá Regina,

      Pode ser que sua filha não tenha IL, mas tenha alergia ás proteínas do leite de vaca, alergia esta que pode ser imediata ou tardia. Existem alguns casos na literatura científica de esofagite relacionada à alergia ao leite de vaca. Além disso, os sintomas respiratórios podem estar relacionados a esta alergia e não á intolerancia a lactose (que é uma má absorção do açúcar do leite – a lactose).
      Quanto ás espinhas inflamadas, o leite também pode ser um dos responsáveis, além de uma dieta rica em carboidratos de absorção rápida.
      Sugiro ouvir a opinião de outro médico, fazer os exames relacionados à alergia ao leite de vaca (e a outras possíveis alergias alimentares também) e procurar um Nutricionista.

      Gde abraço,

      Juliana

  12. Com base no anuncio do site, consultei a matéria esperando encontrar algo sobre intolerância ao glutem, mas somente encontrei informações a respeito da lactose. (?????)

    • Olá Ubirajara,

      A que anúncio vc se refere?
      Esporadicamente até publicamos alguma coisa a respeito da Doença Celíaca, por ser esta doença, uma causa importante de intolerância a lactose (e de outros assuntos correlatos), porém o foco do Semlactose, sempre foi, desde a sua criação, a intolerância a lactose. Acredito que tenha ocorrido algum equívoco.
      Para saber mais sobre DC e intolerância ao glúten, entre no site da Fenacelbra: <a href="http://www.doencaceliaca.com.br” target=”_blank”>www.doencaceliaca.com.br e no da Acelbra/RJ: <a href="http://www.riosemgluten.com” target=”_blank”>www.riosemgluten.com
      Com certeza nestes 2 sites vc encontrará o que necessita!

      Gde abraço,

      Juliana

  13. ola fiz um exame de intolerancia a lactose pois ha meses sofro de dores diarreias entre outros sintomas gostaria de saber se tenho mesmo aqui esta o resultado

    GLICEMIA EM JEJUM 88,0 mg/dl
    GLICEMIA 30 MINUTOS 88,0mg/dl
    GLICEMIA 1 HORA 91,0mg/dl
    CLICEMIA 2 HORAS 92,0mg/dl
    Abraços aguardo anciosa

    • Olá Aryanne,

      Somente o médico é quem poderá te dar essa resposta! O diagnóstico de qq doença só pode ser feito por um médico, durante uma consulta presencial. O trabalho do Semlactose é apenas o de trazer informação atual para os nossos leitores, mas não o de substuir o trabalho dos profissionais de saúde.
      Sugiro que vc leve este resultado para o seu médico analisar. Se a intolerância for confirmada, aí sim, poderemos te ajudar com muitas dicas, receitas e informação, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  14. Olá, sou estudante de medicina, estou cursando o 5 ano. Há alguns meses descobri q sou intolerante a lactose, pois realizei o teste que verifica a glicemia após ingestão das 50 g de glicose… Desde bebê tenho cólicas, inchaço abdominal e gases ao ingerir produtos q contenham lactose. Entretanto, alguns sintomas como alternância do padrão intestinal com diarréia eventual, mas principalmente a CONSTIPAÇÂO acompanhada de fezes mucossanguinolentas e REFLUXO gastrointestinal são mais prevalentes quando faço ingesta de lactose ou gorduras (Obs. Não tenho colelitíase ao USG). Gostaria de saber se estes sintomas também podem ser comuns na IL, ou se seria provável q eu tivesse alguma outra doença que a acompanhasse como a Sd do colon irritável. Tb gostaria de saber se é possível definir o grau de intolerância através deste teste que realizei. Obrigada desde já!

    • juliana_nutri on

      Olá Fernanda,

      Seus sintomas podem ser de IL e também podem estar relacionados a alergia as proteínas do leite (que pode existir em conjunto com a IL).
      Infelizmente o exame não determina o grau de IL, e so mesmo a percepção baseada nos sintomas é q da um indicativo desse grau.

      Gde abraço,

      Juliana

  15. ANA CAROLINA on

    Olá, meu nome é Ana Carolina e tenho um filho de 2 anos e 3 meses e tenho passado um verdadeiro calvário no que diz respeito a sua alimentação.Ele foi amamentado no peito até 10 meses, porém diferente da maioria dos bebês, ele até tal idade ainda apresentava cólica fortíssimas. Qdo saiu do peito, tomou diversos tipos de leite: NAN, NAN PRO, APTAMIL, ETC. Todos causavam-lhe constipação q foi se agravando cada vez mais. Fiz teste de intolerância q deu negativo.Até q um médico me aconselhou a dar somente leite de soja (de caixinha mesmo). Os episódios melhoraram durante um certo período, porém frequentemente eramos surpreendidos com os episódios de constipação.Até q tiramos por completo tudo aquilo q contivesse lactose.Hoje em dia ele toma 10 ml de óleo mineral pela manhã para facilitar sua evacuação.Qdo fica um dia ou dois sem evacuar seu bolo fecal fica extremente espesso e ocorre até emsmo sangramento e fissuras no anus. estou desesperada! Já passei por diversos médicos mas não consigo achar solução para este problema. Por isso peço uma luz.Obrigada.

    • juliana_nutri on

      Olá Ana Carolina,

      Seu filho fez teste para saber se tem alergia às proteínas do leite de vaca? O teste é diferente do teste para avaliar IL. Algumas crianças, mesmo em aleitamento materno exclusivo, desenvolvem alergia alimentar pq os anticorpos da mãe são transmitidos através do leite materno. Isso acontece quando a mãe tem alguma sensibilidade alimentar e não sabe…aí continua ingerindo os alimentos e produz anticorpos contra eles.
      Convém investigar outras possíveis alergias alimentares. Porcure um alergista ou gastropediatra, para uma avaliação mais detalhada da situação do seu filho.

      Gde abraço,

      Juliana

  16. Olá me chamo Aline, tenho 29 anos e a algum tempo percebo a intolerância do meu organismo ao leite e seus derivados, já fui ao médico, inclusive até pra um gastro, mas nenhum até hoje passou algum exame, parece que os médicos do SUS aqui da minha cidade são treinados pra não passar exames, não tenho condições financeiras pra procurar médicos particulares e fico sofrendo com os sintomas, com os sintomas apresentados aqui por outras pessoas, percebi que posso ter alergia as proteínas do leite e não só intolerância a lactose, gostaria que me passe mais informações sobre como são realizados os exames para os dois casos (tanto a intolerância, quanto a alergia as proteínas do leite), desde já agradeço, adorei o site, só descobri vocês hoje, rsrsrsrs, mas a partir de agora vão fazer parte da minha leitura diária.
    Abraços

    • juliana_nutri on

      Olá Aline,

      Para o diagnóstico da IL, é necessário fazer o teste oral de tolerância a lactose, semlehante a curva glicêmica. E para o de alergia às proteínas do leite, pode-se fazer o teste cutâneo ou dosar no sangue as IgEs específicas para as proteínas do leite. Talvez vc consiga fazer estes testes em hospitais universitários q dispõem de serviços de gastroenterologia e de alergologia.

      Gde abraço,

      Juliana

  17. Boa Noite, descobri hoje que tenho intolerância à lactose, li em vários sites aqui na net sobre a relação com a queda de cabelo ( os meus não caem, despencam há muito tempo, nenhum tratamento surte efeito ), porque isso acontece? O que devo mudar em minha alimentação.
    Obrigada pela atenção!

    • juliana_nutri on

      Olá darling,

      A IL diretamente não tem nenhuma relação com a queda de cabelo. Mas as deficiencias nutricionais que podem estar relacionadas à má absorção, de ferro e de zinco, por exemplo, podem estar por trás do problema. Entretanto, a queda de cabelo também pode ter causas hormonais (hipotireoidismo), pode ser causada pela doença celíaca (que é uma importante causa de IL, e muitas vezes não é corretamente diagnosticada), entre outras. Convém procurar um médico, para fazer todos os exames necessáros e procurar um nutricionista, para ajustar sua alimentação.

      Gde abraço,

      Juliana

  18. Esther Bartinikowsky on

    Parabéns pela delicadeza e importância do site. Vocês são generosos e não poupam esforços de nos orientar. Obrigada e sucesso!!

  19. meu resultado do exame deu isso:
    RESULTADO:
    Basal (em jejum):76 mg/dL
    30 minuntos…..:98 mg/dL
    60 minuntos…..:100 mg/dL
    90 minuntos…..:88 mg/dL
    120 minuntos….:70 mg/dL
    PODERIA DIZER SE OS RESULTADOS ESTAO NORMAIS?

    • juliana_nutri on

      Olá Jéssyca,

      Somente seu médico é quem poderá interpretar seu resultado. Não é nosso objetivo, aqui no Semlactose, o de substituir os pareceres dos profissionais de saúde e nem de substituir as consultas.

      Gde abraço,

      Juliana

    • Olá Nara, não tenho nenhuma indicação de MG, mas sugiro vc procurar por um bom gastroenterologista. Essa é a especialidade médica que trata pessoas com intolerâncias alimentares.

  20. Comigo está acontecendo algo interessante. Fui diagnosticada com IL há 04 anos. Fiz dieta restritiva (0% lactose) logo no inicio. Depois, comecei a tomar o Lactaid nas refeições. No fim de 2011, relaxei, percebi que os sintomas tinham desaparecido. Comia pizza, sobremesas e não passava mal. Deixei o Lactaid de lado, pois não tinha mais sintomas. De uns 3 meses para cá, comecei a ter diarréia novamente. Entáo, comecei a tomar o Lactaid novamente nas refeições. Num dos últimos fins de semana, mesmo tomando o Lactaid, tive diarréia e vômitos. Também nos últimos 3 meses, meu rosto ficou lotado de espinhas. E tive episódios repetitivos de candidiase. Nos últimos 02 dias, esta situação realmente começou a me preocupar. Estou sentindo coceira no rosto, onde aparecem as espinhas. Além disso, fiquei com afta e meus lábios ficou dormente. Há 02 dias, comi batata recheada, que tinha queijo e creme de leite. Tomei o Lactaid. No momento, a afta desapareceu, ainda sinto lapsos de coceira no rosto e os lábios um pouco insensíveis. Será que sou alérgica a leite? Ou é outro problema?

    • Olá Patrícia,

      Acne tem relação com a alimentação (dieta de alto ínice glicêmico, excesso de carboidratos, deficiencia de zinco e antioxidantes, consumo excessivo de leite e derivados), síndrome dos ovários policisticos, alterações hormonais, etc.
      Candidiase ocorre por baixa na imunidade e pela presença de disbiose. A própria lactose, mal digerida serve de alimento pra candida q já existe em nosso corpo, e a ajuda a crescer demais!
      A sugestão é vc procurar um nutricionista, pra fazer as adequações necessárias na sua alimentação, para verificar se os sintomas vão melhorar. Se não melhorarem, é importante procurar um médico, para pesquisar outras possiveis causas de tudo isso.

      Gde abraço,
      juliana

  21. Boa tarde, primeiramente agradeço o espaço, bom em outubro do ano passada fiz o teste de tolerancia a lactose e o resultado foi. TESTE ENZIMÁTICO/TARGA 3000, JEJUM 75ML/DL ELEVAÇÃO DE 20 A 25 MG/DL NA GLICEMIA DE JEJUM APÓS ADMINISTRAÇÃO DE 50G DE LACTOSE. APÓS 30 MINUTOS 9 MD/DL APÓS 60 MINUTOS 73 MG/DL APÓS 120 MINUTOS 71 MG/DL, resumindo amostrei esse exame pra tres clinicos gerais e todos confirmaram que o teste deu negativo, semana retrasada após exame de rotina amostrei o resultado pra outro clinico e ele me confirmou que o exame tinha dado positivo pra intolerancia a lactose. agora não sei em quem acreditar. peço que o Dr. me ajude, ou esclareça esses resultado

    • Oliveira, os números não estão claros. Aparentemente 9 ml/dl não parece correto. De qualquer forma nenhum médico interpretaria este exame sem fazer uma avaliação do seu historico clinico ou sem avaliar os seus sintomas durante e após o exame. Sugiro buscar um novo especialista que faça uma avaliação completa. Abs

  22. Bom dia. DESCULPAS ESQUECI UM NUMERAL NÃO É 9 MD/DL E SIM 79 MG/DL. REFORMULAR A PERGUNTA.
    TESTE ENZIMÁTICO/TARGA 3000, JEJUM 75ML/DL ELEVAÇÃO DE 20 A 25 MG/DL NA GLICEMIA DE JEJUM APÓS ADMINISTRAÇÃO DE 50G DE LACTOSE. APÓS 30 MINUTOS 79 MD/DL APÓS 60 MINUTOS 73 MG/DL APÓS 120 MINUTOS 71 MG/DL.
    bOM SEGUINDO CONSELHOS FUI AO UM HEPATOLOGISTA AMOSTRA UMA TOMOGRAFIA QUE POR SINAL DEU NORMAL E APROVEITEI E AMOSTREI O TESTE DE INTOLERANCIA A LACTOSE, LOGO NA CARA ELE ME DISSE QUE TESTE DEU POSITIVO, NA QUARTA FEIRA FUI A UM GASTRO E AMOSTREI O MEMSO EXAME, QUE POR SINAL ELE ME DISSE QUE O TESTE DEU NEGATIVO. ' ASSIM FICA DIFIÇIL OS MÉDICOS NÃO ESTÃO ME AJUDANDO, QUERO SABER SE TENHO OU NÃO TENHO "
    MEUS SINTOMAS:
    NAUSES, ENPACHAMENTO CONSTANTES , FLATULENCIAS, DORES NO ESTOMAGO LOGO ABAIXO DO UMBICO COMEÇA NO LADO DIREITO E SE ESPANDE PELO ESTOMAGO, EM CERTOS MOMENTOS SINTO COMO SE ALGO DENTRO DO ESTOMAGO ENDURECESSE, COMO SE CRESCESSE UMA PARTE DO INTESTINO, NÃO SEI SE A PALAVRA É DISTENÇÃO, E UM QUADRO MUITO VARIAVEL, SEMANAS EU VOU CONSTANTE PRO BANHEIRO, E OUTRAS DEMORA 2 A 3 DIAS.

    • Oliveira,
      Nós não podemos fazer interpretações de exames, mas posso dizer que neste exame, considera-se que para a pessoa absorver a lactose de forma adequada, a curva glicêmica deve ser de 20 a 25 mg/dl a cada 30 minutos. Com isso, sugiro que você procure uma segunda opinião de um especialista em gastroenterologia. É importante lembrar que o médico necessita avaliar outros aspectos, além do resultado do exame, para lhe dar um diagnóstico correto. Por que? Muitas vezes as pessoas percebem que não estão digerindo lácteos e já concluem que seu problema é a lactose. Mas muitas pessoas ignoram o fato que em alguns casos, a IL pode ser uma causa secundária. Doença celíaca, doença de Chron, Sindrome do intestino irritável e outras são doenças que podem estar por trás. Por isso, considero fundamental não entendermos que apenas um exame de curva glicêmica é a única coisa a ser avaliada. Abs

  23. Maria Fernandes on

    Fiz o teste de torerancia a lactose. Mostre para um médico e ele disse que não tenho. O outro já diz que tenho. Afinal tenho ou não intolerancia ao leite? Meus resultados são esses 83mg/dl (0min.), 90mg/dl (15min.), 92mg/dl (30min.), 98mg/dl (45min.), 89mg/dl (60min.), 95mg/dl (90min.).

    • Olá Maria,

      Somente o médico, numa consulta presencial, é quem poderá avaliar seu resultado e dar um parecer. Nós não podemos analisar nenhum exame laboratorial. Já q vc foi a 2 médicos e ficou com dúvida…procure uma terceira opinião.
      A única coisa que podemos dizer sobre o exame é o seguinte: se a variação da glicemia durante o teste for igual ou maior que 20mg/dl, a IL está descartada.

      Gde abraço,

      Juliana

      • Mas o médico disse que todos os resultados, até 120 minutos, devem apresentar uma diferença de 20 mg/dl superior à glicemia de repouso. Esta informação está correta?

      • Olá Frederico,

        No teste, deve haver um diferença total igual ou maior q 20 das glicemias após a ingestão da lactose, em relação a glicemia de jejum, mas não necessariamente entre cada aferição.

        Gde abraço,

        Juliana

  24. Olá gostaria de saber se constipação intestinal também pode ser um sintoma de intolerância à lactose. Associado à constipação estão: flatulência e muita dor abdominal.

    • juliana_nutri on

      Olá Verônica,

      Pode sim. Mas é importante fazer o teste oral de tolerância a lactose, para confirmar.

      Gde abraço,

      juliana

    • Olá Cristina,

      Nós não podemos interpretar resultados de exames.
      Converse com seu médico a respeito desse resultado.

      gde abraço,

      juliana

  25. Olá! meu filho de sete anos fez o teste de tolerância a lactose e estou muito confusa com os resultados:
    GLICOSE BASAL: 79 MG/DL
    30 MIN: 67 MG/DL
    60MIN : 54 MG/DL
    Sei que a pessoa é intolerante quando aumenta acima de 20mg em alguma amostra,mas no caso dele todas as amostras deram valores inferiores ao da glicose basal… Infelizmente a consulta com o pediatra é só no dia 27/08…
    Alguém poderia explicar esse resultado por favor??

    • juliana_nutri on

      Olá Simone,

      Infelizmente não podemos fazer nenhuma interpretação de exames ou dar qq tipo de diagnóstico. Somente o médico, em consulta presencial é quem pode faze-lo, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  26. ola meu exame de tolerância a lactose deu o seguinte:
    TESTE DE ABSORÇÃO DE LACTOSE
    AMOSTRA (basal) …………………………………………………………………: 105 mg/dL
    AMOSTRA (após 30 min) ………………………………………………………..: 128 mg/dL
    AMOSTRA (após 60 min) ………………………………………………………..: 130 mg/dL

    nesse caso tenho ou não intolerância ?

    • Olá Vinicius,

      Leve o resultado para que seu médico possa avalia-lo, junto com todos os dados que tem no seu histórico.
      Nós não podemos analisar exames e nem dar pareceres a respeito.

      Gde abraço,

      Juliana

  27. Boa noite.
    Não fiz exames ainda, mas tenho alguns dos sintomas quando tomo leite e alguns derivados. Deve ser uma intolerância leve. Gostaria de saber se tem algum problema se eu não tratar e ingerir a lactose em pouca quantidade? Há algum risco?

    Att.
    Marta

  28. Olá, tenho uma dúvida quanto aos valores de referência da intolerância a lactose. Sei que é considerado positivo o teste que der acima de 20 a 25mg/dl ao de jejum. Mas isso tem q ser em todas as amostras? Ou se em uma der acima já é o suficiente como na primeira.

  29. Bom dia! Fiz meu exame hoje, e assim que sai do laboratório já comecei a sentir dor de barriga….cheguei em casa e tive diarréia. Gostaria de saber se esses sintomas acontecem com todos que tomam a lactose concentrada, ou só naqueles que são intolerantes? Atenciosamente, Stella

  30. Olá,qual é melhor exame para detectar intolêrancia a lactose. I6 c ou curva de lactose + glúten.Já que a criança apresenta diarreia.

  31. Por fvr recebi o resultado do meu exame por e-mail e estou ansiosa para saber se tenho ou não tenho intolerância a lactose . Meus resultados foram:
    Glicemia de jejum 109,0 mg/dL
    Glicemia 30 min após lactose 122,5 mg/dL
    Glicemia 60 min após lactose 128,2 mg/dL
    Vc acha que os resultados demonstram que eu tenho intolerância a lactose? Aguardo a sua resposta, obrigada!

  32. boa noite !
    Preciso saber qual é o resultado do meu exame .
    Base: 98 mg
    apos 30 minutos 102mg
    apos 60 minutos 93 mg
    apos 90 minutos 114mg

  33. meu exame de tolerância a lactose deu o seguinte:

    AMOSTRA (basal) …………………………………………………………………: 111 mg/dL
    AMOSTRA (após 30 min) ………………………………………………………..: 108 mg/dL
    AMOSTRA (após 60 min) ………………………………………………………..: 113 mg/dL

  34. CURVA DE TOLERÂNCIA À LACTOSE
    Valor de Referência:
    JEJUM: 93 mg/dL Considera-se normal a elevação da glicemia,
    30 MIN: 114 mg/dL em relação à de jejum, em pelo menos 25 mg/dL
    60 MIN: 123 mg/dL

  35. Olá!

    Ha mais ou menos 2 anos venho passado por algumas crises de diarreias continuas. As vezes não saiu de casa com medo que dê diarreia, fico com muitas gases, abdome estendido, cólicas, arrotos, dores de cabeças um pouco de nauseas, fiz endoscopia e deu uma gastrite cronica leve. E também fiz uma colonoscopia e não deu nada, ultrasom abdominal tbm n deus nada. Eu já pensei em colite, câncer no intestino enfim. As medicas que fui disse que não era pois daria dado na colonoscopia pois é um exame muito preciso. A medica tbm me disse que eu poderia esta com síndrome do intestino irritável. E suspeitou de intolerância a lactose e a glúten. Hoje fiz um exame de intolerância a lactose. E desdo do momento que tomei o liquido estou com diarreia. Gostaria de saber se é normal da diarreia depois desse exame ?

  36. jursieli macedo on

    Boa tarde! minha filha tem 6 anos de idade, e apresenta ter alergia de maionese, uma vez comendo deixou sua bochecha suja de maionese, onde resultou em uma vermelhidão e bolinhas d'água onde tinha sujado. Qual o exame ou procedimento que tenho que fazer saber ao certo se tem alergia ou não?

  37. Olá!!!
    Minha filha tem 8 anos e fez um teste de curva de lactose e teve o seguinte resultado:
    85 mg basal
    131mg 30 minutos
    129mg 60 minutos
    108mg 90 minutos

    Gostaria de saber se o teste dela é positivo ou negativo.
    Pois ela quando ingere leite ou derivados ,sente muita dor de barriga e ela tem coçeiras que já cicatrizaram .
    Não gosto de ver a minha filha nesta situação ,sei que devo procurar um profissional (aliás que eu já procurei).
    Mas é que o exame ficou pronto e até ela passar em consulta novamente ,não quero mais ficar nesta agonia.
    Se puder me esclarecer eu agradeço.
    Obrigado Jaqueline
    0

  38. Meu resultado deu:

    Glicose basal 85 mg/dL
    Glicose 30 min após95 mg/dL
    Glicose 60 min após87 mg/dL
    Glicose 90 min após84 mg/dL
    Apresento intolerância muito forte? Tive dores intensas abdominais e diarréia também.

  39. Bom dia!
    Gostaria de saber o resultado deste exame
    Paciente: Menina de 4 anos de idade e 20 Kg, descende de japoneses e afrodescendentes

    Glicose Basal ……………………………………… 73,00
    Glicose após 30 Min …………………………… 89,00
    Glicose após 60 Min …………………………… 60,00
    Glicose após 60 Min …………………………… 82,00
    Quantidade de Lactose fornecida V.O .. 40,00

    Ela tem intolerancia? Da pra mensurar o Grau?

    Wilson 9996-0916

    • Wilson, não fazemos interpretação de exames por questões éticas. Somente o médico que acompanha sua menina poderá fazer esta avaliação. abs

  40. Boa tarde Dr.

    Por favor verifique o resultado pra mim de tolerância a lactose e ver se deu positivo ou negativo. Desde já agradeço.

    Resultado basal:71 mg/dl

    resultado 30 min :72 mg/dl

    resultado 74 mg/dl

    Por gentileza me fala se deu positivo

Deixe um comentário