Anúncio

Mas afinal, o que são “traços de leite”?

95

traços de leiteUma expressão ainda intriga muitos leitores de rótulos, os novatos principalmente: “contém traços de leite”. Mas afinal ,o que significa isso? Não posso comer este produto? A resposta dependerá da sua restrição alimentar. Entenda melhor como isso funciona.

Vamos fazer uma breve recapitulação: a maioria das pessoas com Intolerância à Lactose possui algum nível de produção de lactase e, portanto, podem consumir alguns alimentos com leite sem sentirem os sintomas da IL. Já no caso das pessoas com alergia às proteínas do leite, a história é bem diferente. Uma quantidade mínima de leite ou derivados pode desencadear sintomas alérgicos e culminar com sérios problemas de saúde. Os traços de leite são, na maioria das vezes, uma “contaminação” do produto, que passou por uma máquina onde foram fabricados produtos com leite ou derivados. Assim, eles acabam adquirindo quantidades mínimas desses ingredientes durante a fabricação. Esse é um caso comum na fabricação de chocolates. Muitos chocolates que não contêm leite passam pelas mesmas máquinas de produção dos chocolates ao leite, o que faz com que eles acabem recebendo micro quantidades de leite, contendo assim traços de leite.

Por essas quantidades serem mínimas, mesmo as pessoas com baixa tolerância à lactose podem ingerir produtos que contêm traços de leite sem sentirem os sintomas típicos da IL. No entanto, se você possui alergia às proteínas do leite de vaca, muito cuidado! Produtos com traços de leite não devem ser consumidos por alérgicos às proteínas do leite.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

95 Comentários

  1. Eu descobri que minha intolerância também é altíssima. Comi um pacote de biscoito com a característica de “pode conter traços de leite” e acabei parando no hospital, meus sintomas são dores fortíssimas na cabeça, vômito, diarréia.

  2. Tenho 46 anos e há algum tempo (aproximadamente 4anos) com IL (Intolerância à Lactose). Melhoro com dieta (restrição total de alimentos com leite a traços de leite). Percebo mesmos sintomas (gases, distensão abdominal e diarreia) quando faço uso na minha alimentação de condimentos artificiais, farinha de mandioca, peixes e mariscos, nozes, castanha e amendoim. existe relação entre estas intolerâncias? Tenho dúvidas quanto aos conservantes! Tenho evitado também o uso destes. Isso gera uma grande restrição alimentar. Alguma orientação?

  3. Daniela Occhiucci on

    Descobri que tenho IL há pouco tempo e estou sempre recorrendo a esse site (nota 10) para tirar minhas dúvidas. Tenho uma dúvida :como consigo determinar o meu "grau" de IL ?? como saber .por exemplo,se tenho IL leve ou acentuada? se posso comer produtos com traços de leite ou melhor não consumir nada ?Se puder me ajudar ,ficarei grata.

    • BOM DIA AQUI EM SALVADOR TEM DUAS EMPRESAS UMA COM NOME DE SORA ALIMENTOS E OUTRA COM NOME DE TUPY ALIMENTOS VEJA SE ENTREGAM EM SUA CIDADE POR ENCOMENDA NOS SITES DE AMBAS.MAS ALGUNS PRODUTOS DA EMPRESA TUPY TEM TRAÇOS DE LEITE MAS DA OUTRA EMPRESA GERALMENTE SÃO DERIVADOS DE SOJA TEM ATÉ LEITE VAI LÁ BOA SORTE

  4. oi tenho um bebe de 1 ano e 7 meses ele não pode comer nada a base de leite gostaria de saber se tem e onde tem produtos para ele consumir tipo bolachinhas recheadas entre outros.
    sou do rio grande do sul, porto alegre.

  5. Estou em uma dieta, por conta do colesterol e não posso comer leite e derivados. Preciso saber se aveia, granola, farinha láctea, biscoitos e pães integrais contém leite, sei que não posso comer manteiga, óleos e gorduras animais, frituras, queijos gordos, chocolate, azeito, embutidos e frutas secas, mas fiquei em duvida sobre esses produtos.

    • juliana_nutri on

      Olpa Felippe,

      Farinha láctea tem leite e muitos biscoitos também.
      Na dúvida, consulte o profissional que prescreveu esta dieta a você, para saber exatamente o que vc pode e o que não pode consumir.

      Gde abraço,

      Juliana

  6. Olá meu filho tem apenas 5 meses e se encontra com intolerancia a lactose, estou tendo dificuldades em alimentar meu filho, pois o leite de soja apnas nao esta enchendo a barriguinha dele , procuro massas onde posso adicionar ao leite de soja e nao encontro, pois todos contem traços de leite, onde encontro esses produtos sem lactose.

    • Olá Ligiany,

      Seu filho tem IL ou é ALV? Como a ALV (alergia às proteínas do leite) é muito mais comum em bebês que a IL (q é relativamente rara em bebês), é aconselhável que vc não adicione nenhum produto ao leite do seu filho sem a devida orientação profissional, pois pode ser perigoso á saúde dele!
      Veja com o pediatra, se não é possível tentar a introdução de alimentação complementar, como papas de frutas e papas salgadas (de legumes), muito mais saudáveis e com menor risco de causarem alergia no seu bebê que as farinhas.

      Gde abraço,

      Juliana

  7. Marlene M Burini on

    moramos em uma cidade pequena quando encontravamos auguma coisa diferente de soja faziamos estoque, até que o ano passado ela começou a tomar e comer derivados de leite e parou de passar mal, realmento um dos medicos que nós a levamos disse que com uma certa iadade essa intolerancia ia passar, só que ha uns quatro meses ela começou a reclamar que o vómito estava voltando na garganta, ah + ou – dois meses teve uma tosse horrorosa que nada passava, levei a no otorrino teve que tomar antibiotico e um charope muito forte, á vinte dias atras ela teve uma infecsão de garganta tambem forte, teve outra vez que tomar antibiotico, ai conversando com a ototorrino disse tudo isso a ela e perguntei se não poderia ser refluxo outa vez, fizemos o exame e realmente deu refluxo agora dia 23-08-1012 iremos leva-lá a alergista, mas por minha conta já subistitui o leite e os derivados ai que dó, ela já deu até uma imagrecinha, pois tiramos a maoioria dos doces, estamos em boas mãos estou escrevendo mesmo é mais pra um desabafo. Obrigada.

  8. Marlene M Burini on

    Bem tenho uma filha de 6 anos e 10 meses. Decobrimos que ela tinha intolerancia a lactos e refluxo com 1 ano e 3 meses assim que tirei ela do peito, sempre foi uma criança gordinha nunca teve perda de peso e nem pneumunia que são cintomas caracteristicos com crianças com esse tipo de doença, então descobrimos que ela tinha refluxo ao inverso, ela chorava muito e uma prima nossa vinha visitar e dizia" essa menina tem alguma dor" e eu achava que era manha para poder ficar mamando, e então assim que comecei a dar leite de vaca ela começou a vomitar, nem sei se aquilo era vomito, pois batia no estomago e saia como um jato, pela boca nariz queria que aquilo fosse em mim pra não ver ela passar mal e emagrecer sem saber o que era, mãe de primeira viajem e com 36 anos, eu era uma mãe passada nossa que terror foram os piores meses das nossas vidas minha e do meu marido não sabiamos o que fazer, até que levamos na alergista e ela tirou tudo o que tinha leite, nossa que maravilha,

    • juliana_nutri on

      Olá Marlene,

      Pelo q vc fala, sua filha tem alergia às proteínas do leite de vaca e não IL, já que os sintomas apareceram quando vc introduziu o leite de vaca. Quando um bebê tem IL nem o leite materno ele é capaz de tolerar, pois o leite materno contém muito mais lactose que o leite de vaca!
      Assim, é importante ficar atenta à alimentação da sua filha, pois não basta excluir a lactose…é importantíssimo excluir tudo que contenha as proteínas, pois muitos alimentos sem lactose, fazem mal às pessoas com ALV justamente por conta da presença das proteínas.

      Gde abraço,

      Juliana

  9. Eu perguntei a uma nutricionista se eu podia consumir produtos com traços de leite e ela me garantiu que sim, que a quantidades não era suficiente para fazer passar mal , comprei o Biscoito de Aveia e Mel da Nestle e não deu outra , passei mal horrores.

    • Olá Daniel,

      Se vc tem IL (e não alergia às proteínas do leite de vaca), a informação da Nutricionista está correta! O problema é que a IL pode variar muito de intensidade. Além disso, já que vc passou mal com os "traços", que são basicamente fragmentos protéicos, bem pequenos, convém considerar a hipótese de vc, além da IL, também ter alergia às proteínas do leite, ou mesmo, de apresentar sensibilidade a algum outro ingrediente do produto.

      Gde abraço,

      Juliana

  10. oi primeiramente elogiar o site por ser muito bom e muito informativo, eu queria saber se tem algum panetone ou chocotone sem lactose nenhuma,pois o meu filho de 8 meses tem a alergia de leites,ele so ingere alimentos de soja e sem lactose nenhuma,pois uma vez ele ingeriu um alimento com lactose que eu nao prestei atençao, que a traqueia dele quase que fecha completamente, tive que correr com ele para o medico obrigada gostaria muitode resposta, pois o natal esta chegando.
    atenciosamente yasmyn
    obrigada!

    • Olá Yasmiyn,

      Pelo que vc relata, seu filho tem alergia às prpteínas do leite e não intolerância a lactose, e uma alergia séria, pelo visto!
      Edema de glote (quando a traqueia se fecha e a criança fica sufocada) só ocorre me casos de alergia mais séria, então vc precisa ficar muito atenta para que ele não ingira nada que possa conter proteínas do leite ou que esteja contaminado com as mesmas. Com 8 meses, ele é ainda muito pequenininho para ingerir alimentos como o panetone, principalmente pelo risco de engasgar, sem falar no risco de desenvolver outras alergias alimentares sérias!

      Sugiro que vc não tente oferecer nenhum alimento diferente a ele sem antes conversar com o médico, ok?
      Mas de toda forma, é necessário que vc leia atentamente os rótulos de tudo o que for comprar, para evitar que ele passe mal novamente, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  11. minha filha tem 10 anos e foi diagnosticada de ter intolerancia a lactose, neste momento ela esta com sintomas terriveis ja mediquei como recomendado, fiz a dieta como recomendado porem nao sei exatamente o que aconteceu pois, mesmo afastando a lactose e usando produtos adequados ela apresentou os mesmos sintomas talvez tenha ingerido lactose em alguma alimento e nao atentamos, mas a questao é que a queimaçao e o desforto é grande nao sei mais o que fazer, o que ela toma simeco plus, quando sente, porem nao esta diantando nada, o que voce me sugere…

    • Olá Silvia,

      o Simeco plus, é um antiácido…ou seja, so atua sobre os sintomas relacionados ao excesso de acides no estômago ou no esôfago (causado pelo refluxo), mas não tem NENHUMA ação sobre a digestão da lactose, ou seja, este medicamento não deve ser usado continuamente para a IL. Além disso, o uso prolongado de antiácidos prejudica a absorção de diversos nutrientes!
      Se mesmo seguindo a dieta, sua filha continua apresentando sintomas, é importante investigar se não há nada (nenhum outro problema) por trás dessa intolerância, já que muitas vezes a IL aparece como consequencia de outras situações, como a doença celíaca, que é uma intolerância permanente ao glúten. Converse com o médico dela a respeito e para saber mais, de uma olhada no site <a href="http://www.riosemgluten.com” target=”_blank”>www.riosemgluten.com.

      Gde abraço,

      Juliana

  12. Estou surpresa com depoimentos sobre a social club porque meu filho passou mal também com ela, escrevi para empresa solicitando informações mais detalhadas mas não tive resposta satisfatória, falaram para eu ler o rótulo.
    Fiquei bem chateada porque EU LEIO O RÓTULO, mas nem sempre as informações vêm por completo.
    Parabéns pelo site, me ajudou muito com a IL do meu filho.

    Cibele

    • Cibele, vc não é a primeira que reclama deste produto. Mas pior do que isso é o tratamento que você recebeu do fabricante. Como você mesma disse, as informações nem sempre estão completas e é justamente para isso que esses serviços de atendimento ao consumidor existem. Abs!

  13. Agora ele está com 1 ano e 6 meses e as alergias voltaram na pele, em diarréia e na respiração ele está com o peito bem cheio e teve duas crises de chiado no peito (pode ser coincidência, né?!?) sempre quando ele toma o leite, a médica pediu para suspender o leite ninho e passar a dar o de soja em pó, mas mesmo assim a alergia continuou, então fizemos o exame de sangue e pra nossa surpresa deu negativo a leite de vaca, de soja, de farinha, de ovo, de poeira, e o ige está normal… Eu suspendi o leite de soja e fiquei uns dias sem dar nada de leite pra ele, nenhum mesmo, e a alergia sumiu totalmente, fui hoje na médica e ela mandou eu dar um hipoalergenico pra ele novamente pra ver se funciona… mas porque será que os exames todos deram negaivo, alguém pode me ajudar? Afinal eu não sei alergia a quê ele tem…
    obrigado
    gde bju Gica

    • Olá Gisele,

      Muita coisa pode interferir nos testes de alergia, como medicamentos, infecções, etc…
      Se ao suspender o leite, ele melhorou, isso já é um forte indício de que o leite faz mal a ele, concorda? Pode ser que ele tb seja alérgico à soja…é comum crianças apresentarem mais de um tipo de alergia. Converse com a médica e veja se vcs podem repetir os exames em outra ocasião. Enquanto isso, de somente a fórmula que ela indicou e evite qq alimento que possa conter leite de vaca ou soja, por precaução.

      Gde abraço,

      Juliana

      • Olá Juliana, ontem eu tinha dito que a médica me indicou dar um leite hipoalergênico, ela falou pra eu dar o nan ha, mesmo sendo pra menores de 1 ano, pelo fato de ele já ter tomado antes… eu dei pra ele na hora de dormir e ficou tudo bem, mas hoje pela manhã quando ele tomou o leite novamente a alergia apareceu… falei com a médica e ela me indicou o aptamil pepti, agora estou aqui rezando pra que dê certo… porque já não sabemos mais o que fazer… muito obrigado pela atenção, gde abraço Gisele

        • Olá Gisele,

          Infelizmente nem sempre é possível acertar "de cara" o tratamento…o Aptamil pre também é um tipo de fórmula hipoalergênica (existem vários tipos). Observe atentamente qq possível reação a este novo produto e cominique ao médico, caso surja alguma reação desagradável. Fique muito atenta às reações de seu filho sempre que iniciar um novo alimento, ok?

          Gde abraço,

          Juliana

  14. Olá, meu filho teve alergia ao leite com seis de idade, ele tomava o nan 1 e quando eu passei a dar o nan 2 ele apresentou uma alergia na pele, era umas manchas vermelhas cheias de bolinhas por todo o corpo, comoa alergia só aparecia quando ele acabava de mamar e sumia dali uns 10 a 15 minutos substituimos o nan 2 pelo nan ha, funcionou e ele tomou por uns 6 meses. Quando ele fez um ano eu passei a dar pra ele o ninho 1+ e ele não teve mais alergia. Continua…
    Gica

  15. juliana_nutri on

    Olá Kayque,

    Primeiro é necessário saber se vc tem intolerancia a lactose ou se vc é alérgico ao leite (às proteínas presentes no leite), já que não existe alergia a lactose! Os traços de leite podem estar presentes neste biscoito porque o mesmo é produzido no mesmo maquinário que outros produtos contendo leite, e não por conter leite na composição. Se o seu caso for alergia ao leite, vc não deverá consumir este tipo de alimento (e nada que tiver traços de leite) pelo risco de surgirem sintomas alérgicos, que podem ser muito graves. Mas se seu caso é IL, não haverá problemas em consumi-lo, lembrando porém, que este tipo de produto não deve ser consumido com frequencia, independente de se ter IL ou não!

    Gde abraço,

    Juliana

  16. Fica no trakinas que: "podem conter traços de leite" queria saber se tem mesmo leite no trakinas pois sou alergico a lactose mas gosto de trakinas e como ás veses

  17. Oi Luciene gostei muito do site,tirei muitas dúvidas e vou sempre está lendo pois minha filha tem 1
    11mesese é ALV alto.E tenho muits dúvidas.
    obrigado e um grande bjo.

  18. Alline Angelich on

    Gostei muuito do site!

    Descobri a alguns dias que tenho intolerância a lactose e vcs

    Me esclareceram todas as duvidas que tinha!

    Parabéns!!

    • Aline! É sempre bom saber que estamos ajudando a esclarecer as dúvidas sobre a Intolerância à lactose. Sabemos que quanto mais informações as pessoas tiverem, melhor será sua alimentação!
      Abçs e continue acompanhando nossas matérias!

  19. Olá Marcelo,

    Seu filho pode ser alérgico a inúmeras substâncias, e convém repetir os exames em outro momento, para descobrirem que substâncias são estas.

    Como vcs observaram melhora ao retirarem leite e derivados, é muito provável que seja ALÉRGICO às PROTEÍNAS do leite (ALV), por isso os sintomas são diferentes dos sintomas da INTOLERÂNCIA A LACTOSE, já que são duas patologias diferentes, com mecanismos distintos, apesar do leite estar relacionado às duas. A IL é uma incapacidade em digerir a lactose (açúcar do leite) e em nada tem relação com o sistema imune (como no caso das alergias), e seus sintomas ficam restritos ao aparelho digestivo (diarréia, dores abdominais, excesso de gases, distensão abdominal, etc), justamente pq como a lactose não é digerida e fica "sobrando" no intestino.

    Ja na ALV, o sistema imunológico "acha" que as proteínas do leite são um invasor e desenvolvem mecanismos para tentar destruí-la, mas como de fato estas proteínas não são agressores verdadeiros, os mecanismos de defesa se voltam contra o próprio corpo, e aí é que os sintomas alérgicos surgem (podenso se mostrar muito graves, am alguns casos), e podem ser semelhantes aos da IL (sintomas gastro-intestinais, que podem ser agravados por sangramento intestinal, esofagite, etc) ou não, quando se manifestam como urticária (urticária, aliás, é SEMPRE indício de ALERGIA A ALGUMA COISA!), sintomas respiratórios, coceira nos olhos, na garganta, falta de ar, e em casos mais graves, choque anafilático.

    Assim, na ALV é muito importante EXCLUIR COMPLETAMENTE tudo o que contiver leite, derivados e mesmo alimentos contendo "traços de leite". E para isso, é necessário ler atentamente os rótulos de todos os alimentos e também ter cuidado em casa, com alimentos e utensílios de uso do seu filho, para que não se "contaminem" com leite e derivados, pois toda alergia é sempre mais grave e requer muito mais cuidados que as intolerâncias.

    Sugerimos que vc converse com o médico dele e repita os exames, (até mesmo para descobrir se ele é alérgico a outro alimento ou a outras substâncias) já que os testes alérgicos podem sofrer influência de vários fatores e, por isso mesmo, podem mostrar um resultado "falso-negativo".

    Gde abraço,

    Juliana

  20. Marcelo Gonça on

    Oi…Estive olhando todos os comentários a respeito da Intolerância a lactose…tenho uma dúvida…meu filho de 2 anos apresentou uma reação alérgica e fizemos os exames e nada foi diagnosticado, mas o médico disse que nesta idade isso seria normal. No exame o IGE de meu filho foi bem elevado, observando uma alergia considerável, mas não sabemos a que. Cortamos o leite e derivados e ele melhorou (está consumindo a soja). Acontece que os sintomas dele são: urticárias pelo corpo, especialmente nas pernas e na região do queixo e muita tosse e corrimento no nariz. Esses sintomas são diferentes da maioria das pessoas…PQ???

  21. Óla meu filho fez o exame IGE para leite de vaca e o resultado foi de 1.51 ku/L e o IGE total 170 ku / L. A médica dele pediu para excluir da dieta leite e derivados, ela disse que ele é muito alérgico, mas gostaria de saber se os alimentos que contêm traços de leite podem ser usados por ele.

    Obrigada.

    • Olá Helhaiz,
      A recomendação médica, de forma geral, é que as crianças com alergia severa ao leite de vaca devem evitar não somente todos os alimentos que contenham leite ou derivados do leite, assim como alimentos com traços de leite. A proteína do leite pode estar presente em quantidades mínimas, e apenas uma pequena quantidade de proteína pode desencadear reações alérgicas como inchaços, vermelhidão na pele e até a reações mais severas como choque anafilático. De qualquer forma, somente o médico que acompanha o seu filho e seu histórico de saúde é que poderá dizer se ele poderá ou não consumir alimentos que contenham traços de leite. Converse com ele.

      abçs,

  22. Olá Adriana,

    Por precaução, convém vc evitar o que possa conter "traços de leite". Mas ´peimportante não descuidar da sua alimentação, e procurar ingerir de outras formas, as proteínas, o cálcio e as vitaminas presentes nos alimentos que vc está deixando de consumir.

    Quanto aos suplementos, não podemos afirmar se eles contém algum derivado do leite ou não, mas em alimentos, o uso de corante PODE indicar a presença de leite e derivados. Sugerimos que vc converse com o médico dela, ára verificar se ela realmente necessita destes suplementos (já que normalmente o leite materno fornece todos os nutrientes necessários aos bebês) e veja com ele se não é possível substituí-los por outros, isentos de sabor.

    Gde abraço,

    Juliana

Deixe um comentário