Anúncio

Lista de produtos sem lactose

558

Muitas pessoas chegam aqui em busca de informações sobre alimentos sem lactose. Para auxiliar você, resolvemos publicar uma lista dividida em 3 categorias: alimentos com lactose, alimentos com baixo teor de lactose e alimentos sem lactose. Estaremos adicionando novas informações nesta lista sempre que possível.

IMPORTANTE: Lembre-se de que alguns destes produtos possuem variação na sua composição, de acordo com cada fabricante. Os produtos que estão marcados com asterisco podem conter variações. Por exemplo: biscoitos integrais estão na lista de produtos sem lactose, mas algumas marcas utilizam leite ou derivados em sua fabricação. Por tanto, em caso de dúvida, verifique os ingredientes no rótulo.

bake-in-box

Contém LactoseContém Baixo Teor de LactoseSem Lactose
Leite Condensado integral / desnatadoTodos os alimentos lácteos com redução de lactoseLeite condensado de soja
Creme de leite integral / desnatadoKefirCreme de leite de soja
Leite integral /semi-desnatado / desnatado de vaca, cabra, ovelhaQueijo CamembertCreme Vegetal (semelhante à margarina)
Chantilly frescoQueijo parmesãoLeite de coco
Iogurte comumQueijo MussarelaDoces de frutas em calda
RequeijãoQueijo BrieChantilly Vegetal*
Queijos frescosQueijo FetaIogurte à base de soja
Queijos processadosQueijo GruyèreLeite de soja
Barras de cereais com cobertura de chocolate ManteigaLeite de arroz, aveia
Maionese industrializada* MargarinaLeite de castanhas, amêndoas
Achocolatados*Pão francês*
Pães para cachorro quente / cheeseburguer*Pão de forma integral*
Sopa creme instantânea*Carnes grelhadas / à milanesa
Biscoitos recheados*Biscoitos integrais*
RisolesMostarda
PanquecasMaionese caseira
Molhos para saladas*Massa de empanar
Misturas para bolos*Massas (fettucine, macarrão)
Purê de batatasMolho de tomates
Ovos mexidosTodas as carnes frescas
PudinsTofu e derivados de todu
SouflêsSorvetes de fruta*
Licores CremososCacau em pó
Adoçantes*Cereais matinais*
 PanetonesGeleias
 Massa podre / amanteigadaCreme de amendoim
Merengue
Quindim
Balas de Coco
Tahine
Temperos em pó / tabletes*
Massa para pastel*

Sobre os alimentos que podem sofrer variações:

  • Maionese industrializada – a maioria não é feita com leite, mas alguns produtos contêm leite em pó.
  • Achocolatados – muitos são fabricados com leite em pó ou soro de leite em pó.
  • Chantilly vegetal – quase ninguém sabe, mas o chantilly que você compra de caixinha, ou aquele em spray é chamado de chantilly vegetal, pois ele é preparado com óleos vegetais. Mas atenção: ele contêm caseína (proteína do leite) e por este motivo não deve ser consumido por alérgicos às proteínas do leite.
  • Pães para cachorro quente ou cheeseburger – muitos são elaborados com leite, mas dependendo do grau de intolerância, a quantidade de leite usada no pão é pequena e pode não causar sintomas ao intolerante.
  • Sopa creme instantânea – uma maioria leva creme de leite ou leite em pó em seus ingredientes, mas há algums poucas marcas sem laticínios na composição.
  • Molhos para saladas – Muitos molhos para saladas são elaborados com queijo ou leite.
  • Adoçantes – muitos adoçantes contém lactose. É importante verificar o rótulo do produto.
  • Pão francês – de forma geral o pão francês não leva leite ou derivados. Alguns levam margarina, mas a quantidade que pode ser usada é muito pequena e não deve causar sintomas para quem tem IL.
  • Pão de forma integral / biscoitos integrais – a maioria dos pães e biscoitos integrais não levam leite em sua composição, mas é sempre importante verificar o rótulo do produto.
  • Sorvetes de fruta – os sorbets são geralmente elaborados apenas com suco de frutas, água e açúcar, mas atenção pois alguns fabricantes adicionam leite ou creme de leite na composição.
  • Cereais matinais – atenção principalmente para os cereais com chocolate ou açucarados. Alguns podem ser feitos com leite em pó.
  • Misturas para bolos – há grande variação. Procure por misturas de bolo de cenoura, de laranja ou coco e verifique na composição do produto se há leite ou derivados.
  • Massas para pastel podem variar na sua composição. Uma maioria das massas industrializadas são elaboradas com gordura vegetal hidrogenada para deixar a massa do pastel bem crocante (uma delícia, mas prejudicial à saúde).
  • Temperos em pó – a maioria dos temperos não levam leite ou derivados, mas muitos alertam que contém traços de leite. Para quem tem intolerância à lactose não é um problema. Apenas para quem tem alergia às proteínas do leite.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Luciane é fundadora e editora do Semlactose.com há mais de 10 anos e sócia da Bake-in-Box, empresa de alimentos sem glúten e sem lactose. Luciane descobriu sua intolerância à lactose em 2006 e desde então atua como pesquisadora sobre o tema de intolerâncias e alergias alimentares criando e adaptando receitas, além de aprimorar suas habilidades culinárias através de cursos de gastronomia no Brasil e no exterior.

558 Comentários

  1. GLAUBER JIORDANY OLIVEIRA LOPES on

    Luciane, obrigado por nos ajudar! Gostaria que me tirasse uma dúvida. Pq os iogurtes zero lactose me causam os mesmos sintomas de intolerância? Obrigado

    • Luciane Baldo on

      Glauber, pode haver três hipóteses a serem ponderadas. Não sei quais são os sintomas de IL que vc se refere, mas apenas como exemplo, os sintomas de distensão abdominal e má digestão: na maioria das vezes que consumimos iogurtes não consumimos ele na forma pura. Eles geralmente são preparados com adição de açúcar e frutas. Açúcares fermentam, assim como a lactose e isso pode ser uma possibilidade para os sintomas. A segunda hipótese está relacionada ao seu nível de IL. Pode ser que você tenha uma alta sensibilidade e sabe-se que muitos produtos ditos como zero lactose não tem 100% da lactose hidrolisada, restando uma lactose residual. Mas diria que essa situação é mais rara. A terceira hipótese é uma possível alergia ao leite, que além de sintomas cutâneos e respiratórios também são relatados sintomas gastrintestinais, como os de IL.

  2. Olá Doutora vc pode me ajudar, eu acho que estou sofrendo de intolerância a lacoste e alergia pois tá aparecendo no meu corpo varias bolinhas vermelhas e coçando muito por todo o corpo eu notei que peorou depois que eu comi um bolo que minha mãe,fez, como nunca tive isso eu fui no médico e ele me deu remedio e injeção pra essa alergia passar mas ai é só começar a comer que volta tudo denovo, meu estado é grave porque atacou até minha voz a ponto de eu ficar rouca, me deu falta de ar e espalhou bolinhas pelo corpo todo e coça muito, eu nunca tive alergia de nada, to indo no hospital quase,todo dia e isso tá sendo horrível pra mim, o que devo fazer?

    • Luciane Baldo on

      Juliana, seria muito importante que você pudesse fazer um exame de sangue para avaliar se você tem alergia às proteínas do leite de vaca. Esses sintomas que você comenta podem ser sim sintomas de uma alergia alimentar, mas o leite é apenas um alimento que causa alergia. Existem vários outros. Mas se você tem sentido falta de ar, que é um sintoma mais grave, sugiro que vc converse com o médico que acompanha você para avaliar se não seria a melhor opção que você retire da sua alimentação todos os alimentos que contenham leite. As alergias alimentares podem acontecer em qualquer momento da vida.

  3. Olá! Meu filho tem 45 dias 3 está apresentando sintomas de alergia a proteína do leite. Já retirei toda lactose da minha alimentacao p/ continuar amamentando. Os sintomas melhoraram, mas ele continuar com muito desconforto 5 … 10 min apos iniciada a mamada. Isso será q tem relacao com a alergia? Esse quadro é reversivel ?

    • Luciane Baldo on

      Carla, você retirou toda a lactose ou retirou todos os alimentos lácteos? Pergunto pois muitas vezes as pessoas acreditam que a lactose é o que deve ser retirado e continuam consumindo alimentos lácteos zero lactose, como é o caso dos leites, queijos etc. Se vc retirou todos os alimentos lácteos e o seu bebê continua com desconforto, converse com o médico para uma nova avaliação. Pode ser apenas uma questão de tempo até uma melhora completa dos sintomas ou ele pode analisar se há algum outro alimento que vc esteja consumindo que possa estar provocando sintomas no seu bebê. O quadro de alergia às proteínas do leite é reversível na maioria das crianças quando atingem os 3 anos de idade, sendo que algumas apresentam melhora antes dessa idade.

  4. Gostaria de saber se o amido de milho/maizena contém leite ? Pois minha filha tem intolerancia a lactose e nao sei se posso dar para ela (fazer mingau)

    • Luciane Baldo on

      Viviane, o amido de milho é um ingrediente totalmente isento de lactose. Mas preste atenção nos mingaus pré-prontos. Muitos contém, além de amido de milho, leite em pó e outros ingredientes na composição. Para fazer um mingau sem lactose vc pode usar leite de arroz, de soja, de amêndoas ou leite de coco. Uma outra opção muito gostosa é preparar um leite de aveia. Você deixa 1/2 xícara de aveia em flocos em água morna por 30 minutos, bate no liquidificador com 500 ml de água e coa com um tecido bem fininho para coar apenas o leite. Com ele vc prepara um minguau muito gostoso e nem vai precisar de amido de milho pois a própria aveia deixa uma consistência bem cremosa. abs

  5. Bom dia Dr. Gostaria de saber se a maisena contém algo que possa afetar quem tem tolerância a lactose, pois minha bebê de 2 anos tem dês que nasceu tem e a Dr. Passou apenas vitalon de arroz, mais minha cidade é pequena e ouve um negocio da falta de vitalon e tive que colocar a maisena, e agora ela não toma mais mingau com vitalon só, e adiciono tamém um pouquinho de açúcar a porção de 1 colher de doce, pois não costumamos consumir nada com açúcar!

  6. Boa tarde dra. Td bem. Recentemente descobrir bq tenho intolerância a lactose.. devido a ida ao banheiro varias vezes.. em seguida comecei a sentir falta de ar.. sinto como se estivesse obstruidas as vias aereas superiores.. e a garganta sinto pulsar como se fosse inchar. Observei q sinto td isso q consumo alimentos c leite. isso pode ser o leite msm? Qual exame especifico2 p ver essa alergia? Obg desde ja.

    • Luciane Baldo on

      Suzane,
      Seus sintomas podem estar relacionados a Alergia às Proteínas do Leite, mas é muito importante que vc faça uma avaliação médica para confirmar. Existe um exame de sangue específico para diagnosticar este tipo de alergia. Caso vc não possa fazer uma consulta nos próximos dias, avalie a necessidade de consumir alimentos lácteos durante este período para evitar novos sintomas. abs

  7. Boa noite!
    Tenho problemas de faringite e o otorrino me relatou que esse problema é devido à refluxo então, gostaria de saber se a lactose é um vilão em relação ao refluxo , e se devo fazer a redução ou tirar totalmente a lactose da minha alimentação?

    • Luciane Baldo on

      Márcia, se você tem intolerância à lactose, você deve consumir apenas alimentos zero lactose ou então fazer uso da enzima lactase, já que a lactose, quando mal absorvida, fermenta no nosso intestino provocando diversos sintomas, entre eles o de má digestão, que pode piorar os problemas para quem possui refluxo gastroesofágico. Entretanto, é importante ressaltar que a lactose, para quem não tem IL, não tem relação direta com o refluxo. Na verdade os médicos geralmente recomendam a retirada de alimentos com cafeina, alimentos gaseificados como refrigerantes e outros procedimentos para aliviar os sintomas de quem tem refluxo.

  8. Maria silvania Pinto cavalcante on

    Olá Dra. É possivel ter intolerância a lactose e alergia ao mesmo tempo a leite e seus derivados ? Pergunto isso pois tenho desconfortos intestinais e a mais ou menos 1 ano começou a aparecer na parte superior do corpo uns carocinhos como se fossem picada de insetos e uma coseira insuportavel. Devido a não me conter nas coceiras ficam manchas horríveis principalmente nos braços me levando a usar roupas de comprida.

    • Luciane Baldo on

      Maria, é possível ter tanto intolerância à lactose quanto alergia às proteínas do leite. Se você desconfia que o leite é o causador desses sintomas, procure um médico para avaliar. Uma opção que você pode testar (e também recomendada por médicos) é fazer uma retirada temporária do alimento que você acredita ser o causador desta alergia. Se após alguns dias sem consumo de nenhum alimento lácteo você observar uma melhora dos sintomas esse pode ser um forte indicativo que o leite é o que está causando tais sintomas. Quando fizer a visita ao médico relate para ele os sintomas e o que ocorreu nesta retirada para que ele possa lhe indicar o que deve ser feito a partir daí. abs

  9. Dra tenho uma dúvida. É um texto extenso, mas é pra senhora entender o caso. Amamentei minha bebe por 6 meses seguidos, e depois comecei a inclusao de novos alimentos, sempre notei que ela tinha muitas colicas e ficava com a barriga inchadinha quando eu ingeria leite ou derivados de leite. Passei a evita-los. Quando ela completou 8 meses, eu estava gravida novamente e comecei a dar complemento (Aptamil) a ela. Quando ela completou 1 ano parou de mamar, aí troquei o complemento pelo Ninho fases 1, ela teve diarréia por 3 meses seguido. Levei em vários médicos e no começo falaram que era uma virose. Até que uma gastro falou que poderia ser IL. Trocamos o leite pelo Ninho sem lactose. No começo notei uma melhora, mas depois ela voltou a ter diarréia. Levei ela pra uma alergo, onde mandou eu retirar todos os produtos com lactose. Retirei e novamente notei uma melhora. Sendo que agora ela estar com 2 anos, e o cocô dela as vezes é bem mole e as vezes é bem duro e preto, muito preto. Até hoje ela tem a barriga inchada e as vezes chora como se tivesse colicas. Já levei em outra alergo e a mesma disse que isso é normal pra quem é IL.
    Mas uma amiga me disse que com certeza não é normal e que ela deve ser APLV.
    Não sei mas o que fazer e nem a quem procura. Tenho medo de dar dando alimentos errados, ela é só uma bebezinha.

    • Oi Tatiana, esse diagnóstico inicial é bem difícil, não é mesmo? Pode ser sim um caso de APLV que é muito mais comum em crianças desta faixa etária do que IL. Mas também é importante pesar outros fatores, como uma disbiose causada por todos esses episódios de diarreia ou ainda pelo uso de antibióticos. Eu sugiro que vc retorne a um especialista e procure fazer uma dieta de exclusão de todos os alimentos de origem láctea por mais tempo, sob orientação médica. O uso de probióticos para repor a flora intestinal também pode ser uma alternativa neste momento. Converse com o seu médico sobre essa possibilidade e veja o que ele sugere. Mas realmente é importante buscar uma solução. Abs

      • DRA. GOSTARIA DE SABER EU TENHO A INTOLERANCIA A LACTOSE EU COMIA NAS SEMPRE TINHA DOR NA BARRIGA TEM DIAS QUE CRESSIA A BARRIGA COMO SE TIVECE GRAVIDA DE 6 MES PROCURADO UM MEDICO GASTRO ME PEDIU UNS EXAMES COMO A INTOLERANCIA A LACTOSE E COLOSCOPIA NOS EXAMES DEI A LACTASE A INTOLERANCIA LACTOSE E ME PASOU A USO DA ENZIMA SÓ POSSO COMER DUAS COIASA NO DIA QUE CONTEI A LACTOSE E TOMAR O REMEDIO POR 30 DIAS E VOLTAR NELE PRA VER COMO ESTOU ME RECOMENDOU SE TOMAR LEITE USO 0/0 LACTOSE TEM QUE TOMAR O REMEDIO JUNTO COMO POSSO COMER DUAS VEZ SÓ UM EXPLO A NOITE QUERO COMER UMA PIZZA PODE MAS COM O REMEDIO EFIM DUAS NÃO TRES VEZ ., MAS TENHO DUVIDA EM QUAIS PRODUTOS NAO TEM LACTOSE ELE ME ESPLICOU BEM MAS COMO É ABITO NOVO VEI AS DUVIDAS JUNTOS NÉ COMO EU TENHO 45 ANOS TENHO ARTROS NA COLUNA USO ARTROLIVE PRA DOR TENHO FIBROMIALGIA E DEPRESAO USO SERTRALINA 50MG TOMO TERS AO DIA A NOITE TOMO CLOZANEPAN, 2 MG E MAIS O ZOPIDEN 10 MG SAÕ REMEDIOS TENHO APINEA DO SONO USO CPP UM APARELHO PRA DORMIR SAO REMEDIOS FORTE COMO POSO SABER MAIS SOBRE A PRODUTOS QUE NAO CONTEI LACTOSE COMO COMESEI ESTA SEMANA ESTOU MEIA PERDIDA AINDA PODE ME ORIENTAR POR FAVOR SOBRE MAIS PORQUE NA VERDADE EU QUERO VER SE NAO COSUMO PRA NAO PRECISAR MAS DAKI UM TEMPO PRAR COM O REMEDIO QUANDO TIVER ADAPITADA JÁ POS JÁ TOMO MUITO REMEDIO JÁ FIS VARIAS CIRURGIAS TAMBÉM DESDE JÁ TE AGRADEÇO PELA ATENÇAO BOA NOITE

        • Luciane Baldo on

          Nilzabel, a intolerância à lactose não é considerada uma doença, mas sim uma condição vivida por grande parte da população. A nossa dificuldade de consumir alimentos à base de leite é mais comum do que imaginamos. Para você ter uma qualidade de vida melhor e se vc quiser evitar tomar a enzima lactase ( é importante saber que a enzima não é um medicamento, mas sim um suplemento alimentar) seria melhor procurar se alimentar de forma saudável, consumindo muitas frutas, vegetais, carnes. Em relação aos alimentos a base de leite, procure pelos alimentos zero lactose para evitar que vc tenha sintomas. E sempre procure acompanhamento médico e de nutricionista, se possível. abs

  10. Dra. Luciane, A intolerância a lactose pode causar dermatite? Ovos mexidos contem lactose? Se tem, ovos fritos ou cozidos também não teriam? Obrigado.

    • Luciane Baldo on

      Carlos, sintomas como dermatite e outros processos inflamatórios estão geralmente relacionados a uma alergia alimentar, e neste caso, poderia estar associado à alergia às proteínas do leite, mas não à lactose. Ovos mexidos geralmente são preparados com ovos e creme de leite ou leite e por isso conterá lactose. Já ovos fritos ou cozidos não contém lactose, pois esse carboidrato só é encontrado no leite e nos seus derivados. abs

  11. Meu nome é Edileusa, descobrir que tenho intolerância a lactose em 2014, logo após um grave acidente de carro, razão pela qual, estive que realizar vários exames e um deles foi o de intolerância a lactose, que infelizmente o resultado foi positivo. Segundo o gastro, eu nasci com a intolerância. Pois aquele momento entendi o porque de tantas diarreias, náuseas, cefaleias repentinas, tonturas entre outros mal-estar, além de muita irritação e mau humor.
    Hoje, vivo tentando seguir uma dieta adequada. Porém, para mim que tenho pouco poder aquisitivo, se torna muito difícil e além do mais, trabalho praticamente os três turnos , o que dificulta muito os horários corretos de alimentação. Realmente tenho sofrido muito! Portanto, peço ajuda a vocês que já pesquisam a bastante tempo sobre o tema, afim de facilitar a minha procura a alimentos sem lactose, sem glúteo e que não derive do trigo também. Pois, além da Intolerância a Lactose tenho refluxo, o que logicamente desencadeou gastrite, agora no nível moderado, graças a Deus, e esofagite.

    • Luciane Baldo on

      Oi Edileusa,
      Sempre digo que é melhor sabemos o que nos causa nosso mal estar pois assim podemos fazer algo a respeito, não é mesmo? Existem diversos produtos zero lactose no mercado e é verdade que eles são mais caros do que os produtos tradicionais, mas posso te assegurar que você pode sim ter uma ótima alimentação sem depender desses produtos mais caros. Uma sugestão que eu gostaria de fazer é que você pense em gastar um pouco do seu tempo para preparar marmitas e levar seu almoço e lanches para o trabalho. Eu saio sempre de casa com lanche e almoço e às vezes comida para as 3 refeições do dia! Basta se organizar e vc vai ver que a qualidade da sua alimentação e a sua disposição vão melhorar muito!! Para café da manhã vc pode sempre comer frutas e preparar uma tapioca. A tapioca pode ser recheada com ovo cozido. Para almoço e jantar vc pode comer legumes, verduras, polenta, arroz, feijão, farofa, carnes, molho de tomate, ovos, etc. Todos ingredientes fáceis de encontrar e que vc pode preparar para levar para o seu trabalho. Se você quiser preparar bolos e algo doce, dê uma olhada nas nossas receitas com farinhas sem glúten. Abs

  12. OI Dra, tenho 28 anos e há duas semanas descobri que sou intolerante a lactose, tudo ainda é muito novo pra mim, estou meio perdida na hora das refeições. Gostaria de saber o que leva a pessoa já nessa idade a desenvolver a IL?

    • Cris,
      Na verdade os sintomas de IL geralmente aparecem na fase adulta. A nossa produção de enzima lactase começa lentamente a diminuir logo após o desmame. Essa diminuição ocorre ao longo dos anos e quando ela chega em um nível baixo nós começamos a perceber sintomas de intolerância à lactose pois já não conseguimos consumir lácteos como sempre fizemos. Isso é normal e apenas nos indivíduos que possuem uma mutação genética (de persistência da lactase) isso não ocorre. Leia as matérias, informações sobre produtos e receitas de nosso site que com certeza te ajudarão nesse inicio de reeducação alimentar. abs

  13. Gostaria de saber se um leite que se caracteriza como ZERO LACTOSE, na verdade, não possui Lactose, ou possui Lactose, porém vem com Lactase em sua composição

    • Luciane Baldo on

      Pedro, todos os leites de origem animal que são vendidos como ZERO LACTOSE possuem adição de enzima lactase. No momento da adição da enzima, ela realiza a quebra da molécula de lactose e dois monosacarídeos, glicose e galactose. Assim, não poderia dizer que o leite possui lactose, pois ela foi hidrolizada. Mas é importante salientar que este processo não é 100%. Geralmente o leite deverá ficar com uma quantidade residual de moléculas de lactose não hidrolizadas, mas que para quem possui intolerância à lactose, não deverá ter sintomas com apenas uma quantidade residual do carboidrato. Abs

  14. DRa LUCIANE, ela tem 3 anos( descobri esses dias essa iL) e alem das perguntas acima gostaria de saber também qual seria o tipo de lactose que ela teria?
    o medico tbm não falou nada sobre alergia a proteína do leite…. se ela tivesse essa alergia apareceria nesse exames de IL ou e um exame mais especifico? tosse seca, dores na perna pode ser da IL?

    muito obrigada por sua atencao viu.

    • Tayrine, Sobre a fórmula que o médico passou. Todos aqueles nomes são de lactobacilos, bactérias do bem que ajudam a recompor a nossa flora intestinal, algo muito importante para evitar doenças e ter uma boa digestão. Esses lactobacilos, como expliquei, vão ajudar a melhorar a flora intestinal, mas não atuam diretamente na intolerância à lactose. Siga a recomendação do médico para evitar todos os alimentos que contenham lactose. Às vezes não nos damos conta, mas essa tarefa é mais fácil do que vc imagina. Procure oferecer frutas variadas, prepare purês de legumes com leite de coco ao invês de leite de vaca. Carnes, arroz, feijão também são livres de lactose e são muito nutritivos. Evite dar doces, mas quando você for dar algo doce a ela, prepare com leite de coco ou outro leite vegetal, como o leite de soja ou de arroz. Veja as nossas receitas aqui no site. Temos muitas opções legais para vc fazer. abs

  15. Adorei a pagina DRa. MUITO OBRIGADA!
    Estou meio que desesperada, descobri que minha filha tem intolerância a lactose segundo o gastro pediátrico e alguns exames. Ele pediu para cortar tudo que conter lactose, não e fácil mas estou procurando outras coisas para alimenta la sem lactose …tudo e muito caro….. complicado.
    Ele passou uma formula(LACTO RHAMNOSUS- LACTO ACIDOPHLUS-LACTO PLANTARUM-LACTO THERMOPHILUS-LACTO REUTERI (todos 1 bilhao ufc) e frutolgossacarideo-qsp 2 g)por 3 meses) para ela beber na água todas as manhas e disse que era para isso, mas gostaria de saber para que realmente serve esse remédio e gostaria de saber DRa se o leite em sim não é importante para todos nos como fonte de cálcio ou para o nosso organismo de alguma forma? ela esta tomando NINHO zero lacteo, alguns biscoitos integrais e ja parou de ter tantas dores abdominais mas reclama de muitas dores nas pernas, fico preocupada, pq fora isso ela e medicada pelo DEPAKENE dose minima 3ml de 12-12hs (esse remedio e para epilepsia, na verdade ela teve 3 convulsoes febris mais nova e tem 1 ano que nao tem crises devido a medicaçao. A pergunta e se esse remedio pode causar esses danos sobre lactose tbm?
    obrigada por sua pagina.

  16. Olá Dra. Luciana.
    Minha filha vem apresentando crises de tosse, falta de ar, já foi diagnosticada com broncoespasmo e vem fazendo tratamento há cerca de 2 meses com bronco-diladatores, antialérgicos e corticoides, porém, não houve melhora e ela sempre vem apresentando crises fortes de tosse. Em uma nova consulta, a médica solicitou a retirada de lactose da dieta e um tratamento homeopático. Queria saber qual a relação da lactose, e se existe alguma relação com essas crises de tosse e falta de ar, o que caracteriza mais a questão respiratória.
    Grato.

    • Irlan, infelizmente até mesmo os médicos dão orientações erradas aos pacientes. A lactose não tem nenhuma relação com sintomas respiratórios ou alérgicos, como são os que você relata. Esses sintomas estão geralmente associados às proteínas do leite, uma substância diferente da lactose! A lactose é um carboidrato do leite. Qual é o maior problema neste erro? Uma retirada da lactose da alimentação da criança pode levar a criança a consumir alimentos lácteos zero lactose. Se a investigação clínica é para avaliar os sintomas em relação ao consumo de proteína do leite, todos os lácteos devem ser retirados da dieta e nenhum tipo de lácteo, nem mesmo os zero lactose, podem ser consumidos, até o médico fazer uma nova avaliação e diganosticar a causa dos sintomas. Espero ter esclarecido a diferença. Abs

  17. Dr Luciana , minha bebê de um ano e dois meses tem intolerância a lactose disse a minha pediatra ,mais ela não pedio exame algum somente ela viu os sintomas que é bolinhas ao redor da boquinha e agora também tem pelo corpo ,é tipo um carrosso e vermelho que nasce tipo uma mordida de uma formiga ,mais ainda tenho dúvidas tanto que a médica disse que n iria adianta nd fazer exame pela idade dela ser muito novinha ela somente cortou tudo que tem leite ,e como eu dou de mamã ainda pra ela parei de tomar leite integral tbm ,mais preciso de outra opinião sobre os sintomas que citei da minha filha , obrigada….

    • Luciane Baldo on

      Andreia, acho bem importante fazer uma diferença entre INTOLERÂNCIA À LACTOSE e ALERGIA AS PROTEÍNAS DO LEITE DE VACA. Pela descrição que você dá, é mais provável que sua bebê tenha ALERGIA AS PROTEÍNAS DO LEITE DE VACA. A sua médica está certa em dizer que exames neste momento não irão ajudar. O método de exclusão de alimentos (retirar todos os alimentos que contém leite da SUA dieta e da dieta da sua bebê) é o que geralmente é recomendado pelos pediatras para que seja possível avaliar se durante um determinado período após a exclusão do leite de vaca, os sintomas desaparecerão. Se isso ocorrer é sinal de que o LEITE DE VACA era o que estava causando tais sintomas. Se for este o caso, siga a orientação da sua médica, evitando todos os alimentos com leite ou derivados de leite, tanto para vc quanto para a sua bebê. Abs

    • Luciane Baldo on

      Eberson, apenas alimentos que contenham leite ou derivados podem conter lactose. Cenoura, ou qualquer outro vegetal, que não tenha adição de leite ou derivados em sua preparação, não contém lactose. abs

  18. Pedro Martins on

    Nasci intolerante à lactose. Com o tempo, fui reincorporando novamente na dieta.

    Hoje, aos 35, sinto como se os sintomas tivessem agravado. Sinto estufamento quase que imediatamente e passo o dia com dificuldade de respirar e muitos gases.

    Estou com dificuldade em formular uma dieta compatível, considerando que praticamente tudo tem, no mínimo, traços de leite.

    Existe algum comprimido SOS para esses momentos em que ocorre o empanzinamento e a falta de ar?

    • Luciane Baldo on

      Pedro, leia uma matéria que fizemos recentemente sobre este assunto. http://semlactose.com/index.php/2017/01/18/alem-da-intolerancia-a-lactose-a-dificuldade-de-digerir-outros-alimentos/ – Lá explicamos que há outros alimentos, além dos alimentos com lactose, que podem provocar desconfortos gastrintestinais. Uma informação importante: TRAÇOS DE LEITE não fazem mal a pessoas com intolerancia à lactose. Eles prejudicam apenas pessoas com ALERGIA ÀS PROTEÍNAS DO LEITE. Você já procurou um nutricionista? Acredito que seria uma ótima forma de vc entender quais alimentos estão causando esses desconfortos e evitá-los para que vc se sinta melhor.

    • Eu ando com meu kit sempre junto, pastilha de magnesia bissurada (para dor de estomago), eno (para ajudar na digestão ), dramim (para mal estar se houver), imosec ( para diarréias ) e simeticona gel (para os gases)

  19. Olá!!
    Há 5 anos eu descobri que tenho intolerância a lactose.
    Alem de todos esses alimentos listados, existem alguns alimentos de que me fazem mal, como a carne vermelha, o açai, macarrão, e os leites que dizem ser "0 Lactose".
    Isso é normal, ou tenho algo a maos alem da intolerância????

    • Juliana,
      Todos os alimentos que vc menciona podem ser considerados de mais difícil digestão, além de poderem causar sintomas de estufamento, gases, sendo que tanto a carne vermelha, como os lácteos (mesmo os lácteos zero lactose) contêm uma quantidade significativa de gorduras saturadas, que também estão associadas a uma digestão mais lenta. Essas situações que eu relato são normais, e variam de indivíduo para indivíduo, mas seria importante avaliar qual é a severidade dos seus sintomas e se há algo mais que deva ser investigado. Abs

      • tenho intolerância a lactose no inicio sentia meu corpo coçando depois comecei a ter refluxo quando come algo derivado e agora meu olho tem ficado inchado como se fosse conjuntivite …será que tem alguma relação com a intolerância

        • Luciane Baldo on

          Mika,
          A intolerância à lactose não provoca esses sintomas que você descreve como coceiras e inchaços na pele. A susbtância que pode estar associada a esses sintomas chama-se proteínas do leite (caseína e outras proteínas do leite). Converse com o seu médico e faça exames de alergia para avaliar se este é realmente o seu problema. Uma outra alternativa, caso você não tenha como realizar esses exames, é testar uma dieta de exclusão completa dos alimentos lácteos ou qualquer outro alimento que contenha leite e seus derivados. Ao ficar alguns dias sem consumir esses alimentos e seus sintomas desaparecerem por completo, este pode ser um sinal de que seria a proteína do leite que está causando tais sintomas. Fale com seu médico e siga as suas recomendações. abs

  20. OLa! Minha bebê hoje tem 3 meses,desde o primeiro dia de nascimento ela chorava muito praticamente o dia todo, o pediatra pediu para fazer exame de fezes no resultado constatou sangue oculto nas fezes o pediatra pediu para eu não ingerir nada que contém leite e proteina do leite…quando ela fez o exame ela estava com dois meses depois que parei de ingerir leite ela melhorou 50%.

    O pediatra disse que ela mama no peito e se eu ingerir leite vai para o leite materno.

    Ela pode ser intolerante ou alérgica a lactose por causa que deu sangue oculto nas fezes?

    • Eliane, ela pode sim ser alérgica às proteínas do leite (mas não intolerante à lactose). As proteínas do leite de vaca podem passar para o bebê através do leite materno. Se vc evitar o consumo de leite de vaca e se os sintomas melhorarem é sinal que o leite de vaca era o alimento que estava provocando esses sintomas. Mas lembre-se, ALERGIA AS PROTEINAS DO LEITE não tem nada a ver com a LACTOSE. Até porque o leite materno contém grande quantidade de lactose. Abs

  21. Ola … tenho alergia a lactose … gostaria de alertar que algumas marcas de molho de tomate CONTEM TRAÇOS DE LEITE entao mesmo com pouca dose eu tenho reação alergica. A marca Quero é uma das que eu usava e possui traços de leite.

  22. Olá meu filho de 2 anos e intolerante a lactose, nos costumamos comer bolo de banana e bolo de queijinho aqueles de padaria será que ele pode comer ? Tenho essa dúvida por eles serem assados e não um alimento fresco igual iogurte… alguém saberia me responder ? Obrigada .

    • Luciane Baldo on

      Débora, depende dos ingredientes que o bolo de bana e o bolo de queijinho foram feitos. Se eles contêm ingredientes COM LACTOSE seu filho não deveria comê-los. abs

  23. Jéssica Barreto on

    Olá boa noite , adorei sua página vi nela a oportunidade de tirar todas minhas dúvidas, estou apavorada, meu bebê está com 3 meses e está fazendo coco com bastante sangue…. a pediatra falou que era tolerância a laquitose falou pra mim, tirar tudo que contenha leite, eu não sei bem lidar com essa situação , estou tentando tirar tudo , mas ainda continua o sangramento e percebo isso sempre que ele acaba de mamar, si terei retorno a pediatra dia 8 oque faço espero ou levo num pronto socorro ? Obrigada

    • Luciane Baldo on

      Jessica, enquanto vc não retornar ao seu médico continue seguindo a recomendação de retirar todos os alimentos que contenham leite da sua dieta e observe como seu bebê reage. As vezes demora alguns dias até haver algum sinal de melhora. Qualquer dúvida, vá ao posto de saúde ou emergência, pois não se sabe se o sangramento é consequencia de uma alergia alimentar ou outro problema.

    • Monique, o Toddy original costumava conter leite em pó na fórmula, mas verifique o rótulo do produto, pois os fabricantes costumam mudar a fórmula com certa frequência. Abs

  24. Bom dia!!!
    Estou grávida de oito meses e durante a gestação ingeri normalmente leite e seus derivados, e há 2 meses tenho diarréias constante, meu GO disse que é normal no final da gestação, mais conversando com uma gastro, ela pediu pra trocar o leite por sem lactose, ajudou bem, mais ainda continuo com diarréia, Gostaria de saber se tem alguma probabilidade de minha bebê nascer com intolerância tb??

    • Janaína, primeiro vou comentar sobre os seus sintomas. Se vc percebeu melhora após começar a tomar o leite zero lactose, aguarde mais alguns dias. Nosso organismo demora até se recuperar desses sintomas. Existem 3 tipos de intolerância à lactose: a intolerância congênita, que o bebê nasce com ela (casos muito raros), a hipolactasia primária (a grande maioria dos casos – em que a pessoa gradualmente vai perdendo a capacidade de produzir a enzima lactase para digerir a lactose) e a deficiência secundária, que surge como consequência de outras doenças. O fato de vc estar com intolerância à lactose não significa que seu bebê nascerá com ela. Intolerância à lactose não é contagiosa, ok?

    • Luciane Baldo on

      Rebeca,
      Primeiro preciso dizer que não há nada que tenha exatamente o mesmo gosto do leite de vaca. Até mesmo os leites de outros animais variam em sabor. Se você já chegou a experimentar o leite de cabra saberá do que estou falando. Mas se você tiver em mente que poderá experimentar outras opções, acredito que há boas formas de substituí-lo. No supermercado você deve encontrar leites de soja em diferentes sabores, leites de amêndoas e leites de arroz. Você mesma poderá preparar o seu leite de vegetais. Veja uma receita que eu gosto muito http://semlactose.com/index.php/2015/10/03/fr…. Quando você quiser preparar receitas, o leite de coco pode ser um ótimo aliado. Abs,

  25. Giselle Lima on

    Ola'

    Vi que o doce de leite da marca aviação e' produzido enzima lactea.
    liguei no SAC deles pra perguntar se era sem lactose, mas o atendente era bastante despreparado e so' me repetiu os ingredientes e disse que nao tinha qualquer informacao sobre isso.

    Sabe me dizer se e' com ou sem lactose?
    http://www.laticiniosaviacao.com.br/produtos/doce

    Atenciosamente,

    Giselle

  26. olá,
    Meu filho tem 2 anos e apresentou alergia ao leite de vaca com 10 meses, ate então somente utilizava a soja, porem agora maiorzinho fiz algumas receitas e utilizei o leite com baixa lactose sera q ele pode? Inclusive fiz a receita de leite condensado caseiro e ele adorou. Estou mais preocupada porque vai ser sua festinha e não sei c posso utilizar este leite condensado s lactose? O de soja não achei gostoso.

    Obrigada por este espaço maravilhoso!!

  27. Sandra Vieira on

    Luciane, tudo bem?
    Descobri que tenho intolerância a lactose e sou alérgica a soja.
    Existe o leite da marca MOLICO sem lactose. Será que posso usá-lo.
    Gosto de bolos e não sei o que posso substituir no lugar do leite.
    Aguardo resposta.
    Atencisamente,
    Sandra.

    • OLÁ! SANDRA,
      NÃO SOU LUCIANE, MAS LENDO SEU QUESTIONAMENTO ME IMPULSIONOU A RESPONDER.
      USE ÁGUA EM VEZ DE LEITE, NOS BOLOS, DÁ O MESMO RESULTADO.
      PARA A COBERTURA DO BOLO USE ÁGUA, CACAU E AÇUCAR.
      O BOLO DE CENOURA É UMA DELÍCIA!

  28. olivia bresciani on

    Gente, tenho muito excesso de gases, será que o leite é capaz de fazer todo esse estrago? tenho gases dia e noite, barriga estufada, ora constipação, ora diarréia, pensava ser sindrome do intestino irritavel, mas o exame detectou intolerancia a lactose

  29. rosana santos on

    tô perdida, como vou saber se tenho alta ou baixa tolerancia a lactose? essa baixa ou alta tolerancia pode ser mudada com o tempo? ou seja, posso me tornar ainda mais intolerante com o tempo? devo daqui alguns anos fazer novo exame? obrigada

    • Pauliana Ribeiro on

      O grau de intolerância pode ser determinado pela gravidade dos sintomas ao ingerir algum alimento que contenha a lactose. Normalmente quando o indivíduo possui ALTA TOLERÂNCIA A LACTOSE (ou baixa intolerância), os derivados do leite (queijos, iogurtes – principalmente os queijos amarelos e os iogurtes fermentados) em pequenas quantidades não são capazes de desencadear sintomas, enquanto que, indivíduos POUCO TOLERANTES (ou muito intolerantes) desencadeiam sintomas ao consumir qualquer quantidade de lactose. O grau de intolerância pode variar sim, depende de fatores como a idade – com o passar dos anos você pode tornar-se mais intolerante; Varia também de acordo com a saúde intestinal – infecção intestinal e diarreia também podem aumentar o grau de intolerância.
      Para avaliar o grau de intolerância é importante realizar acompanhamento Nutricional, para que seu nutricionista possa te auxiliar com os testes.
      É interessante refazer o teste de tolerância a lactose anualmente, pois a intolerância ela pode ser secundária a outra doença. Isso quer dizer que ela pode "desaparecer" quando a doença de base é tratada.

  30. Eu tenho intolerância a lactose e por isso descobri esse site com boas informações, porém na lista de produtos sem lactose é citado a Manteiga, o que me deixou duvidas;
    A manteiga ,um produto derivado diretamente do leite não tem lactose?
    Sem Lactose
    Leite Condensado integral / desnatado
    Creme de leite integral / desnatado

    Leite integral /semi-desnatado / desnatado de vaca, cabra, ovelha

    Chantilly

    Iogurte comum

    Requeijão

    Queijos frescos

    Queijos processados

    Barras de cereais com cobertura de chocolate

    Maionese industrializada*

    Achocolatados*

    Pães para cachorro quente / cheeseburguer*

    Sopa creme instantânea*

    Biscoitos recheados*

    Risoles

    Panquecas

    Molhos para saladas*

    Misturas para bolos

    Purê de batatas

    Ovos mexidos

    Pudins

    Souflês

    Licores Cremosos

    Adoçantes*

    Leite com baixo teor de lactose
    Iogurte com lactobacilos vivos

    Leites fermentados (Yakult)

    Queijos maturados (como o queijo parmesão)

    Chocolate meio-amargo* / amargo*

    Margarina*

    Massa folhada

    Leite condensado de soja
    Creme de leite de soja

    Creme Vegetal (semelhante à margarina)

    Doce de soja

    Doce de coco

    Chantilly Vegetal

    Iogurte à base de soja

    Leite de soja

    Leite de cereais (arroz, aveia)

    Leite de coco

    Pão francês*

    Pão de forma integral*

    Carnes grelhadas / à milanesa

    Biscoitos integrais*

    Mostarda

    Maionese caseira

    Manteiga

    Massas (fettucine, macarrão)

    Molho de tomates

    Massa para pastel

    Tofu

    Sorvetes de fruta*

    Cacau em pó

    Cereais matinais*

    Geleias

    Creme de amendoim

    Merengue

    Quindim

    Balas de Coco

    Doces em calda

    Tahine

    Temperos em pó / tabletes*

    – See more at: http://semlactose.com/index.php/2008/03/20/li

  31. Oi meu filho ele alérgico 50% de lactose pode de comer de tudo mais nao com excesso ele tem dois ano mais quando ele toma mamadeira ele fica uns dois dias co diarréia quechando de dor gostaria de saber se tem algum leite em pó p idade dele sem lactose

  32. Bom dia, gostaria de saber se a salsicha tem derivados do leite, pois meu filho de sete anos tem alergia derivados do leite, obrigado desde já, o site esta nos ajudando muito.

  33. Oi, boa tarde!
    Tenho uma bebe de 9 meses que foi diagnosticada com Dermatite Atopico, comecei a pensar que o Leite que ela toma pode estar agravando a dermatite (Nan confort 2) porque os sintomas so apareceram depois de iniciar ao leite, já levei ela em dermatologista e tenho uma consulta agendada para dia 24/09 com uma alergista. Por minha conta comecei a dar o Soymilk para verificar se pele melhora com a retirada do leite, gostaria de saber se posso continuar dando este leite a ela ate a consulta com a alergista e com o pediatra, "não sei mas acho que esta apresentando melhora

  34. Boa tarde a todos
    Não consigo entender bem esta relação de INTOLERÂNCIA A LACTOSE E ALERGIA A PROTEÌNA DO LEITE .Meu filho foi diagnosticado com IGE+++ ,estas terminologias são muito complexas para simples mortais ,se alguem puder me explicar de forma mais clara eu agradeço.estou tentando as dietas indicadas pelo medico e nutricionista,os resultados são lentos ,mas estou crédula que vai dar certo.
    abraços

    • Oi maria. Gostaria de saber com sao os exames pra saber se meu bebe de 2 anos e 3 meses e intolerante a lactose, ela está a 2 meses com diarreia que melhora com enterogermina e zinco…todo esse tempo ela tomava leite comum e derivados.por conta tirei os leites comun ela ta tomando sem lactose..mas as fezes ainda estam amarelas e com.odor de diarréia mesmo estando pastosas….tem consulta com a pedi…?

  35. Maria Gabriela on

    Olá, tenho muitas dúvidas quando vou ler o rótulo dos alimentos, pois há muitos nomes diferentes e não sei quais deles contêm lactose ou não. Por exemplo, soro do leite? Vocês tês uma lista com esses nomes específicos?

  36. Olá, Juliana!
    Tenho que manter uma alimentação restrita ao cálcio, por conta de um tratamento que realizo à base de ingestão de altas doses de vitamina D. Por isso, para não sobrecarregar os rins, preciso evitar o cálcio. Gosto muito de esportes e sou praticante de várias modalidades. Desejo saber se o suplementos conhecidos como Whey Protein possuem cálcio. Posso confiar nas informações nutricionais existentes no rótulo? Alguns expressamente indicam a existência de cálcio, outros não mencionam o cálcio entre seus nutrientes. Fiquei em dúvida, por se tratar, na maioria, de proteínas extraídas do soro do leite e da soja (alimentos ricos em cálcio).
    Desde já, agradeço muito.
    ANDRÉ.

  37. Olá! Tenho restrição a lactose.
    Certeza que massa de pastel não tem leite? Olhei em alguns sites e 90% das receitas de massa de pastel tem leite. Agora fiquei com medo de comer!

Deixe um comentário