Anúncio

7 dicas para você não sofrer com os sintomas da intolerância à lactose neste feriado

24

7 dicas para não sofrer com sintomas da intolerãncia à lactoseCom o feriado que se aproxima, muitos já estão de malas prontas para a viagem ou pelo menos para tirar alguns dias de descanso com a família e os amigos. Para quem vai estar longe de casa nestes dias, seguem algumas dicas que vão ajudar você a não sofrer com os sintomas típicos da IL.

1. Leve com você alguns alimentos que você mais gosta. Nem sempre você encontrará os produtos que está acostumado a comprar em seu supermercado, principalmente se você vai para cidades do interior do estado ou para a praia. No caso de crianças com intolerância à lactose, esta é uma dica ainda mais importante.

2. Vai almoçar na casa de familiares? Converse com a pessoa que for preparar o almoço / jantar e peça – caso o almoço inclua leite ou derivados – para separem para você uma porção sem estes ingredientes. Explique, se achar necessário, quais ingredientes não podem estar em sua alimentação. Às vezes falamos em “lactose” e muitas pessoas nos olham com um ar de “isso pega?” É bom explicar, pois assim você evita constrangimentos. Lembro de uma vez ter ido à casa da mãe de um de nossos amigos para um almoço e esqueci completamente de avisá-la sobre minha intolerância alimentar. Ela havia preparado uma entrada de beringelas gratinadas, strogonoff como prato principal e de sobremesa uma torta de bombons com leite condensado. Foi uma tristeza (para ambas as partes!)

3. Vai almoçar em um restaurante? Dê preferência por pratos que tradicionalmente não levam leite ou derivados. Se você estiver em viagem, você possivelmente irá a um restaurante desconhecido e não saberá como o prato é preparado. Infelizmente muitos garçons sabem pouco ou quase nada sobre os ingredientes utilizados nos pratos. Por tanto, se você possui baixa tolerância à lactose, peça para o garçom conversar com o cozinheiro e certificar-se dos ingredientes.

4. Você não resiste a um doce? Aproveite e leve para o seu almoço em família a sua sobremesa favorita (sem lactose, é claro!). Todos vão poder apreciar e você não corre o risco de ficar “lambendo os dedos” vendo todos comer aquela torta de brigadeiro que a sua tia preparou.

5. Se você usa cápsulas de lactase não esqueça de colocá-las na mala. É justamente em viagens que mais se utiliza este suplemento, pois estamos quase sempre fazendo nossas refeições na rua.

6. Já comprou chocolates sem lactose para esta Páscoa? Ainda há tempo! Veja as dicas de chocolates sem lactose na matéria Páscoa com sabor de chocolate.

7. Vai viajar de avião? Prepare um lanche para você ou seus filhos, pois são raras as vezes que você irá encontrar lanches que não contenham leite, queijo, e outros derivados. Mesmo algumas barrinhas de cereais que são comumente distribuídas em aviões contém lactose. E quando bate a fome no avião, não tem para onde correr (literalmente).

Bom feriado a todos!

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

24 Comentários

  1. Tenho intolerancia à lactose, mas às vezes não resisto e como algo com lactose.
    Tenho notado que sempre que como algum alimento com lactose fico com espinhas..é possível ser da intolerância??

    obrigada

  2. Juliana Crucinsky on

    Olá Carla, geralmente os sintomas dermatológicos estão mais relacionados à alergia às proteínas do leite de vaca, mas isso não quer dizer que os IL não possam apresentar estes problemas. No seu caso, como a IL já foi diagnosticada, o melhor é tentar evitar alimentos com maior teor de lactose e preferir os isentos (leite e queijo de soja) ou com teor reduzido, como os leites deslactosados, os iogurtes e queijos envelhecidos.

    Gde abraço,

    Juliana

  3. Susana Rossi de Carv on

    Eu gostaria de saber o que é queijo processado. Por acaso eu posso comer queijo lanche? E manteiga? Por favor se puderem me tirar esta dúvida. Grata

  4. Olá Susana,

    Queijo processado é um queijo que passou por um processo de trituração e adição de outros produtos lácteos ou mesmo outros ingredientes como especiarias. Um exemplo conhecido de queijos processados são os da marca Polenguinho, que você encontra em diversos sabores como pizza, fibras e cálcio, gorgonzola, etc.

    Tanto os queijos processados quanto os queijos tradicionais (incluindo nesta lista queijo prato, lanche, mussarela, etc) possuem lactose em sua composição. O que se sabe, no entanto é que os queijos maturados possuem um baixo teor de lactose. Veja mais informações sobre as porcentagens de lactose nos queijos em http://semlactose.com/index.php/2008/03/13/to
    Em relação à manteiga, sabe-se que em média ela contém até 1% de lactose, um teor bem baixo.

    O que poderá definir se você pode comer estes alimentos é o seu grau de intolerância à lactose. Em geral, uma maioria das pessoas que sofre com os sintomas da IL consegue consumir produtos com baixo teor de lactose sem sofrer com os sintomas, desde que você não exagere na quantidade.

    Abçs

  5. Acabei de saber que tenho intolerância a lactose. Gostaria de saber se tem difententes níveis de IL., e se tem também algum livro ou guia de alimentos sem lactose para ficar na bolsa.

  6. Juliana Crucinsky on

    Olá Andreia!

    Realmente existem diferentes níveis de IL, e a tolerancia pode variar inclusive numa mesma pessoa…por exemplo, pode piorar após gastroenterites, uso de antiobióticos, etc.

    Infelizmente ainda não temos nenhum livro ou guia, e foi justamente este um dos motivos que nos levaram a desenvolver o Semlactose…p/ suprir esta lacuna. No nosso site vc encontrará diversas informações a respeito.

    Gde abraço,

    Juliana

  7. O que posso faser para substituir o iogurte para minha filha? ela gosta muito, mas todas as vezes que toma iorgute ela fica com diarreia. obrigada

  8. Olá Dislene!

    É importate descobrir o motivo desta diarréia!
    Será que ela não é alérgica às proteínas ou a algum corante presente no iogurte? Será que as condições de armazenamento do iogurte, no local onde vc costuma comprar estão adequadas? Antes de pensar em fazer substituições, é importante pesquisar as causas da diarréia. Converse com o médico dela a respeito.
    O iogurte pode ser substituído pelo leie fermentado ou pelo iogurte de soja, mas não convém fazer a substituição sem saber se ela tem algum tipo de alergia ou intolerância!

    Gde abraço,

    Juliana

  9. Olá,

    Meu filho tem intorlerância a latose e desde o dois meses dou o leite de soja. Hoje ele tem 3 anos e substitui o leite em pó Soymilk, pelo Ades ou Sollys da Nestlé. Esse tipo de leite é bom pra ele? Sempre que come algo com lactose as glândulas do olhinho dele inflamam, parece tersol, além das cólicas intestinais. Isso é normal como reação da intolerância? A IL é bem forte.

    Obrigada

    Camila

  10. Juliana Crucinsky on

    Olá Camila!

    Até o momento desconhecemos sintomas oculares (como o que vc descreveu) na IL. Sintomas oculares (como coceira e vermelhidão nos olhos), respiratórios e cutâneos (na pele) costumam ocorrer na ALV (alergia ao leite de vaca), mas não na IL. Porém as cólicas são muito comuns e podem ocorrer em outras situações também. De qq forma, como ele apresenta estas reações, não dê nada que contenha leite p/ ele!

    O importnte é que ele tenha uma alimentação bem variada, de forma a suprir possíveis deficiências nutricionais.

    Quanto aos leites de soja, o Ades só deve ser usado como substituto do leite se for a versão Ades Nutrikids, que é suplementada com cálcio, pois as demais versões não contém cálcio na composição. Quanto ao Soymil e ao Sollys, ambos contém cálcio em quantidade semelhante a que existe no leite.

    Gde abraço,

    Juliana

  11. Doutora, descobri sozinho que ao deixar de tomar o leite desnatado molico e ou outros similares as espinhas de meu rosto ,costas , torax e nádegas simplesmente sumiram. Conclui que tenho alergia ao leite de vaca , pois agora tomo leite de soja e elas (as espinhas) nao aparecem. Minha dúvida é a seguinte, estou começando a malhar e estou precisando tomar alguns comprimidos de suplementos alimentares, tais como Aminovit/ Colágeno plus,,,eles indicam na formula lactose, então seria causador também de espinhas? Se tomar esses comprimidos com lactose elas (as espinhas) irão aparecer?Percebo que a uma linha tênue entre Alergia a Proteína do Leite da Vaca e a Alergia a Lactose. Ao leite de vaca eu tenho mesmo alergia cutanea intensa na pela a ponto de apenas 5 horas apos tomar leite (nao faço mais isso, mas quando fiquei na dúvida e observei os sintomas em minha pele) as espionhas estouram no nariz, nas costas , nas nadegas, é uma coisa horrivel.Por favor me oriente,

    Att, Joao Carvalho

  12. Olá! Achei o site super interessante, ainda tenho dúvida se minha filha tem IL ou alergia ao leite. Descobri
    qdo ela tinha 2 anos, mas sem exame, só com sintomas e pesquisa. Depois de muitas otites, rinite, difi-
    culddade em respirar à noite, ronco, olheiras bem profundas depois de ingerir o leite, coceiras na pele…
    procuro evitar ao máximo, mas através do site acabei descobrindo que muitos alimentos q ela come tem
    leite ou derivados. Seus sintomas são mais respiratórios do que intestinais. Então a dúvida é será que é
    alergia ou IL? Abraço!

  13. olá! descobri que tenho intolerancia a lactose no ano passado pois estava sentindo muitos enjoos e sofrendo com episodios de diarreia/constipação… passei a nao ingerir nada até a chegada do natal… depois disso voltei a comer tudo denovo… porém nao estou sentindo o mal estar que sentia antes… só constipação as vezes… será que estou menos "intolerante"?

  14. Ola, eu nao sei exatamente se tenho intolerancia à lactose.
    Mas sempre quando eu acordava e tomava leite de manhã me embrulhava o estômago, e ficava na escola fazendo muito barulho sem para, muito gases e sou definido o peitoral, braços etc, mas tenho a barriga que fica estufada.
    Se for mesmo isso o que posso ingerir de manhã?
    ( Que tipos de alimentos nao tem lactose)

  15. olá eu tenho intolerancia a lactose,eu fico um tempão sem comer nada que tenha a lactose,mais não ta resolvendo nada.Os meus sintomas geralmente são diarréia , dores forte na barriga e muita cólica..
    O qeu faço já estou desesperada pois nem trabalha eu não consigo tem dia..
    e todo dia tenho os mesmos sintomas.
    Obrigada…

  16. Olá meu filho tem um ele vai fazer 3 anos descobrir a pouco tempo. Fui ao médico e ele pediu três exames ultrason abdominal, de urina e IL. De abd. E de urina não deu nada mas deu o de IL. Deu 98 a glice. O médico disse p ele tomar so o leite ninho sem lactose e comesei a dar com a massa vitalon tbm que ele indicou. Só que deu aftas no meu filho gostaria de saber se pode ser por causa do ninho ou do vitalon?

Deixe um comentário