Anúncio

Leites com baixo teor de lactose

212

Leites com baixo teor de lactoseAlém dos leites de soja, algumas empresas estão produzindo leites com baixo teor de lactose. Entenda quais são os benefícios e por que cada vez mais pessoas com IL estão adotando esses leites em suas dietas. Enquanto 1 litro de leite comum possui em média 4,9g de lactose, os leites com baixo teor de lactose possuem apenas 1g, quantidade digerível por muitas pessoas que possuem IL. Para as pessoas que não gostam do sabor da soja, os leites com baixo teor de lactose possuem grande vantagem, pois além de você ingerir os mesmos nutrientes do leite comum, o sabor fica inalterado. Além disso, ainda é possível utilizá-lo em diversas receitas que levam leite: doces, salgados, batidas, sorvetes, entre outras. Se você não experimentou, vale a pena. Entre as marcas mais conhecidas estão:

  • Zymil (Parmalat) – leite semidesnatado com 90% menos lactose
  • Elegê – Baixo Teor de Lactose (Eleva) – leite integral com 90% menos lactose
  • Sensy (Batavo) – leite semi desnatado com 90% menos lactose
  • Betania Lactose Reduzida (Betania) – leite semi desnatado com 90% menos lactose
  • La Sereníssima (La Sereníssima) – leite em pó integral com 70% menos lactose

Obs: O leite em pó La Sereníssima não está mais sendo distribuído no Brasil. (Atualizado em 01.07.09)   Você encontra os leites com lactose reduzida em supermercados de todo o país. Se comparados ao leite comum, os preços são um pouco salgados, custando entre R$ 2,50 e R$ 3,50 o litro.

Veja Também:

Leite Frimesa baixa lactose Bebida láctea Zymil Sabores baixa lactose

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

212 Comentários

  1. Vera Lucida da Silva on

    Olá! Gostaria de saber onde encontrar o produto FRIMESA semi-desnatado com baixa lactose. Moro na cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte.
    Desde já agradeço.

    • Vera,
      Entre em contato com o SAC da Frimesa. Eles poderão lhe dar mais informações sobre pontos de venda em sua região.
      abçs,

  2. Olá , gostaria de saber se tem algum desses leites de baixo teor de lactose , que fosse da marca NESTLE? Andei procurando e achei um ninho , será que é igual aos outros ?? Grata Deise.

  3. KARINE AMARAL on

    Oi Luciane,
    Você viu! Agora a Ninho também está oferecendo um Leite com Baixa Lactose. Tenho encontrado nos supermercados da Região Metropolitana de Porto Alegre e o preço está se mantendo mais baixo que as outras marcas.
    Abraços,
    Karine.

    • Oi Karine,
      Sim, eu já tinha recebido informações faz alguns meses e nós divulgamos nas nossas redes sociais sobre o Ninho baixa lactose. Que bom saber que o produto já está em outras cidades e que o preço está bom! Abs!

  4. sonia aparecida porta on

    Tenho uma amiga de trabalho que tem o problema de tolerancia a lactose, e tem dificuldade de encontrar o leite sem lactose, gostaria de uma resposta para adquirir o produto com facilidade, ela disse que ate encontra mas que acaba muito rapido e ela acaba ficando sem o produto e ai nao encontra mais. Sem mais obrigada.

    • Olá Sônia,

      É importante conversar com o gerente do mercado onde ela costuma comprar e pedir a ele pra não deixar faltar o produto!
      Se não resolver, entre em contato com o SAC das empresas, para saber onde encontrar em sua cidade, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  5. Tenho um filho intolerante mais tenho muita dificuldade para encontrar o leite e quando encontro os presos são abusivos no ultimo dia 22/10 paguei 4,40 o litro e muito difícil, e sem contar que estou desempregada e meu marido também…

    • Olá Elizangela,

      A faixa de preço deste produto é essa mesma.
      O que vc pode fazer é pedir ao médico dele um laudo, relatando a questão da intolerância a lactose e da necessidade de receber o produto isento de lactose, para que vc possa dar entrada na solicitação do mesmo junto a secretaria de saúde.

      Gde abraço,

      Juliana

  6. Patricia Bueno on

    Bom dia

    Leite sem lactose tem ferro???Pois minha filha tem intolerancia a lactose a uns 08 meses e agora deu anemia nela, pode ser por isso????

    • Olá Patrícia,

      O único leite com uma boa quantidade de ferro (e um tipo de ferro que é bem absorvido pelo organismo) é o leite materno! Todos os demais leites, são pobres em ferro e por conterem cálcio, se forem ingeridos próximos aos horários das refeições salgadas (ex: se a criança tomar a mamadeira pouco depois da papa salgada ou sopa) o cálcio presente no leite (seja ele com baixo teor de lactose ou não) vai competir com o ferro da refeição salgada e isso pode causar anemia.

      Bebes com 8 meses que não são amamentados ao seio, necessitam receber alimentos ricos em ferro, na papa salgada, mas também precisam ser monitorados contantemente, pelo risco de anemia! Converse com o pediatra da sua filha a respeito, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  7. Boa tarde!
    Gostaria de saber se já existe café com leite em pó e
    cappuccino com leite sem ou baixa lactose?
    Por favor! Eu adoro cappuccino e não posso tomar.

  8. Aqui em São Paulo, tenho comprado o Zymil por 3,75, no Carrefour. Lá, só vi essas duas marcas Zymil e Sensy, quando falta uma tem a outra…

  9. Onde posso encontrar o leite com baixo teor de lactose para comprar em Curitiba?? Vcs poderiam me ajudar, por favor?? Tenho um filho especial que precisa urgente desse leite. Obrigada!

    • Olá Katia,

      Os leites com baixo teor de lactose costumam ser encontrados nos grandes mercados, normalmente na mesma seção do leite comum. Caso vc não encontre, entre em contato com o SAC das empresas que os produzem (Parmalat, Batavo, Elegê, Nestlé) ou converse com o gerente do mercado onde vc costuma fazer suas compras, para pedir que ele providencie o produto.

      Gde abraço,

      juliana

  10. gostaria de saber se no Brasil existe alguma marca de leite com zero de lactose ou proximo de zero, pois alergico a lactose glutem e soja.

    • Olá Gustavo,

      Só temos conhecimento dos leites com 90% menos lactose, que em geral costumam ser bem tolerados por quem tem IL, já que os 10% restantes são uma quantidade pequena de lactose. Porém é necessário esclarecer se vc é de fato intolerante a lactose (que é o açúcar do leite) ou se vc é alérgico ao leite (alergia causada pelas proteínas), pq se vc for alérgico mesmo, não há nenhum leite de vaca que vc possa ingerir.
      Como vc tb não pode consumir glúten e nem soja, é importantíssimo q vc tenha acompanhamento com um nutricionista, pois a doença celíaca (intolerancia ao glúten), se não tratada corretamente, predispõe a inúmeros outros problemas de saúde, por causa das deficiencias nutricionais que provoca.

      Gde abraço,

      Juliana

  11. Ligia Jussara Zirwes on

    Será que nenhuma empresa brasileira fabricará o leite de baixa lactose em pó?Ou com uma embalagem menor de 500 ml?.Sou a única com problemas de lactose , aí um litro as vezes é muito pois só tomo o leite com o café durante a manhã.As vezes, desperdiço muito leite pois ele fica muito tempo rolando na geladeira.

  12. Oi gostaraia de saber se o La sereníssima em pó não é mais fabricado, pois não encontrei mais ele. E se tem alguma outra opção em pó que não seja de soja?
    Obrigada!

    • olá Fabiana,

      Infelizmente o fabricante não produz mais a versão em pó. tb não temos notícias de nenhuma outra marca que produza o leite com baixa lactose, em pó. No mercadp só temos as opções líquidas ou os leites de soja em pó.

      Gde abraço,

      Juliana

  13. Leandro Fernandes on

    Tenho uma dúvida a respeito do leite NOLAC – Itambé, ele tem uma quantidade de 4,6g de glicose para cada 200ml do produto, daí seu gosto mais adocicado. Queria saber se esta quantidade é alta em relação a outros leites, por exemplo os integrais comuns?
    Desde já agradeço

    • Olá Leandro,

      Essa quantidade de glicose (presente no Nolac e em todos os demais leites com 90% menos lactose) é decorrente da quebra da molécula de lactose em glicose e galactose (se observar, verá q tem uma quantiadde semelhante de galactose na mesma tabela). Cada molécula de lactose, ao ser quebrada pela lactase, gera 1 de glicose e 1 de galactose. Normalmente esse processo ocorre no nosso intestino, pela ação da lactase produzida em nosso corpo, porém como na IL a produção desta enzima diminui, a indústria encontrou um meio de adiantar o processo, adicionando a enzima no próprio leite. No fim das contas, a quantidade de carboidratos é a mesma em leites comuns e em leites com baixa lactose…a diferença está no tamanho das moléculas e no sabor levemente mais doce, conferido pela glicose,

      Gde abraço,

      Juliana

  14. Pessoas diabéticas com intolerância à lactose podem consumir o Zymil (ou outro produto) em substiruição ao leite comum, diariamente? Obrigada.

    • Olá Beatriz,

      Não há nenhuma contra-indicação ao uso dos leites com baixo teor de lactose por diabéticos. A única recomendação é que este alimento esteja dentro de um planejamento alimentar adequado, elaborado, de preferencia por um nutricionista.

      Gde abraço,

      Juliana

  15. Boa tarde,
    Gostaria de sabe de que forma este leite é produzido?
    É alguma raça especifica ou então é um processo industrial?
    Obrigada

    • Olá Ingrid,

      Os leites com baixo teor de lactose recebem adição da enzima lactase, que a "quebra" em 2 açúcares mais simples, a glicose e a galactose, antecipando o processo que deveria ocorrer no intestino, mas que no caso dos IL, é falho.

      Gde abraço,

      Juliana

  16. oi pessoal. meu nome é bianca e gostaria de uma ajuda de voces. é seguinte meu fikho tem intolerancia a lactose, antes ele fazia o uso do soymilk, tive muita ajuda de uns amigos . e familiuares, pois nao tive e resposta ela acabou fazendo uma cirurgia pois ele estava com uma extensão muito grande do abdome, e hoje o medico pediu que ele fizesse o uso do leite zymmil e estou desempregada, não estou tendo condições pra comprar todos os dias pra ele, ele toma um litro por dia pois toma com mamão pra ajudar a evacuar, quando ele não toma ele tem que fazer uma força muito grande chegando a machucar o canal anal dele, por gentileza qualquer ajuda vinda, ou seja enviando o leite por uns tempos ficaria agradecida de coração, não quero que enviem dinheiro e sim o leite zymmil baixo teor de lactose desde já agradeço a vocês. e que Deus os abençoem muito.
    bianca, meu filho se chama gabriel

    • Olá Bianca,

      Prisão de ventre não é normal, e precisa ser investigada!
      Pode ser que seu filho, além da IL tenha alergia ao leite de vaca e esta alergia seja a causa da presião de ventre! Isso precisa ser conversado com o médico dele!
      Independente disso, qualquer que seja o leite or fórmula que seu filho necessite, o próprio médico dele ou o nutricionista devem fazer um laudo, explicando toda a situação dele e a necessidade do produto para que vc possa dar entrada no pedido junto a secretaria de saúde da sua cidade ou estado. É uma forma mais garantida do que focar contando somente com doações, até porque, nós não temos como fornecer os produtos a todos que nos pedem ajuda, entende?

      Gde abraço,

      Juliana

  17. Sou consumidora de leite com baixa lactose (são os únicos que não me dão gases). Nunca encontrei à venda a opção DESNATADO, somente SEMI-DESNATADO. Será que existe ????

    • juliana_nutri on

      olá Valéria,

      Realmente não existe no mercado nenhuma opção de leite desnatado com baixa lactose.

      Gde abraço,

      Juliana

  18. A Itambé também possuiu um excelente leite sem lactose, e pelo que eu pesquisei ele tem menos lactose do que todos esses outros citados, e o sabor é perfeito!!!

  19. gostaria de saber o motivo pélo qual a BATAVO tirou do mercado o leite desnatado btavo sensy 90% sem lactose. Os pacientes que dependem desse leite estão passando por maus pedaços pela irresponsabilidade da empresa.

    • juliana_nutri on

      Olá Maria,

      Não temos como saber já que nosso site não tem nenhum vínculo com as empresas. Nosso trabalho é meramente informativo.
      Sugerimos que vc entre em contato com o SAC da Batavo, para saber o que está acontecendo, se de fato o produto foi descontinuado ou se é um problema na distribuição.
      De toda forma, existem produtos similares de outras empresas.

      Gde abraço,

      Juliana

    • juliana_nutri on

      Olá Elisandra,

      Só mesmo vc entrando em contato com o SAC da empresa, para saber se houve alguma mudança. Nós não fomos informados de nada.

      Gde abraço,

      juliana

    • Patricia o la fruta da nestle nao tem lactose e nem derivados do leite.
      Eu achei nos sabores morango/franboesa e maracuja/manga, esses nao tem lactose e nem derivados do leite.
      Outros sabores da la fruta dá uma lida nos ingredientes, pq achei dois sabores q tinha leite.

  20. Edineia Mota on

    Bom dia! Minha filha tem alergia a proteina do leite diagnosticada desde os 4 meses, agora está com 3 anos e o grau da alergia diminui, inclusive ela já come iogurte e yakult que tem a proteína processada, porém no último exame de sangue o IG apesar de ter diminuido ainda está dentro dos limites da alergia "moderada". A drª que está cuidando dela, na última consulta disse pra começar a dár-lhe o leite com baixa lactose, mas achei muito extranho, já que o problema da minha filha é a alergia a proteína e não a intolerância a lactose. No rótulo a quantidade de proteínas do leite de baixa lactose é a mesma do leite de vaca comum, estou receiosa de dar esse leite por causa disso, o que devo fazer?

    • juliana_nutri on

      Olá Edineia,

      Não temos nenhuma informação a respeito da proteína do Yakul e dos leites fermentados ser "processada"…até onde sabemos, a proteína está intacta! A lactose, nestes produtos é que é fermentada pelos lactobacilos…
      De fato, a quantidade de proteína presente no leite baixa lactose é a mesma dos demais leites, e este produto não é recomendado para quem tem alergia ás proteínas do leite!
      Pq vc não procura uma segunda opinião? Procure um alergista.

      Gde abraço,

      juliana

  21. Uma boa opção é o leite da Itambé,chama No Lac, e é semi desnatado. Pelo menos aqui na minha cidade,em Minas,é o mais barato,compro por cerca de R$2,75.

  22. Diego Costa Oliveira on

    Faltou o Itambé Nolac. Meu filho bebia somente deste misturado com o Ades Nutrikids de Chocolate, mas aqui em Paracatu e região está em falta. Estamos experimentando o Elegê, e por enquanto não está dando reação alérgica. O Parmalat Zymil e o Batavo Sensy deram um pouco de reação. E somente o Leite de Soja ele não bebe, pois o gosto é muito forte.

    • juliana_nutri on

      Olá Diego,

      Se seu filho possui alergia às proteínas do leite, ele não pode usar nenhum desses leites, a base de leite de vaca, pois todos causarão os sintomas alérgicos! Tais produtos são indicados somente nos casos de intolerância a lactose! converse o quanto antes com o médico dele, para esclarecer melhor o que realmente seu filho tem.

      Gde abraço,

      Juliana

    • juliana_nutri on

      Olá Ana Cristina,

      Até onde sabemos, é sim. Qq dúvida com relação ao produto, entre em contato com o site da empresa.

      Gde abraço,

      Juliana

  23. Bom dia! Excelente site, Parabéns!
    Será que na informalidade mesmo, vocês mais experientes neste tipo de compra poderiam estar informando redes de supermercados que vendam estes produtos acima destacados no Rio de Janeiro, facilitaria muito o compartilhamento desta rara informação?
    Obrigado.

    • juliana_nutri on

      Olá,

      Nas grandes redes de supermercados, como Prezunic, Mundial, Carrefour, Zona Sul, etc, é possível encontra-los.

      Gde abraço,

      Juliana

  24. Acho que está na hora de atualizar o post e acrescentar o LEITE ZERO LACTOSE da PIRACANJUBA!
    Tô feliz em poder beber leite sem medo.

  25. Olá,

    Tenho uma dúvida em relação aos sintomas da IL. A vida toda sofri de constipação e nunca descobri o motivo, consumo frutas e bastante verduras/legumes diaramente, além de beber muita água.

    Mas recentemente comecei a perceber que ao tomar leite eu sentia a barriga inchada, como se o intestino tivesse preso (e isso se estendia até outro dia)… além de arrotar muito logo após beber. Suspeitando disso, parei de tomar leite e vi que a constipação e o inchaço abdominal sumiu alguns dias depois.

    Agora pergunto: isso são sintomas da IL ou está mais para alergia as proteínas do leite? Pois em todo lugar que leio, inclusive aqui, é dito que a IL causa diárreia, e não constipação.

    Obrigado.

    • juliana_nutri on

      Olá Victor,

      Tanto a IL quanto a ALV, em algumas pessoas , podem provocar prisão de ventre, apesar de em ambos os casos, a diarréia ser mais comum. Para esclarecer seu diagnóstico, o mais aconselhável é procurar um gastro, para fazer os exemes necessários.

      Gde abraço,

      Juliana

      • Olá Juliana,

        Grato pela resposta. Eu tenho uma forte suspeita que seja uma leve IL devido ao fato de eu conseguir comer queijos normal, que tem uma menor concentração de lactose. Acredito que, se fosse ALV, os sintomas continuariam a ocorrer com a mesma severidade com queijos, pois possuem a mesma proteína do leite (caseína), correto?

        Ouvi dizer que os queijos gordos (como o prato, mussarela) são os que menos possuem lactose, essa informação confere? Pois é o tipo que eu mais consumo em casa.

  26. Pricila - São Paulo on

    Olá, achei o Leite Piracanjuba, Zero Lactose, parece que estamos tomando o leite comum. Meus pais encontraram no mercado Peg Pão (Boqueirão Praia Grande) Rua Costa e Silva.

    Vale a pena.

    Bjs

    Pricila

  27. Comprei Leite 0% lactose da marca Piracanjuba, mas ele sozinho não me fez bem, e por isso só o utilizo em receitas e ainda com a ingestão de uma cápsula de lactase que compro manipulada na farmácia. O fabricante cita a adição de lactase aos demais ingredientes, mas não sei se eles podem precisar se a enzima adicionada é suficiente para todo tipo de intolerância. Passo mal até com traços de leite.

    • Olá Renata,

      A adição da enzima lactase aos leites, é um processo bem controlado pela indústria, para garantir a diminuição do teor de lactose no produto final.
      Se vc passa mal mesmo com traços de leite, é muito provável que além da IL vc tb tenha alguma hipersensibilidade às proteínas do leite, que se for tardia (mediada por IgG), não aparece em exames comuns.
      Qdo há hipersensibilidade às proteínas, o uso de lactase e de produtos contendo proteínas do leite, não resolve o problema e nem ameniza os sintomas.

      Gde abraço,

      Juliana

  28. gostaria de saber se a cor do leite semidesnatado Baixa Lactose Italac tem uma cor pouco escuro? ou seja , nao é branco como os outros leites .

    • Olá Gil,

      A maioria dos leites com baixo teor de lactose realmente apresenta uma cor mais escura mesmo…acredito q isso se deva ao processo de quebra enzimática da lactose, mas não compromete a qualidade do produto.

      Gde abraço,

      Juliana

  29. Rodrigo g Martins on

    Realmente já lançou o leite 0% Lactose da marca PIRACANJUBA, encontrei na cidade de Goiania e tambem na cidade de Araguari-MG! Moro em Taubaté e conversei com o gerente do Carrefour Taubaté e o mesmo me informou que vai solicitar a rede de lojas para a compra deste tipo de leite para Taubaté, já que nesta rede de lojas já vende o leite piracanjuba desnatado e integral!!!

    Só para a informação de todos no vale do Paraíba!!

  30. Boa tarde,

    Gostaria de entender melhor sobre as informções que encontra-se acima sobre os leites com baixa lactose ja que entre os que encontro na minha cidade (Ribeirão Preto – SP) são Zymil e sensy, sendo que o ZYMIL – na Informação Nutricional aparece "Lactose 0,9g e no leite SENSY – na Informação Nutricional não aparece informação referente a quantidade de Lactose presente no mesmo……..o únicoleite que encontrei vai fazer mais ou menos um mês foi o Leite JUSSARA SANTÉ BAIXA LACTOSE – que esta de acordo com o que eu acredito ser – quantidade de Lactose 1g.
    Estou encaminhando isto pra vocês porque até o momento nao tinha reparado neste erro dos fabricantes e com isso meu filho ficou muito mau por estar ingerindo um leite que na verdade nao esta dentro dos padrões certos. O que devo fazer?

    • Olá Raquel,

      Em todos os leites baixa lactose, a concentração deste açúcar fica em torno de 0,9 a 1,0g. A variação entre as marcas nem pode ser considerada como erro, pois depende das especificações da enzima utilizada por cada fabricante, do tempo de ação, etc, etc. E para quem tem IL, essas diferenças mínimas não acarretam nenhum problema!

      De toda forma, sempre que vc tiver duvida a respeito da composição de algum produto, o melhor é entrar em contato com o SAC da empresa e perguntar diretamente a eles.

      Gde abraço,

      Juliana

  31. olá! gostaria de saber se os leites com baixo teor de lactose podem ir ao fogo, serem utilizados em receitas como os comuns? acabei de descobrir que tenho IL e só encontrei na minha cidade o leite semidesnatado No Lac da Itambé e na embalagem fala pra consumir bem gelado, e na minha cidade isso é meio complicado, pois até no verão as vezes faz frio..

  32. por alquem pode me responder sobre o leite sollys da nestle minha neta d 5 meses ta tomando pois é alergica a lactose so que ela mama de 30 em 30 minutos acho que nao sustenta tem outro leite sem ser este

    • Olá Cleusa,

      Bebês de 5 meses que não estão em aleitamento materno, precisam utilizar fórmulas infantis adequadas à sua idade, como o Nan Soy ou o Aptamil soja, por exemplo, pois o Solls não é indicado para crianças tão pequenas. Mas antes, é importante conversar com o pediatra dela a respeito, para uma avaliação e para a prescrição adequada, pois se ela está tendo necessidade de mamar em intervalos tão curtos, é sinal de que tem algo errado.

      Gde abraço,

      Juliana

  33. Eu moro em Campinas-SP, e no Pão de Açúcar e na Rede Oba encontro o leite 0% lactose! Pois os leites com baixa lactose não resolvem para mim! A marca é Piracanjuba, muito bom!
    Abraços
    Aydê

  34. Olá, vi no mercado leite em pó la Sereníssima mas não sei se tem lactose, esse com menos lactose tem uma embalagem especial,como é?? Obrigada aguardo resposta!

  35. olá, meu nome é André e gostaria de saber onde posso comprar este produto aqui na cidade de Campinas? se possível passar e-mail ou telefone, pois já fui em outros lugares que poderiam estar vendendo e não encontrei.
    agradeço desde já.

    • Olá André,

      Não sabemos de nenhum local em Campinas. Sugerimos q vc entre em contato com o SAC das empresas para se informar sobre os pontos de venda de cada produto.

      Att,

      Juliana

  36. O leite em pó integral da itambé contem lactose?
    Minha afilhada toma dele, porém ela tem alergia a lactose e depois que começou a tomá-lo reclamou bastante enjoo e coceiras pelo corpo.

  37. OLá fiz exame e descobri que tenho intolerância a lactose a uns 4 anos, substitui por leite de soja e diriamente procuro ingerir legumes e verduras ricos em cálcio, porém fiz exame de sangue para ver o cálcio iônico e tals, e continuam baixos, já tentei beber leite com a enzima e os q tem lactose reduzidos, aqui onde moro existem vários e eles me deixam com enjoo, já existem marcas de queijos e iogurtes, mas tenho medo de fazer mal, vc saberia me dizer como descubro se a proteína do leite me faz mal? Existe exames? O que faço para controlar a carência do cálcio? Muito obrigada!

Deixe um comentário