Anúncio

Suplementação de cálcio na dieta sem lactose

102

Para todas as pessoas, mas em especial para as mulheres, o cálcio é um dos minerais mais importantes, pois ele é o responsável pela constituição dos ossos e dentes, além de ser fundamental para a manutenção de várias funções do organismo, como a contração muscular, coagulação do sangue, transmissão dos impulsos nervosos e secreção de hormônios.

Os ossos e dentes armazenam 99% do total de cálcio presente no corpo. O restante deste mineral circula no sangue. Por tanto, é necessário que os níveis sanguíneos de cálcio se mantenham em patamares seguros e específicos, para realizar suas funções. Se houver deficiência desse mineral na alimentação, o organismo terá que mobilizar suas reservas.

Os ossos funcionam como o grande reservatório de cálcio, além de sustentarem e protegerem o corpo. A falta de cálcio na dieta pode fazer com que o organismo retire-o dos ossos para manter seus níveis no sangue em equilíbrio.

Dietas deficientes em cálcio estão associadas ao rareamento e estreitamento do tecido ósseo, conhecido como osteoporose. À medida que envelhecemos, é natural que os ossos se enfraqueçam. Logo, teoricamente, todos nós corremos o risco de desenvolver osteoporose. Entretanto, é importante ressaltar que determinados fatores podem acelerar ainda mais este processo. O fumo, o álcool e a falta de atividade física são fatores que interferem negativamente na capacidade do corpo de manter ossos fortes e saudáveis.

Qual a quantidade de cálcio que preciso ingerir?

As necessidades diárias de cálcio variam de pessoa para pessoa e em diferentes períodos da vida.

Ingestão Recomendada de Cálcio *
Faixa Etária (Homens e Mulheres)
0-6 meses210 mg/dia
7-12 meses270 mg/dia
1-3 anos500 mg/dia
4-8 anos800 mg/dia
9-19 anos1300 mg/dia
19-50 anos1000 mg/dia
Acima de 50 anos1200 mg/dia

*Pessoas com osteoporose podem necessitar de mais cálcio e vitamina D. Consulte seu médico.

No entanto é importante observar que há alguns fatores que podem impedir a absorção de cálcio pelo organismo:

  • Dietas ricas em proteína, cafeína e sal, aumentam a excreção de cálcio na urina;
  • Falta de vitamina D
Ingestão Recomendada de Vitamina D *
Faixa Etária (Homens e Mulheres)
0-1 ano400 UI/dia
1-50 anos200 UI/dia
51-70 anos400 UI/dia
Acima de 70 anos600 UI/dia

*Pessoas com osteoporose podem necessitar de mais cálcio e vitamina D. Consulte seu médico.

A melhor forma natural de obter a vitamina D é tomar um pouco de sol todos os dias. Com uma população que tende a passar muitas horas do dia em ambientes fechados, é muito comum o diagnóstico de deficiência de vitamina D. A suplementação é geralmente recomendada pelos médicos nesses casos, mas é importante lembrar que a vitamina D também deve ser mantida em quantidades normais no organismo, pois o seu consumo excessivo pode ser tóxico e resultar em uma perda acentuada de cálcio dos ossos.

A descoberta de uma intolerância à lactose ou alergia ao leite é, para muitas pessoas, um momento difícil. Não apenas pela mudança nos hábitos alimentares, mas também pela preocupação de manter uma alimentação rica em cálcio.

Para ajudar você a fazer melhores escolhas na hora das compras, preparamos uma lista de alimentos ricos em vitamina D e em cálcio, levando-se em consideração uma dieta sem lactose / sem leite e derivados.

Fontes Alimentares de Vitamina D

AlimentosPorçãoVitamina D (UI)
Leite de soja200 ml80
Fígado bovino100g42
Gema de ovo125
Ostras100 g81
Leite de vaca (versão zero lactose)100 ml100
Salmão cozido75 g225
Salmão em lata75 g608
Sardinha em lata75 g70
Atum branco (normal ou light) em lata75 g41

 

Fontes de cálcio mais relevantes

Nozes e SementesPorçãoCálcio (mg)
Tahini (pasta de gergelim)2 colheres de sopa130
Amendoas tostadas1/4 xícara93
Sementes de gergelim tostadas1/4 xícara50
Carnes PorçãoCálcio (mg)
Sardinha assada100 g437
Salmão grelhado100 g28
Grãos e cereaisPorçãoCálcio (mg)
Feijão branco3/4 xícara119
Feijão preto3/4 xícara75
Grão de bico3/4 xícara58
Aveia1 tigela pequena165
BebidasPorçãoCálcio (mg)
Leite vegetal fortificado com cálcio100 ml120*
Suco de laranja1 xícara27
Leite com baixo teor de lactose200 ml240
Vegetais (cozidos)PorçãoCálcio (mg)
Nabo1/2 xícara104
Quiabo100g82
Mostarda crua100g68
Couve100g130
Brocoli cozido10050
Beterraba crua100g18
Espinafre100g99
OutrosPorçãoCálcio (mg)
Damascos secos100g45
Açúcar mascavo30 g37
Melaço de cana não refinado1 colher de sopa44
Tofu com sulfato de cálcio150 g347
Figos secos5258

*O conteúdo de cálcio nos alimentos pode variar, verifique o rótulo do produto.

Referências:

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Colabore com o conteúdo do Semlactose. Envie sugestões de temas para serem abordados, dicas sobre novos produtos, eventos, entre outros. Acesse nossa página de contato e envie sua mensagem.

102 Comentários

  1. Tenho 37 anos e quase nao consumo leite e seus derivados por ter averção a lactose. Como posso repor o calcio que deixo de ingerir?

    Abraço
    Daniele

    • juliana_nutri on

      Olá Dani,

      Vc precisa estar atenta não só al cálcio, mas também ao magnésio e à vitamina D, tão importantes quanto o primeiro para a saúde óssea!
      Nas folhas verde escuras, vc encontra cálcio e magnésio, nas oleaginosas e leguminosas, o cálcio e em alimentos de oriegem animal, a vitamina D, mas seria indicado vc procurar um Nutricionista para uma avaliação mais detalhada, e orientações mais específicas para seu caso.

      Gde abraço,

      Juliana

  2. ola.
    gostaria de saber se o calcio depende de algum fator relacionado a anemia para ser absorvido ou vice versa….muito obrigada . abs

    • juliana_nutri on

      Olá Fernanda,

      O cálcio compete com o ferro pelo mesmo sítio de absorção no organismo. Assim, a recomendação é que se priorize alimentos ricos em cálcio nas pequenas refeições (como café da manhã e lanche da tarde) e ferro nas grandes (almoço e jantar), para favorecer a absorção destes dois minerais.

      Gde abraço,

      Juliana

  3. Olá! Descobri faz quase um ano que tenho IL, o seu site descobri apenas alguns dias atrás! Muito obrigada pela exposição das informações. Descobri que eu estava acreditando que diversos mitos eram verdades! Abriu meus olhos, obrigada!
    Sobre o cálcio, você sabe dizer se existe algum exame para saber se estou consumindo a quantidade necessária? É preciso controlar isso? Como muitos alimentos que têm vitamina D e cálcio, mas fico me perguntando se como o suficiente.
    Atenciosamente,
    Rita

    • Olá Rita,
      Seu médico poderá solicitar uma densitometria óssea para avaliar se há necessidade de suplementação de cálcio. Outra boa opção é consultar um nutricionista para lhe orientar melhor sobre que alimentos consumir para obter a quantidade de cálcio necessária através de sua alimentação diária. abs

  4. olá meu filho tem anos e é alérgico a proteína do leite, o pediatra receitou CLUSIVOL como suplemento + lendoa bula fiquei um pouco em dúvida …. vcs sabem se há algum impedimento ??/
    abs vanessa

  5. Olá,

    estou mto feliz por ter descoberto este site, principalmente por ter a possibilidade de comer coisas deliciosas sem ficar me sentindo mal e também me informar mais sobre o assunto.

    Quando descobri que precisaria parar de tomar leite fiquei algum tempo em crise, principalmente pq uma das minhas paixoes é o café com leite, ou melhor, leite com café. E para manter isso com leites de soja, baixa lacotse, etc ficaria um pouco caro para mim. Entao fui atras dos leites vegetais. Depois de algumas tentativas horriveis, descobri o leite de gergilim com aveia, que faco em casa e tomo com cafe. Aos poucos tb tenho testado nos bolos e tortas e tem dado certo.

    Também me preocupei com o calcio, mesmo nao tendo uma intolerancia grave, consumia muito leite de vaca. Mas, pesquisando, descobri que o leite q estou tomando é bem rico em calcio, entao acredito ser uma otima alternativa para quem tem problemas coma lactose. É claro que o gosto é um pouco diferente do leite de vaca, mas dos leites vegetais é o que mais se assemelha. A consistencia e a cor sao iguais. E para deixar mais saboroso, coloco algumas gotas de essencia de baunilha e fica otimo!

    Desde já, obrigada por todas as informacoes do site!

  6. Olá,
    Descobri há uns seis meses que tenho intolerância a lactose e, desde então, tem sido muito difícil para mim, uma vez que eu costumava ter uma dieta rica em alimentos com lactose. Nos últimos meses eu tenho sentido algumas dores – não fortes, são quase como apenas algo incomodo – nos meus membros superiores e inferiores. Não sei ao certo se a dor é muscular ou no osso… Queria saber se essa dor pode estar ligada a falta de cálcio na minha dieta atual. Após ler isso, pensei que o café também pode estar atuando… Tomo regularmente de uma a duas xícaras de café por dia. Por favor, espero uma resposta para poder me acalmar em relação a isso. Obrigada.

    • Olá Gabriela,

      A deficiencia de cálcio afeta os ossos (que são o nosso "estoque" de cálcio), mas a não ser em casos graves de osteoporose, não provoca dores. Essas dores podem ser causadas pela deficiencia de magnésio (tão importante para todo o corpo quanto o cálcio, mas muitas vezes esquecido pelos médicos). mas também pode ter outras causas, que precisam ser pesquisadas. O café, pode prejudicar a absorção não so do cálcio, mas tb de outros nutrientes. Porém, desde que sua alimentação esteja equilibrada e não haja nenhuma deficiencia, o consulo de 2 xícaras de café não vai prejudicar sua saúde. De toda, forma, seria importante vc procurar um nutricionista, para uma avaliação e ajuste da sua dieta, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  7. Olá, tenho um filho que irá fazer 5 anos dia 15/10 e ele tem intolerancia a lactose, tenho uma preocupação muito grande em relação a ele, não gosta de verduras, frutas come as vezes banana, maça manga, tem pouco peso e altura, vou regularmente ao pediatra mas desanimo a cada consulta, tem falta de apetite. Só descobrimos no ano passado este problema por causa dos sintomas de vomito, diarreia, dores abdominais, mas o que me aflige é a falta de apetite mesmo ele tomando estimuladores de apetite. Espero que possa me ajudar em relação a falta de apetite dele. Muito obrigada, Denise

    • Olá Denise,

      Essa falta de apetite dele é para tudo ou só para determinados alimentos? Algumas crianças deixam de comer os alimentos saudáveis pra comer outras coisas, como biscoitos, doces, mamadeiras, etc. Se for isso, basta limitar o acesso a estes últimos e oferecer alimentos saudáveis com mais frequencia.
      Mas se não for, e ele estiver de fato inapetente, é importante que o médico investigue as causas…pode ser anemia, verminoses, doença celíaca (que é uma causa importante de intolerância a lactose, e muitas vezes só é descoberta depois da IL!), outras intolerâncias ou alergias alimentares, deficiências nutritionais diversas, etc.
      De toda forma, é importantíssimo vc continuar a estimulálo a ingerir frutas, legumes e verduras, pois são imprescindíveis ao bom desenvolvimento dele.

      Gde abraço,

      Juliana

  8. tenho uma filha de 07 anos. Não sei o fazer de lanche p/ levar à escola ou nos finais de semana. Ela tem colesterou alto e alergia a lactose! o que devo fazer? o iorgute de soja ela não gosta.

  9. atenção quem mora em CURITIBA. O ANGELONI (Água Verde) é o céu para os IL's.

    pela primeira vez, em um único lugar, encontrei substitutos para creme de leite, doce de leite, leite condensado, flan de soja e "danete" de soja…

    Terei que fazer essas passadas lá com mais frequência… rs

    • Gerlaine, vc precisa consultar um gastroenterologista que solicitará os exames necessários. Para saber mais sobre os tipos de exames existentes, consulte nossa página Sobre a Intolerância à Lactose. abs

  10. Olá Juliana, bom dia! Primeiro gostaria de parabeniza-la pela dedicação e respeito que vc mostra em suas respostas… Sempre que tenho tempo, leio todas!! Bom, a mais de quatro anos que faço parte do grupo dos alérgicos ao leite (as vezes me confundo qual termo usar, mas não posso com nada de leite) e mudei completamente minha dieta e começei a levar uma lupa para o supermercado (é uma falta de respeito do fabricante com o consumidor) pois as letrinhas que especificam os ingredientes são minúsculas, sem falar que deveria ter um dicionário para tal..rs!! Enfim, a cada dia uma descoberta, mas que gera dor e sofrimento para o alérgico até saber que tal produto contém tal substancia e por aí vai!!! E, como disse a amiga aí em cima: "a gente vê que o mundo é feito de leite". .. Aproveitando, queria que me esclarecesse uma dúvida, é verdade que os produtos para não terem leite, tem de vir no rótulo sem leite, e não sem lactose? Desde já agradeço e enfatizo o qto esse site é importante pra todos nós. Eu sempre o indico em todos os sites, blogs que participo e indico amigos….. Nota 1000000000000 pra vcs!

    Abraço.

    • juliana_nutri on

      Olá Gil!

      Obrigada! Ficamos felizes em saber que o site está conseguindo seu objetivo, e que nossos leitores gostam do nosso trabalho! Isso é muito recompensador!

      Sobre sua dúvida, para ser totalmente isento de qq fração do leite, o produto precisaria ter no rótulo a informação "isento de leite", pois muitos produtos são isentos de lactose (que é o açúcar do leite, como no caso de alguns queijos e iogurtes), mas contém as proteínas (as "vilãs" no caso de alergia) ou a gordura (manteiga, creme de leite, etc, que pode estar "contaminada" com frações protéicas do leite). Mas como não há uma legislação específica, os fabricantes podem, num produto totalmente isento de leite, colocar somente a informação de que não contém lactose. Assim, na dúvida, é sempre aconselhável entrar em contato com o SAC das empresas, para esclarecer.

      Gde abraço,

      Juliana

  11. Giovana maria de Barra Mansa on

    Ola to entrando na familia, gostaria de saber a maneira mais simples na alimentacao. Pois eu dou ao meu filho ades pela manha com club social as vezes ele come uma banana antes do almo

    • juliana_nutri on

      Olá Giovana,

      Existem muitas outras opções pra vc variar a alimentação do seu filho! Oferecer a ele todos os dias esse tipo de alimentação acaba sendo prejudicial, pelo excesso de sódio e gordura presente nesse tipo de biscoito, e pela monotonia da alimentação!
      O mais recomendável seria vc levá-lo a um nutricionista, para uma avaliação detalhada do estado nutricional dele e da alimentação, e para que este profissional te oriente a respeito de todas as substituições possíveis e formas de variar o cardápio.
      E enquanto isso, de uma olhada em nossas materias anteriores! Aproveite também para se cadastrar em nosso site e ficar sabendo das novidades, ok?

      Gde agraço,

      Juliana

  12. Juliana, depois de 05 anos sofrendo com meu aparelho digestivo, somente agora descobriram a IL, já tive diagnósticos de refluxo até hemorróidas. Só q. apareceu agora aos 41 anos, ou seja, piorou. – 5 anos, começou mesmo aos 36 anos (pode aparecer nessa idade? Achei q. era problema de bebê). Tou meio q. com a cabela virada. Nunca li rótulos, não sei o q contém o q. não contém lactose, só sabia que era o açucar do leite. Este site vai me ajudar muito e farei algumas perguntas. Depois de quanto tempo sem lactose as dores e gases desaparecem? Amo biscoito maizena, no rótulo diz q. contém proteína do leite e ácido lático, são a mesma coisa. Enfim, agora q. não posso parece que o mundo é de feito de leite. Se tiver me mande uma receita de sorvete.

    Abraços.
    Silvana.
    ms2707@hotmail.com

    • Olá Silvana,

      A IL, ao contrário da ALV (alergia às proteínas do leite de vaca) é menos comum em bebês e sua incidência aumenta com a idade (ou seja, pessoas com mais idade tem muito mais chance de ter IL). Porém, quando a IL surge em bebês, ela dura a vida toda, pois o organismo não consegue produzir a enzima (lactase), ao contrário de quando surge em outras idades, pois aí a IL pode ser temporária ou pode, pelo menos, permitir a ingestão de alimentos com baixo teor de lactose.
      De qq forma, é importante que a dieta de exclusão seja feita corretamente após o diagnóstico para que o intestino consiga se recuperar, e nessa fase é imprescindível criar o hábito de ler todos os rótulos, até porque é comum que os fabricantes mudem a formulação dos produtos sem qq tipo de aviso prévio aos consumidores! Assim, nos primeiros dias de dieta, já é possível observar alguma melhora nos sintomas, mas o prazo vai variar de pessoa a pessoa.
      No caso do biscoito maizena (e varios outros), a quantidade de leite é pequena e não costuma fazer mal aos intolerantes, mas pode ser fatal para quem tem ALV! Também é importante vc saber as diferenças: 1) lactose é o açúcar do leite; 2) Proteínas do leite, são, obviamente, proteínas ou seja, são substâncias completamente diferentes da lactose e devem ser evitadas por quem tem ALV, mas não por quem tem IL; 3) ácido lático é uma substância derivada da fermentação da glicose e é produzida por nosso organismo em diversas situações, como durante a atividade física. Essa substãncia também pode ser adicionada aos alimentos, mas não causa nenhum problema a quem tem IL, justamente por em nada (a não ser no nome) se assemelhar a lactose!
      Aproveite para ler com calma todas as matérias publicadas em nosso site, para ir se informando mais, e cadastre-se para que vc receba as novidades em seu e-mail, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

      • Muito Obrigada pela resposta.
        Não sei pq. fiquei tão transtornada com isso, meus familiares acham q. eu tou fazendo drama , é só tirar o leite e pronto, não é tem fácil assim são hábitos de décadas, do tipo: iogurte de manhã, leite com chocololate no inverno, founde, etc., mas é bom encontrar "iguais".

        Abraços, e já me sinto "da classe".

        • Olá Silvana,

          Realmente no início tudo parece difícil e assustador, mas aos poucos vc vai se familiarizando com novas opções e descobre que existem muito mais opções do que pensava para se alimentar! E após a dieta de exclusão, vc pode tentar aos poucos, a ingerir alimentos com menor teor de lactose, como iogurtes, leites fermentados, leite com 90% menos lactose, etc.

          Gde abraço,

          Juliana

  13. Meu filho fez o teste e como resultado surgiu a intolerancia a lactose. Os sintomas eram diarreia nao constante, nauseas, ardor e vermelhidao no anus, mas diminui o leite e derivados e hoje ele so sente muitos gases e cólicas quando toma leite, de vez em quando. Ele tem 7 anos, toma leite de soja. A minha preocupação é com o calcio! É verdade mesmo que com o tempo pode desaparecer essa intolerância? As vezes acho que foi uma cirurgia de Hernia isso tem alguma coisa a ver? Fico as vezes desesperada! Responda!

    • Olá Débora,

      Pelo que vc relata, dificilmente a IL dele desaparacerá, já que quando ingere leite, ele ainda apresenta os sintomas. Mas não podemos afirmar! O ideal seria que ele mais tarde repetisse o teste de tolerancia a lactose, ou que vc tentasse oferecer a ele alimentos com menor teor de lactose, como iogurtes e leites com baixo teor de lactose.
      A cirurgia de hérnia não tem nenhuma relação com a IL não, mas o uso de antibióticos (que provavelmente aconteceu por causa da cirurgia) sim.
      Sobre o cálcio, é importante vc procurar por marcas que tenham adição de cálcio, e além disso, é necessário que seu filho tenha uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras, carnes magras, arroz, feijão, etc e não abuse de açimentos industrializados. A exposição moderada ao sol também é importante para favorecer a absorção do cálcio.
      Seria interessante vc levá-lo a um nutricionista, para uma avaliação mais detalhada da alimentação dele.

      Gde abraço,

      Juliana

    • Olá Júlia,

      Somente uma densitometria óssea é capaz de dizer se há deficiencia de cálcio. Converse com seu médico e peça pra que ele faça a solicitação do exame.

      Gde abraço,

      Juliana

  14. Kilza,

    Isso vai depender muito de como está a sua ingestão de cálcio (existem inúmeras outras fontes de cálcio além do leite e derivados) e sua exposição ao sol (a exposição à luz solar, com moderação, favorece a absorção de cálcio, pois ativa a vitamina D presente na pele).

    Para isso, consulte antes um Nutricionista, que é o profissional mais indicado para fazer esta avaliação e te orientar quanto à necessidade ou não de fazer uso de suplementos!

    Também ressaltamos a importância de se evitar a automedicação, pois o excesso de cálcio também é prejudicial ao organismo.

    Gde abraço,

    Juliana

  15. Gostaria de saber se devo começar a tomar cálcio em comprimidos, pois estou com intolerância à lactose faz 5 anos e tenho medo de ter osteoporose no futuro. obg

  16. maria manoela g cabr on

    Queria saber se intolerância à lactose é a mesma coisa que Alergia ao leite, pois a minha neta de 5 anos não pode colocar nada na boca que contenha leite, até a boquinha dela incha e ela sente algo na garganta.

  17. Olá Nelli,

    é muito importante que vc tmabém tenha acompanhamento com nutricionista, por causa da Doença de Crohn!!!

    Mas de antemão, o que podemos te adiantar é q vc procure se expor ao sol da manhã (15 minutos por dia são suficientes) e priorize outros alimentos ricos em cálcio, como as folhas verde escuro, os feijões, peixe, leite de soja enriquecido com cálcio, etc. Mas a consulta com o nutricionista é importante para avaliar adequadamente seus hábitos alimentares e indicar o que está faltando na sua alimentação e verificar se há necessidade de suplementação ou não!

    Gde abraço.

  18. nelli junqueira de f on

    Tenho 74 anos e sou portadora da doenca de crohn, gostaria de saber sobre como prevenir a osteoporose, por nao consumir leite e derivados.obrigada

  19. Juliana Crucinsky on

    Olá Maristela!

    Tudo bem?

    Sugerimos q vc converse com a sua Nutricionista a respeito. Veja com ela se existe realmente a necessidade de suplementar. Quanto aos exames, a dosagem de cálcio sérico, não é uma boa medida de deficência, pois enquanto houver cálcio disponível no organismo (nos ossos), a deficiência não se manifesta nos exames rotineiros. Para saber se há deficiencia deste mineral, talvez seja indicado fazer uma densitometria óssea, que deverá ser solicitada pelo médico, não pelo Nutricionista.

    De qq forma, para prevenir a deficiência de cálcio, além de seguir as orientações da sua Nutricionista, procure pegar sol (antes das 10h) moderadamente (cerca de 10 a 15 minutos/dia), além de procurar fazer alguma atividade física.

    Gde abraço,

    Juliana

  20. Faço uma dieta sem lactose e glutén com acompanhamento de um nutricionista há 10 meses, onde raramente consumo o glutén e a lactose. Fiquei preocupada com relação a deficiência de cálcio, apesar de consumir os alimentos que o contenham, existe o risco de eu ter deficiência de cálcio ja que eu não faço mais a suplementação? Fiz por 2 meses e não me pediram nenhum exame. Preciso fazer algum? Obrigada.

  21. Juliana Crucinsky on

    Olá Aline!

    O Nutricionista pode prescrever suplementos, desde que estes não estejam registrados como medicamentos e desde que as dosagens não ultrapassem o limite máximo de ingestão diária de cada nutriente. O Nutricionista, verifica se realmente há necessidade de suplementar após uma análise criteriosa dos hábitos alimentares do paciente.

    Gde abraço,

    Juliana

  22. Juliana Crucinsky on

    Olá Ana Maria!

    As f´romulas hidrolisadas são indicadas para os bebês alérgicos, porém crianças que já passaram da fase do aleitamento, tem muitas outras opções que dispensam o uso destas formulações, até pq, tais fórmulas são caríssimas e a maioria das famílias não tem condições finaceiras de arcar com esse custo.

    Como alergias são muito mais sérias que intolerâncias, ele realmente deve evitar tudo o que contenha leite e derivados e ovos.

    Se a alimentação dele estiver adequada e for bem variada, as chances de desenvolver deficiencias nutricionais são mínimas e leite e ovos, apesar de muito presentes em nosso hábito alimentar, não são indispensáveis (tanto que vegetarianos dispensam estes alimentos). Quanto ao Ades, a única ressalva é no teor de cálcio, que em todas as versões é zero! Somente o Ades Nutrikids é suplementado com cálcio. Então é melhor vc dar preferência a esta versão ou substituir por outro leite de soja que contenha cálcio na formulação (de uma olhada nos rótulos dos produtos).

    Gde abraço,

    Juliana

  23. Ana Maria Pacheco da on

    Olá! Gostaria de tirar uma dúvida.

    Meu filho é alergico a leite e ao ovo, quando pequeno ele sentia cólicas ao ingerir estes alimentos, hoje com 5 anos temos todo o cuidado, mas quando come um pedacinho, manifesta na pele, principalmente nos olhos (incham).

    Sempre fiz aompanhamento e substituo a alimentação com produtos à base de soja (principalmente o ades), frutas, legumes, arroz, carne, etc.

    Só que me falaram que eu devia dar tb. o leite hidrolisado, pois estou prejudicando o meu filho, isso está correto? Uma alimentação sem leite e seus derivados e ovo pode prejudicar?

    Att,

    Ana

  24. Olá..adorei o site e gostaria de saber se o profissional de nutrição pode receitar suplementos alimentares ou se é preciso ir a um medico. Obrigada.

  25. Juliana Crucinsky on

    Olá Laila!

    Tudo bem?

    Nesta mesma página, acima vc encontra bastante informação a respeito. Mas seria recomendavel vc ir a um nutricionista, para fazer uma avaliação dos seus hábitos alimentares e do seu estado nutricional e para adequar sua alimentação, de forma a prevenir qq tipo de deficiência.

    Gde abraço,

    Juliana

  26. olá,

    Descobri que sou 100% IL e estou sem rumo sobre que alimentação posso ingerir. Estou preocupada sobre o que a falta de calcio pode provocar em meu organismo. Preciso de ajuda. Desde Já obrigada. Adorei o site.

  27. Juliana Crucinsky on

    Olá Leonardo!

    Obrigada! Ficamos felizes em saber que nosso trabalho tem conseguido ajudar e a esclarecer ad dúvidas dos nossos leitores.

    Gde abraço,

    Juliana e Luciane

  28. Ok, juliana. Dúvidas sanadas. Parabéns pelo trabalho de vocês. Feliz daquele que tem acesso à internet. (ou não tem, depende do uso. Às vezes nos tornamos reféns dessa tecnologia e passamos muitas horas desnecessárias na frente do micro.) 🙂

    Abraço a você.

  29. Juliana Crucinsky on

    Olá Leonardo!

    As adaptações são em nível molecular…podemos dizer que estão em nosso DNA…não temos como mudá-las. Os ovo-lacto-vegetarianos, se tiverem uma dieta equilibrada, dificilmente vão necessitar de suplementos, entretanto, os veganos, uns mais cedo, outros mais tarde, fatalmente necessitarão suplementar pelo menos a B12.

    Realmente é contraditório, pois alguns suplementos são obtidos a partir de matéria prima animal, e mesmo os suplementos ditos veganos, em algum momento, necessitaram da experimentação com animais para que sua eficácia e segurança pudesse ser testada. Mas infelizmente, ainda não existe outro meio (sem ser pela suplementação), mesmo que a dieta destes indivíduos esteja adequada quanto aos demais nutrientes.

    Muitos vegetarianos, por buscarem levar uma vida mais saudável, adoecem com menor frequencia…diversas pesquisas já demonstraram que eles tem menor tendencia a ter diabetes, hipertensão, doenças renais, etc, o que de forma alguma significa que não adoeçam por outras causas.

    Muitas vezes, os resultados de deficiências nutricioais levam muito tempo para se manifestar, e nem sempre são facilmente percebidos, daí a importância destas pessoas serem acompanhadas periodicamente por profissionais especializados, para preveni-las ou tratá-las o quanto antes.

    Por exemplo, se por um lado as dietas vegetarianas tendem a ser mais saudáveis para o coração, a deficiência de B12 (não tratada) pode além de causar anemia e distúrbios neurológicos, aumentar a incidência de doenças cardiovasculares nestas pessoas, principalmente se já houver histórico na família.

    Gde abraço,

    Juliana

  30. Então Juliana, obrigado pelas respostas esclarecedoras. Ainda tenho algumas dúvidas. Posso? 🙂 Você disse que nosso organismo adaptou-se à nova dieta onívora não sendo mais possível mantermos uma dieta unicamente vegetariana, sem a necessidade de ingestão de alguns suplementos, tal como a B12. Logo, os vegetarianos que vivem muito e bem, ingerem suplementos? É meio contraditório se assim o fazem, não achas? Outra coisa, essa adapação orgânica é em nível molecular ou apenas nos hábitos e costumes? Assim indago pois tenho amigos, filhos de pais "normais que comes de tudo", que são vegetarianos há muitos anos, não ingerem suplementos e vivem muito bem, melhor do que eu em termos de saúde. O que dizer desses casos?

    Um abraço

  31. Olá Leonardo,

    Realmente o leite não é tão indispensável como se diz por aí, apesar de ser um alimento bastante nutritivo e rico em cálcio e proteínas de alto valor biológico.
    Partindo do seu ponto de vista, também não seria natural que consumissemos a carne de outros animais, concorda?
    Realmente esta é a visão dos vegetarianos. Infelizmente ao longo dos milênios o metabolismo humano adaptou-se à dieta onívora (ingestão de alimentos de origem vegetal e animal), não sendo possível hoje em dia mantermos uma dieta vegana (vegetariana estrita) sem a necessidade de alguns suplementos, como é o caso da vitamina B12, só encontrada nos alimentos de origem animal, e sem o devido balanceamento dos outros nutrientes, com cálcio, ferro, zinco e proteínas.

    Com relação ao cálcio, como a maioria dos vegetarianos consome menos proteína que os onívoros (e ingerem alimentos vegetais ricos em cálcio), mas não desenvolvem osteoporose?
    O excesso de proteínas (principalmente de origem animal) faz com que o o organismo elimine mais cálcio na urina, daí a maior necessidade dos onívoros em ingerir maior quantidade de cálcio. O leite possui um tipo de cálcio que é mais facilmente absorvido pelo intestino humano.

    Para que indivíduos que não ingerem leite e derivados não desenvolvam osteoporose, é necessário optarem por vegetais ricos em cálcio (como folhoos verde escuro e leguminosas), além de diminuirem a ingestão de proteína animal. Também é necessário uma exposição regular (porém moderada) ao sol, para que a vitamina D presente na pele seja ativada e favoreça a absorção do cálcio.

    Gde abraço,

    Juliana

  32. Olá, o leite é extremamente necessário para a dieta diária do ser humano? Se sim, por que então todos os outros mamíferos param de mamar alguns dias ou meses após o nascimento? Eu acho muito estranho esse alarde todo em relação ao consumo diário do leite. Em tempos antigos o homem bebia muito pouco ou quese nada de leite de vaca, alimentando-se de carnes, frutas e verduras. Já li estudos que diziam que os níveis de cálcio nos esqueletos desses homens antigos era, em muitos casos, maior que os de hoje! Ou fato curioso que me chama a atenção é que só o homem é que continua bebendo(e muito) o leite, e o que é mais estranho ainda, leite de outro mamífero! Pesquisas feitas com os vegetarianos de Loma Linda indicaram que sua saúde é ótima que que são o povo que mais vive no mundo. A maioria deles é vegetariana pura, e não "ovo-lácteo-vegetaiana". Acredito que se consumirmos uma variedade de alimentos contendo os 4 grupos básicos diariamente, não teríamos problemas, não acham?

    Abraços

  33. Juliana Crucinsky on

    Olá Sandra!

    Os alimentos aos quais sua filha apresenta intolerância, deverão ser evitados, entretanto, o objetivo do nosso site é apenas informar e não tratar!
    É aconselhável que vc mantenha o acompanhamento médico e leve sua filha a um nutricionista, que fará uma avaliação completa do estado nutricional, dos hábitos alimentares dela e da família e somente assim, poderá indicar o melhor tratamento, de forma a prevenir o surgimento de deficiências nutricionais.

    Gde abraço,

    Juliana

  34. Minha filha tem intolerancia a lactose, batata, cenoura, chocolate e sua reação é a diarreia, por favor me ajude a descobrir uma dieta alimentar que lhe seja saudavel!

  35. Juliana Crucinsky on

    Olá Roseimeri!

    De nada! Suplementos só são prescritos em último caso, quando as deficiências são graves e a alimentação não está sendo suficiente pra suprir as necessidades nutricionais, ou quando já existe alguma doença (por exemplo, osteoporose) em curso.

    Gde abraço,

    Juliana

  36. Rosimeri Meurer on

    Juliana, obrigada pela ajuda, achei realmente que indo a um endocrinologista ele poderia me receitar um complemento de calcio e de vitamina D… vou ser obrigada a brigar pela consulta no meu plano de saúde ou verificar se consigo consultar um nutricionista no hospital publico ou no posto.
    Obrigada, vou manter contato com vocês, pois muitas vezes tenho duvidas ainda sobre muitas coisas.

    Rosimeri

  37. Juliana Crucinsky on

    Olá Marcelo!

    Obrigada pelo incentivo! Realmente é muito importante conhecermos a opinião de nosso público para que possamos nos aprimorar. É gratificante saber, que passo-a-passo estamos atingindo nossos objetivos e que estamos conseguindo ajudar às pessoas que vêm em busca de informação.

    Com relação à composição dos produtos industrializados, infelizmente as indústrias mudam a composição dos mesmos sem qualquer aviso prévio, e podemos encontrar o mesmo produto com formulações diferentes. Muitas vezes nem é a formulação em si que mudou, mas sim a a fabricação de um novo produto que contenha leite em sua composição, que pode deixar os tais "traços de leite" no maquinário, e por isso, tem de colocar esta informação na embalagem dos demais produtos. Essa informação é importante, p/ alertar aos alérgicos da possibilidade de existir mesmo que uma fração mínima de proteína naquela produto, o que poderia vir a desencadear uma crise de alergia. Se a empresa não coloca o aviso e algum consumidor apresenta algum problema de saúde e ficar comprovado que foi o produto X, a empresa pode sofrer alguma penalidade.

    Acredito também que a medida que os próprios consumidores começarem a cobrar mais das indústrias, assim como os celíacos fazem, e também começarem a se organizar em grupos ou associações, as coisas começarão a mudar…mas é um longo caminho!

    Gde abraço,

    Juliana

  38. Esse Site tem tudo pra ser um grande aliado na busca de uma melhor qualidade de vida para pessoas com alergia às proteinas do leite e IL, quando esses assuntos, outrora, pouco conhecido pelos leigos e por Médicos são difundidos e esclarecidos.

    Só faço um adendo importante:por favor não postem artigos ou informações contraditórias relacionados à composição e ingredientes de determinados alimentos que, a priori, são fabricados sem leite ou derivados ou traços de leite. Investiguem a fundo a fonte. Logo logo muitas empresas perceberão que cresce cada dia mais o número de pessoas com IL ou alergia às proteinas do leite (também não é para menos – leite com soda cáustica e água oxigenada) e começar a investir em equipamentos e produzir alimentos realmente e fidedignamente isentos desses ingredientes.

  39. Juliana Crucinsky on

    Olá Rosimeri!

    Com relação a sua dúvida, endocrinologistas (nem qq outro médico) dificilmente poderão te ajudar no aspecto da alimentação, simplesmente pq a alimentação não é seu foco de estudo e trabalho…para isso existem os nutricionistas, que estudam no mínimo quatro anos a respeito das funções do corpo humano e a respeito dos alimentos, e de sua interação, entre outras coisas.

    O endócrino é o médico responsável por fazer o diagnóstico e orientar o tratamento medicamentoso de doenças endócrinas (das glândulas).

    Outro fato importante é que por lei, somente os nutricionistas podem prescrever dietas!

    No dia 02/04/2008 entrou em vigor uma nova legislação da ANS (Agência Nacional de Saúde), que torna obrigatória a cobertura de consultas com nutricionistas (e de outros profissionais, além de novos procedimentos) por TODOS os planos de saúde. Mesmo q seu plano ainda não tenha nenhum profissional credenciado, vc pode verificar a possibilidade de conseguir reembolso do valor da consulta.

    Também existe a possibilidade de ser encaminhada a um serviço de Nutrição de hospitais públicos ou postos de saúde, que apesar das dificuldades, têm excelentes profissionais em seu quadro de pessoal.

    Ainda há a opção de buscar um profissional particular…o valor da consulta pode variar bastante de um bairro para outro, mas isso tem mais a ver com uma questão de mercado do que com a competência do profissional…alguns profissionais, que atendem em bairros onde a população tem menor poder aquisitivo, acabam tendo de cobrar mais barato mesmo.

    No link abaixo vc encontra algumas informações que podem te ajudar, pelo menos enquanto vc não consegue um profissional para atendê-la…mas lembre-se de que estas informações não substituem uma consulta!
    http://semlactose.com/index.php/2008/03/08/su

    Gde abraço,

    Juliana

  40. Rosimeri Meurer on

    Boa tarde, descobri a dois meses que tenho Intolerância a Lactose e estou preocupada com a complementação de calcio. O meu plano de saúde não cobre consultas com Nutricionista, será que adianta ir em um médico endocrinologista? Ele vai poder me auxiliar?

    Obrigada,

  41. Juliana Crucinsky on

    Olá Evilin!

    Por isso enfatizamos a importância do acompanhamento médico E nutricional. O médico é o responsável pelo diagnóstico, prescrição dos medicamentos necessários e solicitação de exames específicos e o nutricionista é o profissional indicado para orirentar quanto à alimentação mais adequada, além de ser quem faz o diagnóstico do estado nutricional, avalia se a pessoa apresenta alguma deficiência de nutriente, ou mesmo, se está em risco de desenvolver alguma deficiência.

    Nosso site busca apenas alertar a respeito disto, mas nossas informações não podem (nem devem) de maneira alguma substituir a consulta com um profissional.

    Gde abraço!

    Juliana

  42. Evilin Rose Maxima d on

    Gostei muito da matéria de vocês,é bem completa e informativa. Tenho um filho de 3 anos e descobri que ele não pode tomar leite de vaca. Também não sabia que tinha que repor o cálcio e vitamina D.Obrigada pela boa informação.

  43. Ivaldete,
    Nosso site apenas contém informações sobre alimentos ricos em cálcio, como você deve ter lido nesta reportagem. Nós não fornecemos dietas ou recomendamos medicamentos. Procure um nutricionista para fazer uma valiação completa de suas necessidades e recomendar uma dieta adequada para você.

    Abçs

  44. Ivaldete Martins Vie on

    Tenho 53 anos e gostaria de uma recomendação de dieta rica em calcio para o meu dia-a-dia.Ou sugestão de medicamento .

  45. Juliana Crucinsky on

    Viviane, existem os suplementos de cálcio, mas não devem ser tomados sem uma avaliação médica prévia. Se vc não consome nenhum tipo de laticínio, procure aumentar a ingestão de leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha), oleaginosas (nozes, castanhas, etc), peixes, folhas ver-escuras e alimentos a base de soja (suplementados com cálcio!)

    Gde abraço.

  46. Socorro! Gosto de poucos alimentos que contém cálcio. Antes, bebia bastante leite e comia bastante queijo. Mas agora, fiquei preocupada. Haveria outra solução (comprimidos, etc.)?

Deixe um comentário