Anúncio

Alergia ao Leite de Vaca x Intolerância à Lactose

190

Alergia ao leite de vaca X Intolerância à lactoseA alergia ao leite de vaca (ALV) e a intolerância à lactose (IL) são duas patologias diferentes, apesar de causadas por um alimento em comum e de apresentarem sintomas semelhantes. Saiba quais as diferenças e porque é tão importante que você busque orientação médica e acompanhamento nutricional.

A IL ocorre porque o organismo não produz ou passa, por algum motivo, a produzir pouca a enzima lactase, responsável pela digestão da lactose (açúcar do leite). Em conseqüência, a lactose se acumula no intestino, para onde atrairá água, será fermentada pelas bactérias, com formação de gases, provocando diarréia, cólicas, distensão abdominal, e desconforto.

A ALV é provocada pelas proteínas presentes no leite, principalmente a globulina, que é identificada pelo sistema imunológico como um agressor, um agente estranho que precisa ser combatido. A partir da ingestão destas proteínas o sistema imunológico desencadeia uma verdadeira guerra contra os “agressores”, e esta guerra é a responsável pelos sintomas – diarréia, distensão abdominal, flatulência e ainda: lesões na pele, como urticária e coceira, sintomas respiratórios, inflamação da mucosa intestinal e até pequenos sangramentos intestinais.

A IL pode ser genética e nesse caso a pessoa já nasce sem produzir a enzima lactase, porém, em outras situações, pessoas que nunca foram intolerantes passam a ser, após gastroenterites, radioterapia ou quimioterapia, doenças inflamatórias intestinais, doença celíaca, etc. Nesses casos, a IL pode perdurar até o final da vida ou pode ser transitória e, ainda, pode apresentar vários graus. Geralmente a IL tende a piorar com a idade.

Ao contrário, a ALV tende a ser pior nos primeiros anos de vida e seus sintomas podem se suavizar com o passar dos anos. Muitas vezes esta alergia é desencadeada quando o bebê menor de 6 meses recebe leite de vaca em substituição ao leite materno, principalmente se for filho de pais alérgicos.

O aparelho digestivo dos bebês está preparado para digerir somente o leite materno, que é um alimento de fácil digestão, contendo proteínas que não causam alergia, mas em muitas situações a mãe não pode amamentar e acaba-se utilizando leite de vaca, no lugar de fórmulas específicas para a idade da criança. Nestes casos, como o intestino ainda não amadureceu o suficiente, ele acaba permitindo de proteínas inteiras ou fragmentos maiores de proteína sejam absorvidos, e ao entrarem na corrente sangüínea, desencadeiam o processo alérgico.

Após esse primeiro contato, toda vez que o leite for ingerido, o organismo agirá da mesma maneira, e os sintomas surgem novamente, porém, nem sempre o problema é percebido logo porque pode ser confundido com a IL ou com outras doenças ou mesmo alergia, mas a outros alimentos, como soja (ou leite de soja), etc.

Assim, é importantíssimo ser corretamente diagnosticado, porque o tratamento é diferente!

Na IL o componente que precisa ser excluído, ou pelo menos ingerido em menor quantidade (dependendo do grau de intolerância) é a lactose, enquanto que na ALV deve-se excluir totalmente a proteína e mesmo frações dela, pois até mesmo alimentos “contaminados” com proteínas do leite podem desencadear o processo alérgico!

Leia Também:

Referência Bibliográfica

Barbieri, D., Palma, D. “Gastroenterologia e Nutrição”. São Paulo: Editora Atheneu, 2001.
Heyman, M.B. “Lactose Intolerance in Infants, Children, and Adolescents”. Pediatrics 2006; 118; 1279-1286. Disponível em: www.pediatrics.org
Crittenden, R.G., Bennett, L.E. “Cow’s Milk Allergy: A Complex Disorder”. Journal of the American College of Nutrition. Vol. 24, Nº 6, 582S-591S.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Graduada pelo Instituto de Nutrição da UERJ, especialista em Nutrição Enteral e Parenteral pela Santa Casa de Misericórdia (RJ), especialista em Gestão da Saúde e Administração Hospitalar pela Universidade Estácio de Sá, em Nutrição Esportiva, pela Universidade Gama Filho.

190 Comentários

  1. Olá olá tenho um bebê de 2 meses então quando ele nasceu não tive Leite suficiente para amamentar então o médico prescreveu o nestogenio e assim eu fiz comprei e dei mas eu sei que nós tava no Corpinho dele manchas vermelhas e em seu rosto manchas vermelhas como caroços e descascando e logo também percebi que ele sempre fez cocô estilo diarreia Beleza passou-se o tempo ele começou apresentar um novo quadro com apenas 2 meses ele começou a ter diarreia essas manchas que eu falei mais acima e um novo quadro que era o vômito Então sempre que eu dava nestogenio a ele ele vomitava e com isso ele ficou muito magro decidi levar no hospital ele também estava com um pouco de infecção urinária diagnosticaram e ele também faz de vez em quando as fezes com bolinhas vermelhas bem pequenininhas os médicos acham que ele tem tolerância à lactose o que pode ser Desde já agradeço obrigada

    • Kesia, é mais provável que esses sintomas sejam de alergia as proteínas do leite. Se for este o caso (que deve ser confirmado com o médico) seu bebê não pode consumir nenhum tipo de alimento que contenha leite, soreo de leite, iogurte, creme de leite, leite em pó, enfim, nenhum derivado de leite. abs

  2. Oi sou mae de duas criancas portadoras de galactosemia,gostaria de saber se o leite de vaca com zero lactose pode ser usados por eles ou realmente e somente o leite de soja?

    • Patricia, nenhum produto zero lactose pode ser oferecido a galactosêmicos. Os alimentos lácteos que você encontra no mercado com o rótulo ZERO LACTOSE passam pela aplicação da enzima lactase, que hidroliza a lactose. A lactose é quebrada em galactose e glicose. Como nesses produtos a galactose está presente, você deve oferecer apenas leites vegetais e seguir a recomendação médica.

  3. Olá, gostaria de saber se posso ter intolerancia a lactose ou alergia? Bom tenho 22 anos e desde pequena foi assim, quando tomo tudo que tenha leite ou algo muito doce,me dá diarreia, fortes dores no estomago,ancea de vomito,e sem contar que os gases estouram por dentre,ai fico com a barriga dura e inchada,fira os barulhos que fazem la dentro da barriga quando eles estouram, isso é muito incomodo e vergonhoso,não fiz o teste pq dizem que dão um leite pra tomar,ai teria q correr pro banheiro e isso iria me constranger muito,tem algum teste que posso fazer via oral? Por favor me responda, preciso de ajuda urgente.OBRIGADA

  4. Olá!!!

    Preciso de ajuda urgente, meu bebê desde o começo tinha muitos gases, diarreia, umas bolinhas brancas no coco, inchaço abdominal e um desconforto muito grande durante o dia e principalmente a noite, foi diagnosticado com intolerância a lactose e lhe foi receitado o aptamil sem lactose o que não resolveu,então o pediatra trocou para o Nan SOY o que melhorou de um dia para o outro o inchaço,as fezes e o desconforto durante o dia, porém a noite ele continua com um sono conturbado, se encolhe, se espreme, se mexe muito,mas tudo isso dormindo como fazia antes do diagnóstico, no começo achei que fosse cólicas,mas já se passaram 6 meses e nada mudou.
    Então pergunto…Será que ele pode ser APLV e não IL e talvez ele tenha desenvolvido alergia da proteína da soja?ou por ele ter consumido por dois meses leite tendo esses problema pode ter causado alguma lesão?
    OBS:Somente com dois meses que foi diagnosticado, pois antes levei em 5 pediatras e todos diziam se tratar de cólicas.

  5. ola. estou tomando leite sem lactose e os sintomas do leit inntegral sumiram. otimo. ao ler a embalagem vi que para retirar a lactose e utilizado a enzima lactase. lembrando da biologia que em uma reaçao catalitica a enzima não é consumida entao poderia misturar leite com a enzima ao integral que este ultimo se transformaria no primeiro, sem lactose. Isso acontece? alguem ja tentou isso?

  6. Olá Juliana. Minha filha tem 2 anos e 1 mês, 78cm e 10,3 Kg e vomita desde 10 dias de vida, e tem um pouco de manchas escuras nas nádegas e coxas. Amamentei até 1 ano e 1 mês. E até 1 ano e 4 meses nenhum dos 3 pediatras que passei tinham me falado de IL ou ALV. Com 1 ano e 4 meses um alergista me orientou a retirar o leite (na época Nestogeno, fiz testes com Aptamil Pepti e ela também vomitava). Passei a dar apenas soja, os vomitos diminuíram muito, mas de vez enquando ainda vomita. Ela é bem mais baixa que todos da idade dela. Um endocrino agora me orientou a retirar a soja também. Preciso saber se ela tem IL ou APLV. Quais são os exames que me darão essa resposta? Quero saber se ela pode tomar alguma destas formulas existentes no mercado que possam nutrí-la melhor.

    • Olá Bianca,

      Existe o teste ora de tolerancia a lactose, para diagnosticar a IL, e os testes de alergia, para diagnosticar a ALV, porém estes últimos, nem sempre apresentam resultados muito confiáveis em crianças pequenas (há um grande número de resultados falso-negativos).

      Infelizmente não podemos indicar nenhum produto. Mas sugerimos que vc converse com o pediatra dela a respeito, para que ele possa avaliar a necessidade dos exames e indicar o produto mais indicado.

      Gde abraço,

      Juliana

  7. OLÁ! BOM DIA! MINHA FILHA TEM 03 MESES E 05 DIAS. AMAMENTEI MUITO POUCO, POIS QUASE NÃO TIVE LEITE. ELA COMEÇOU TOMANDO NESTOGENO E DEPOIS DE ALGUNS DIAS APRESENTOU BOLINHAS PELO CORPO, COMO SE FOSSE UMA DERMATITE NA PELE QUE FOI PIORANDO.O PEDIATRA INFORMOU QUE ELA PODERIA TER ALERGIA AO LEITE DE VACA E PASSOU SUPRA SOY E ELA PASSOU A TER UMA DESINTERIA MUITO SEVERA. APÓS ESSE EPISÓDIO O PEDIATRA PASSOU NAM SEM LACTOSE E ELA APRESENTOU NOVAMENTE A DERMATITE NA VAGINA E ROSTO.ESTOU DANDO O NAM SOY E ATÉ AGORA( 03 DIAS ELA NÃO APRESENTOU NADA). O QUE SEÁ QUE ELA TEM? TENHO QUE IR AO GASTROPEDIATRA?

    • juliana_nutri on

      Olá Camila,

      Convém procurar um especialista, pois ficar trocando a composição das fórmulas, só vai agravar a situação. No caso de alergia ao leite de vaca, é indicado utilizar fórmulas com proteínas hidrolisadas.
      Marque um especialista para ela o quanto antes.

      Gde abraço,
      Juliana

    • juliana_nutri on

      Olá Marcos,

      Vc pode tentar conseguir o fornecimento gratuito através da Secretaria de Saude da sua cidade, mas precisará de um laudo médico, justificando a necessidade do produto.

      Gde abraço,

      Juliana

  8. luana soares on

    tenho um filho de 3 anos ,ele tem reaçao imediata ao leite de vaca fica vermelho sai rastros de sangue ,,nas fezes dor na barriga e ate estufamento , mas em todos os exames que ele fez deram normais,gostaria de saber se existe alergia sem dar nos exames?

    • juliana_nutri on

      Olá Luana,

      Em crianças, principalmente, os testes de alergia podem apresentar um "falso-negativo" como resultado, ou seja, a criança é alérgica, mas o resultado da negativo.

      Gde abraço,

      Juliana

  9. Por favor dra. preciso de uma explicação, se um bebê com ILV consumir o Leite Nan AR, Aptamil AR, NAN confort com Nutilis, durante os 3 primeiros meses de vida, sem o pediatra nem os pais perceberem, pode levar à óbito ?

    • juliana_nutri on

      Olá Gustavo,

      Se a criança apresenta alergia às proteínas do leite e consome produtos que as contém como os produtos que vc mencionou, isso pode ser muito perigoso à saúde! Quanto à levar à óbito, vai depender da gravidade dos sintomas, da quantidade ingerida, do tempo em q isto ocorreu, entre outros fatores, como presença de outras complicações, infecções, etc.

      Gde abraço,

      Juliana

  10. Olá! Meu filho com 1 mês de idade golfava muito e apresentou irritabilidadel, levei a um gastropediatra e o mesmo disse que meu filho tinha APLV, tirei tudo de leite e derivados da minha dieta (ele só toma LM), realmente meu bb melhorou muito, até as golfadas, percebo q quando como algo com leite ele não fica mal, mas se eu comer por vários dias ele apresenta muco nas fezes e irritabilidade. Ele nunca apresentou problema na pele, nem emagreceu, nem teve diarréia, nem problemas respiratórios, nem sangue visível nas fezes. Eu tomo leite de soja. Hoje meu bb está com quase 5 meses e vou voltar a trabalhar, tenho que entrar com fórmula e a médica sugeriu o alfarré. Eu estava pensando em dar o enfamil prosobee, só que ele tem soja. O leite a base de soja é recomendado para bbs com menos de 6 meses? Será q posso fazer um teste para ver se ele tolera? Se ele tiver alergia a soja pelo fato de eu tomar o leite de soja ele já haveria apresentado sintomas? Levei a 2 gastropediatras e eles deram o mesmo diagnóstico, mas não fizeram exames.

    • Olá Cyssa,

      Em bebês, o diagnóstico muitas vezes baseia-se nos sintomas, pq os exames podem não apresentar resultados muito precisos, e por serem invasivos. Se seu bebê tem alergia ao leite de vaca, ele pode vir a apresentar alergia a outros alimentos, e sendo a soja, um alimento altamente alergênico, o médico fui prudente ao indicar o Alfaré. O melhor afazer é seguir as orientações dele, para não por a saúde do seu bebê em risco desnecessariamente.

      Gde abraço,

      Juliana

  11. oi , tenho uma menina de 4 meses e ela teve alergia de leite de vaca , ai o medico me falou para dar o nan . e entao passado alguns dias deu febre nela e a levei no hospital , e o medico receitou amoxilina por que ela astava com a garganta vermrlha , e entao no outro dia eu nao podia encostar nela que ela chorava fui novamente para o hospital e o medico a internou deu um anti alergico para ela e ela melhorou e depois eu percebi que ela estava inchada sera que era alergia ao nan? espero sua resposta anciosa .

    • Olá Dayana,

      Se sua filha foi diagnosticada com alérgca ao leite de vaca, a reação q vc descreve pode ter sido causada pelo Nan, já q este produto, apesar de ter sua comosição adaptada às necessidades nutricionais dos bebês, é produzido com base no leite de vaca.
      Sua filha precisa de algum produto que contenha proteínas hidrolizadas, para evitar q faça a reação alérgica. Converse com o médico dela a respeito.

      Gde abraço,

      Juliana

  12. tenho um bebe de 3 meses e a medica acha que ele e alergico só´porque ele chora para mamar e muitas vezes nao quer mamar tenho que fazer er para le dormir para dar mamar para ele

    • Raos, além do seu bebê chorar para mamar ele apresenta outros sintomas? É realmente estranho que um diagnóstico de alergia se baseie apenas neste sintoma. Não foram feitos exames? Se vc está em dúvida, consulte outro especialista. Abs

    • juliana_nutri on

      Olá Raos,

      Seu bebê mama mamadeira? Se for, é possível q as reações dele tenham alguma relação com desconforto gastro intestinal, q pode ter relação com alergia alimentar.

      Gde abraço,

      Juliana

  13. Olá, Parabéns pelo site.

    A minha situação é a seguinte: A minha filha de 04 meses apresentou alguns filetes de sangue nas fezes por alguns dias. A mãe nao amamenta mais e naquele período o bebe estava tomando NAN Comfor, após a pediatra orientou o NAN soy, por acreditar ser IL. Marcamos com uma GASTRO e ela afirmou ser ALV, e comentou que antes de 1 ano é muito dificil ter IL.

    Também disse que não existe teste para detectar se realmente é ALV.

    Essas informações procedem?

    Porque pelo que tenho pesquisado, o único sintoma que minha filha apresentou foi o sangue.

    Chegamos a fazer um ultrassom e nada foi detectado.

    A Gastro receitou o Pregomim, e mesmo sabendo que o Estado dá, isso leva um tempo e até lá o gasto é alto.

    A minha dúvida é de que faz quase um mês que estamos dando o NAN SOY e não houve mais sangue. Se fosse ALV não deveria ser freQuente ou ter mais sintomas especificos?

    Obrigado

    • Olá Moacir,

      Realmente a IL é muito rara na idade da sua filha! O que acontece muito frequentemente, é que a ALV é confundida com IL.
      Sangue nas fezes é um dos possíveis sintomas de ALV, não de IL, e com o uso do nan soy, o sintoma melhorou pq esta f´romula não contém leite de vaca. Porém, a soja é tão alergenica quanto o leite de vaca e a médica foi prudente em pedir a suspensaão da soja, para evitar que sua filha também se torne alérgica a ela…por isso indicou o Pregomin, que apesar de ser caro, para sua filha, vai funcioanr como alimento e "remédio".
      Na idade dela, os exames para diagnóstico de alergia são muito imprecisos e os resultados podem acusar um falso negativo…por isso q muito médicos optam pela chamada "prova terapêutica", q é a exclusão do alimento, para verificar se haverá melhora. o ultrassom não é capaz de detectar nem alergia e nem IL, porém é útil para outros problemas, que pelo visto, felizmente foram descartados.
      Acredito que a médica que assite sua filha está no caminho certo!

      Gde abraço,

      Juliana

  14. Olá, Juliana!

    Tenho 25 anos e estou passando por problemas, acredito que por causa do leite. Tenho muita acne no rosto, manchas, irritabilidade, suor em excesso e coceira no corpo (principalmente nas costas). Fiquei, por um acaso, 2 semanas sem tomar leite em grandes quantidades e senti, não sei se por coincidência, uma melhora significativa dos sintomas mencionados. Voltei a tomar achocolatado diariamente, comi pizza neste final de semana e voltei a ter problemas. Meu rosto voltou a irritar, minhas costas e tenho um mal humor e irritação sem explicação lógica.

    Gostaria muito que me orientasse em como proceder.

    • Ola Anderson,

      Vc mesmo já pode verificar o quanto o leite é prejudicial a vc! É provável q vc tenha hipersensibilidade às proteínas do leite.
      Procure um Nutricionista Funcional, que é o profissional mais indicado para te orientar nesse aspecto. No site da sociedade Brasileira de Nutrção Funcional <a href="http:// (www.sbnf.com.br)” target=”_blank”> <a href="http://(www.sbnf.com.br)” target=”_blank”>(www.sbnf.com.br) vc consegue obter uma listagem com profissionais por estado.

      Gde abraço,

      Juliana

  15. Eu achei muito interessante esse post,mas tenho uma dúvida,quando criança minha mãe não conseguiu amamentar nem 6 meses e eu não podia tomar leite de vaca que passava mal,segundo ela,eu só tomava leite de cabra e não tinha nenhum problema,há algum tempo eu andei percebendo que toda vez que tomava leite de vaca me dava dor de barriga e eu tinha de ir ao banheiro,não necessariamente sendo diarréia,só que a puco tempo andei abusando do leite por conta do frio e comecei a ter dores muito fortes de não conseguir ficar em pé,fui ao médico e fiz o exame de intolerância a lactose,que deu positivo,mas lendo esse post e algumas matérias que já li sobre o assunto pergunto se é possível ter os 2 ? A intolerância e a alergia ou se tendo intolerância eu já tenho a alergia ? Desde já agradeço.

    • Olá Barbara,

      É possível ter os dois problemas (ALV e IL)…eu mesma descobri que tenho!
      Converse com seu médico a respeito, exclua totalmente leite e derivados por um tempo, para avaliar se os sintomas melhorem e procure um nutricionista, para ajustar sua alimentação e prevenir desequilibrios nutricionais.

      Gde abraço,

      Juliana

  16. Olá, descobri o site recentemente e estou gostando muito dos posts. Tenho uma filha de 3 anos e meio e desde os 4 meses de vida identificamos uma alergia ao leite de vaca.

    O evento que desencadeou a alergia foi a 2a. dose da vacina contra o rotavírus. Provavelmente ela deveria ter alguma pré-disposição à alergia, pois eu e minha esposa somos muito alérgicos, mas não ao leite. Ela teve uma reação muito forte, com sangramento nas fezes por mais de 30 dias e só começou a melhorar quando minha esposa cortou completamente a ingestão de leite e derivados. Desde então ela vem consumindo leite e derivados de soja como substituto.

    Eu tenho um blog e lá eu relatei na época tudo o que aconteceu e, desde então, tem sido o post mais acessado e comentado de todos! Veja: digravida.blogspot.com.br/2009/05/diga-nao-vacina-do-rotavirus.html, se quiser.

    Minha pergunta vai mais além: vocês, como profissionais da área, já tomaram conhecimento de alguma relação comprovada entre essa vacina e alergia ao leite? Os pediatras e alergistas com os quais conversei não conseguem me afirmar nada sobre isso, mas um pai/mãe que se preocupa e acompanha o dia-a-dia de um filho, o conhece muito bem e nada me tira essa causa da alergia da cabeça!

    Obrigado e parabéns pelo ótimo trabalho no site semlactose.

    • Obrigada Igor. Teríamos que pesquisar mais, mas lembro de já ter lido algo sobre algumas vacinas causarem reações alérgicas. Vamos pesquisar o tema e se encontrarmos algo, publicaremos aqui.
      Abs

  17. boa noite,
    meu nome é Valeria hoje fui ao supermecado e comprei varios litros de leite zero lactose,estava toda empolgada pensando
    que iria fazer bem para o meu filho de 4 anos que tem alergia a proteina do leite,só que agora lendo esta pagina descobri que nao tem nada a ver, deve ser por isso que ele vem passando mal a mais de um mes
    (foi quando introduzi o tal leite)ele esta tendo crises de bronquite, refluxo,diarreia e dores abdominais,obrigada pelos esclarecimentos.

    • juliana_nutri on

      Olá Valéria,

      Infelizmente ainda existe muita confusão entre IL e ALV. Os leites com baixa lactose são contra-indicados para quem tem alergia às proteínas do leite! Suspensa imediatamente o uso do produto e só ofereça a seu filho alternativas mais seguras, como os leites vegetais, e assim mesmo, caso ele não apresente alergia a nenhum deles.

      Gde abraço,

      Juliana

    • Lela,
      De forma geral, os embutidos recebem algum tipo de açúcar como ingrediente que atua na conservação do produto. Cada indústria decide qual o tipo de açúcar que irá acrescentar na produção de seus embutidos. Os mais comuns são a sacarose, a lactose, a dextrose, a glucose, o xarope de milho, o amido e o sorbitol. Alguns embutidos levam leite em pó. Mas o importante é entender alguns detalhes: 1. a quantidade de lactose que deve ser utilizada na elaboração desses produtos é mínima e a porção que geralmente consumimos é pequena. 2. A função dos açúcares nos embutidos é fornecer fonte de energia para que as bactérias acido-láticas consumam o açúcar e produzam ácido lático. Com isso, quando a lactose é utilizada nesse tipo de produto, ela é naturalmente consumida pelas bactérias. O cuidado com este tipo de produto deve ser apenas para pessoas com ALV (Alergia ás proteínas do leite) já que alguns fabricantes usam leite em pó na elaboração do produto. abs

  18. Olá,
    há algum tempo comecei a perceber que ao consumir leite e seus derivados me fazia mal.
    Sentia uma dor de cabeça muito forte,o que não acontecia até até então.
    Quando deixei de consumí-los me senti bem melhor e não sinto as dores de cabeça.
    qual especialidade devo consultar para investigar§
    Será intolerância§

    • Olá Luciana,

      As dores de cabeça ocorriam somente com a ingestão de leite e derivados, ou também coim algum outro alimento?
      Leite e derivados (assim como outros alimentos, como chocolate, vinho, etc) possuem uma substãncia chamada tiramina, que pode provocar crise de dor de cabeça (enxaqueca) em pessoas mais sensíveis, mas essa reação pode não ter nenhuma relação com alergia alimentar.
      Vc pode procurar um neurologista, para avaliar outras possíveis causas de dor de cabeça e um alergologista, para uma avaliação de uma possível alergia ao leite de vaca, ou mesmo um nutricionista funcional.

      Gde abraço,

      Juliana

  19. Meu filho tem dois mesaes e está evacuando sangue…os médicos disseram que é alergia a leite de vaca…fazem quatorze dias que faço a dieta e ainda tem sangue nas fezes e ainda surge bolinhas vermelhas no couro cabeludo..Áté quando vai essa reações…?Espero respostas urgentes

    • Olá Karina,

      É importante vc verificar atentamente o rótulo de TUDO o que vc estiver consumindo, pois é muito provável que ainda exista leite escondido na sua alimentação (presente em alimentos industrializados, por exemplo), já que não basta excluir o leite "visível" (leite, queijos, iogurtes, etc). Cuide bastante da sua alimentação e certifique-se de que de fto, vc não está ingerindo absolutamente nada com leite. Se nem assim os sintomas do seu bebê não melhorarem, converse com o médico para que ele avalie o caso e até investigue outras possíveis causas para os sintomas dele, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  20. Boa Tarde,
    Tenho algumas latas de leite Pregomin, porem meu filho começou a tomar o Nan Soy ( Soja) e o Pregomin Soy ( Soja), tentei trocar na farmacia de alto custo, mas eles não trocam, gostaria de saber se alguem tem interesse em comprar ou trocar uma lata de Pregomin por 02 de soja, meu e-mail para contato é gigisp@ig.com.br

    No aguardo,
    Atenciosamente

  21. Boa Tarde,Tenho em casa algumas latas do Pregomin e agora meu filho passou a utilizar o leite de soja, tentei trocar na farmacia de alto custo, mas e eles não trocam..
    Gostaria de saber se alguem tem interesse em comprar ou trocar cada lata de pregomin por 02 de Nan Soy ou Pregomin Soy.
    Por favor entrem em contato comigo por e-mail e posterior passo meu telefone: gigisp@ig.com.br
    Obrigada e aguardo retorno

  22. CONTINUAÇÃO: Foi a primeira vez que fiquei nesse estado (rosto inchado) sendo que sempre ficava com os sintomas de barringa inchada, gases, diarreia e enjoo (comuns após eu tomar leite). Fui ao médico e ele me disse que desconfia que é alergia as proteínas do leite. Então, ele me passou um remédio antialérgico (Zyxem) para eu tomá-lo durante 2 semanas um comprimido ao dia e passou exame de sangue para eu voltar e mostrá-lo. Eu vou fazê-lo amanhã e levá-lo. Assim, ele disse que era para eu suspender o leite da alimentação e seus derivados. Depois de cortar o leite e seus derivados melhorei e já estou com a pele do rosto normal e só meus lábios que ainda estão um pouco escuros, porém já voltando ao normal. Será que realmente tenho alergia a alguma proteína do leite já que tive todos esses sintomas?

    • Carlos, a alergia a algum alimento pode aparecer em qualquer fase da vida, mesmo já tendo consumido o alimento em questão diversas vezes. Assim, é possível que seus sintomas estejam relacionados a alergia ao leite, mas somente o médico e os exames é que poderão confirmar o seu diagnóstico. De qualquer forma, a conduta do seu médico está totalmente correta. Siga as orientações que ele lhe deu e aguarde sua nova consulta para discutir mais detalhes. Abs

  23. Oi, tudo bom?
    Bom, sempre de 20 minutos a meia hora após tomar leite eu ficava com gases, barriga inchada, diarreia e além de muito enjoo. Toda vez. Porém, como sempre tive o hábito de tomar leite, mesmo apresentando esses sintomas após seu consumo, não parei e tomava todos os dias. Só que, a mais ou menos uns 8 dias, me deu uma crise alérgica e fiquei com o rosto inchado (cheio de "pintinhas vermelhas" por todo o rosto), olhos também muito inchados e com manchas também vermelhas, boca ressecada, meus lábios escureceram e até fiquei com a pele descascando.

  24. Boa noite, li todos os depoimentos e continuo com duvida.
    Acabo de comprar Leite em po caprilat (cabra), ainda nao tomei e sou IL.
    Troco o leite por um 0% lactose ou posso tomar?
    Obrigada!

    • Adriana,
      O leite de cabra (Caprilat ou outros) contém lactose assim como qualquer leite de origem animal. SE vc tem IL, não deve tomar este leite, mas sim um de baixa lactose. abs

  25. Flavia Garcia on

    Bom dia! Meu filho tem 8 meses e ainda está se alimentando de leite materno além das papinhas. Nas 3 vezes que precisei dar leite artificial por motivos diversos ele passou muito mal, inclusive indo parar na emergência 2 vezes devido a vômitos intensos e muita fraqueza. Na primeira vez dei Nan 1, na segunda Nan Soy e na terceira Aptamil Soja 2. Estou muito preocupada pois meu leite está diminuindo bastante e tenho que introduzir leite artificial pra ele e o pediatra não diagnosticou se ele tem alergia a lactose ou apenas intolerância. Muito obrigada desde já pela atenção.
    Flavia Garcia

    • juliana_nutri on

      Olá Flávia,

      Se seu bebê apresentou os mesmos sintomas com as fórmulas a base de soja (Aptamil soja e nan Soy), não se trata de intolerancia a lactose, já que estas fórmulas são isentas de lactose!
      É importante que o médico pesquise alergia alimentar, ás proteínas do leite de vaca e às proteínas da soja, já que ambos são alimentos de alto potencial alergênico e talvez por isso seu bebê tenha apresentado reações semelhantes a todos or produtos. Procure um alergologista ou um gastropediatra, para uma avaliação mais detalhada antes de tentar introduzir novos alimento, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

      • Flavia Garcia on

        Boa tarde Juliana, muito obrigada pela sua resposta. Só tenho mais uma dúvida: eu me alimento de leite e derivados diariamente e tb tomo leite de soja todos os dias e amamento o meu filho…se esse problema que ele apresenta fosse decorrente de alergia as proteínas do leite e da soja ele não apresentaria o quadro de vômitos tb após mamar leite materno? Estou realmente muito em dúvida ao que ele pode ter.
        Obrigada mais uma vez,
        Flavia

      • juliana_nutri on

        Olá Flávia,

        Nem todos os bebês apresentam os sintomas alérgicos quando a mãe, que amamenta, faz uso dos alimentos em questão, pois alguns bebês são mais sensíveis e outros, nem tanto. De toda forma, é importante que o médico avalie o caso, e solicite os exames necessários para chegar ao diagnóstico correto.

        Gde abraço,

        Juliana

  26. Meu neto vai fazer 6 meses, mamava no peito, mas de uma forma inexplicável passou a ter diarréia e médico passou exames que diagnosticou intolerância e alergia a leite. Prescreveu um leite caríssimo, que estamos comprando. Só que meu neto ainda não come nada pastoso, daí resolvemos bater banana ao tal leite. Foi horrível, pois o menino gritou muito, acho que de dores, e em torno da boca, onde sujou de vitamina ficou muito vermelho.
    Eis minha pergunta: é possível a banana causar alergia? Em caso de papinha com legumes ou de frutas, qual a opção?

    • juliana_nutri on

      Olá Denise!

      Mas a alergia dele é ao leite de vaca? Nesse caso, pq ele não está tomando leite materno?
      Qualquer alimento pode causar alergia! E na idade dele deve-se evitar a introdução precce de certos alimentos justamente pelo alto risco do surgimento de alergias. A reação pode ter sido à banada, mas também pode ter sido a formula que ele está usando. Melhor conversar com o médico dele a respeito e evitar dar qq alimento novo a ele sem antes falar com o médico.

      Gde abraço,

      Juliana

  27. Bom dia!Tenho um filho de 2anos,e ele frequentemente inflama a garganta,fiz o tratamento com o Otorrino,mas não resolveu,me mandoiu procurar um alergista.Levei no alergista e o Dr me disse que ele tem alergia ao leite,cortou o leite de vaca e todos os derivados.Alguém já ouviu falar se o leite pode causar inflamação de garganta frequentemente para quem tem alergia a ele?

  28. BOA NOITE, TENHO UMA FILHA DE 8 MESES E DESDE OS 5 MESES QUE EU A DESMAMEI POR MOTIVO DE VOLTA AO TRABALHO EU SOFRO COM ELA COM CONSTIPAÇAO INTESTINAL….. JA FIZ DE TUDO QUE ME ENSINARAM….A PEDIATRA DELA ENCAMINHOU PARA UM GASTROPEDIÁTRICO ONDE FOI RECEITADO O LEITE ALFARE E SUSPENDEU TUDO QUE FOR DERIVADO DE LEITE, POIS A MEDICA SUSPEITA DE ALERGIA AO LEITE. O INTESTINO DELA FUNCIONOU 100% COM ESSE LEITE, SO QUE ESSE LEITE TEM UM GOSTO MUITO RUIM E ELA QUASE NAO TOMA, SO QUANDO TA COM MUITA FOME, ENTAO PASSEI A DAR POR CONTA PROPRIA LEITE DE SOJA UMA MAMADEIORA ANTES DE DORMIR. DEI POR UMS 4 DIAS E ELA RESSECOU NOVAMENTE. EU ACREDITO QUE TENHA SIDO O LEITE DE SOJA POIS NAO DEI OUTRO TIPO DE ALIMENTO A ELA. O LEITE DE SOJA PODE DAR PROBLEMA A QUEM TEM ALERGIA AO LEITE?????????

    • juliana_nutri on

      Olá Gilneia,

      O leite de soja, assim como leite de cabra podem causar alergia em crianças que ja apresentam alergia ao leite de vaca.
      Realmente o Alfaré é o produto mais indicado, mas se sua filha não se adaptou a ele, é importante vc conversar com o me´dico dela a respeito. Também não é aconselhável vc oferecer nenhum alimento novo ou outro tipo de leite sem converar primeiro com o médico, pelo risco de surgirem novas alergias.

      Gde abraço,

      Juliana

  29. FÁTIMA CAETANO on

    Já faz 2 anos que meu filho foi diagnosticado com IL e toma diariamente comprimidos de LACTASE.
    Depois de tomar ele parou de ter diarréia e vômitos. Ultimamente tem tido muitas coceiras pelo corpo e cheio de bolinhas e catarros pelo nariz e até olho. Será que pode ser ALV ?
    Grata
    Fátima Caetano.

    • juliana_nutri on

      Olá Fátima,

      Somente com exames específicos é que poderemos saber se é ALV ou algum outro problema.
      Converse com o médico dele a respeito e se for o caso, procure um alergologista, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  30. O meu filho foi diagnosticado aos 7 meses como bebê chiador, as crises de chiado eram repetidas, hoje ele esta com 1 ano e 8 meses e desde então tem tosse crônica e catarro sempre.
    Fez o teste de ALV e deu negativo , mas seria possível o causador disso ser o leite de vaca?? Alguem teve um caso parecido e melhorou quando trocou o leite???
    Ajudem me !!

    • juliana_nutri on

      Olá Cristiane,

      Muitos fatores podem interferir em testes de alergia, e somente um resultado negativo nem sempre é o suficiente para excluir a ALV. Entretanto, os sintomas do seu filho podem ter outras causas, como asma, alergia a qq substância (poeira, pelo de animais, etc, etc). Sugerimos que vc procure um alergologista para fazer todos os testes necessários.

      Gde abraço,

      Juliana

    • oi Cristiane, meu filho tem 9 meses e tem crises desde os 3 meses.Éle é chiador tb. já dei o Nan normal, nan Confort, Nan HA e comecei o Nan soy agora. Estou em teste este mes para ver se a crise melhora. ele tb deu negativo no exame de leite, mas na duvida estou dando o nan soy.
      marinatraina@yahoo.com

  31. Descobri que minha filha tem alergia ao leite de vaca a 5 meses,então mudei para o leite de soja.Quando poderei voltar com o leite de vaca,já que o de soja é mais caro,ela tem 2 anos e 7 meses? Terá que fazer outro exame de sangue?Como é feita essa reintrodução?Agradeço a atenção e parabéns pelo site.Abraço,espero retorno.Ela melhorou os problemas respiratórios após a suspensão do leite de vaca.

    • Olá Catia,

      Só o tempo vai dizer se a alergia passará ou não. Enquanto isso, é necessário o acompanhamento médico e quando o mesmo julgar oportuno, ele solicitará novos exames e te orientará quanto à re-introdução do leite na alimentação dela. Enquanto isso, não recomendamos que vc tente dar leite a ela por conta própria, pois os riscos de uma crise alérgica são muito grandes e não há como prever a intesidade da mesma.

      Gde abraço,

      Juliana

  32. Liliane Vallim on

    Olá,
    Tenho uma dúvida: uma pessoa que faz o exame de sangue para testar se tem intolerância a lactose e dá positivo, pode ter na verdade alergia a lactose? ou, no caso de fazer o exame não há erro, é intolerância mesmo?
    Liliane Vallim

    • Liliane,
      Em primeiro lugar, não existe ALERGIA à lactose. O que podemos ter é INTOLERÂNCIA à lactose, devido ao fato de nosso organismo não estar produzindo em quantidade suficiente a enzima que quebra a lactose, o açúcar do leite. Quando o exame mostra que houve uma pequena variação da taxa de glicose no sangue é um indicativo que a lactose realmente não está sendo hidrolisada pela enzima. Mas o mais importante de tudo são os sintomas que o paciente teve após a realização do exame (em pacientes com IL, é comum ocorrerem diarreias e gases) analisado em conjunto com o histórico clínico. Somente assim o médico poderá fazer um diagnóstico correto.

      • Liliane Vallim on

        Oi Luciane,
        Então, o meu marido fez o exame, deu uma forte alteração, mas ele não tem diarréia. Ele tem gases e um mal estar geral com enjôos fortes e uma sensação desagradável logo acima dos olhos que ele relata que incomoda mas que não é dor de cabeça, é como se fosse um peso.
        De vez em quando, ele também apresenta pequenos pontos de coceira pelo corpo e também (não necessáriamente ao mesmo tempo) pequenos inchaços na pele como uma bolinha com meio centímentro de diâmetro, principalmente no rosto e isso acontece sem mais nem menos.
        Mas, a diarréia que é um ponto comum na alergia ao leite, na intoloerância a lactose e na doença de crown ele não tem.
        Por tudo isso, acho que o diagnóstico dele ainda não está completo, o que vc acha?
        Obrigada pela resposta.
        Liliane Vallim

      • Olá Liliane,
        Nem todas as pessoas que tem IL tem diarreias. Este é apenas um sintoma comum, mas não ocorre em todos os casos, segundo estudos médicos. Coceiras e inchaços na pele geralmente não são associados a intolerância à lactose. Como havia comentado, os sintomas da intolerância à lactose geralmente ficam restritos ao trato gastrointestinal, enquanto que sintomas cutâneos, como coceiras e inchaços podem estar relacionados a alergias alimentares. Pelo que você relata, o diagnóstico realmente não está fechado, mas acredito que na próxima visita ao médico ele deverá esclarecer os resultados e caso seja necessário, solicitar novos exames.
        absç,

      • Ana Claudia Dias on

        Ola

        Eu tenho um filho de 2 anos e desde bebê

        Ele não pode mama leite de vaca, de soja , nem um outro tipo de nan.

        Pq dai ele vomitava ,tem diarreia, saia sangue no coco dele, e ele de tao fraco ele SMP dormi

        O único q nunca faz mal e o leite NAN AR

        QUE seja que deve ser isso.

        Tenho muito medo de testa outro tipo de leitte nele

  33. ismael alcaraz ros on

    Ola juliana, Boa semana. Estou preocupado, pois meu filho tem 4 meses e apresentou essa alergia. Pois bem, a pedido da pediatra estávamos dando o Nan Soy, mas ele ficou muito ressecado. Nova consulta e agora estamos dando leite Alfaré ja há 4 dias. Acontece que as fezes agora saem liquidas verde escuro com algumas bolinhas amarelas e gosmenta, mas não apresenta nenhum sintoma como vomito, colicas, enjoo ou falta de apetite. Resumindo, ele está bem, mama bem, e dorme bem. O que faço nessa situação, por favor? bjus e muito obrigado por sua atenção

    • Olá Ismael,

      O melhor a fazer (e o quanto antes) é conversar com o pediatra dele. O médico precisa ser informado, para que possa pesquisar os motivos que estão por tras dessa mudança de consistencia e cor das fezes. Tente entrar em contato com ele o quanto antes e se não for possível, leve seu filho a um local onde exista pronto atendimento.

      Gde abraço,

      Juliana

  34. minha filha e alergica a lactose ,e agora descobrimos que ela tbm e alergica a soja ,ovo e carne,ela tem 2 anos e gostaria de trocar ideias com mães com o mesmo proplema.Obrigada

Deixe um comentário