Anúncio

Bolo de chocolate

58
Esta receita é uma contribuição de Adriana Souza, leitora do Semlactose.

Também conhecido como bolo peteleco, este tipo de bolo de chocolate é muito fácil de fazer e pode ser servido com ou sem cobertura.

INGREDIENTES

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 1 xícara de óleo de canola
  • 2 ovos
  • 1 colher das de chá de fermento em pó
  • 1 colher das de chá de bicarbonato de sódio
  • ½ colher de chá de sal
  • 2 xícaras de água fervente

Cobertura

  • 1 xícara de açúcar peneirado
  • 2 colheres de sopa de creme vegetal
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 3 colheres de sopa de água
  • 8 castanhas do pará picadas (opcional)

PREPARO

1. Coloque numa tigela todos os ingredientes do bolo, menos a água fervente e misture levemente
2. Acrescente a água fervente e misture bem.
3. Coloque em assadeira untada e polvilhada e asse em forno médio por aproximadamente 20 minutos.
4. Prepare a cobertura, misturando os ingredientes e levando ao fogo até dissolver.
5. Espalhe a cobertura ainda quente sobre o bolo e deixe esfriar antes de cortar. Espalhe as castanhas por cima.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

58 Comentários

  1. Gostaria de saber se nessas receitas encontradas nesse site, posso substituir o leite de soja pelo leite de cabra. Meu filho tem 8 anos e o pediatra está suspeitando que ele está com alergia a lactose e passou para ele o leite de cabra scabra.

  2. Juliana Crucinsky on

    Graça, intolerância à lactose é uma doença completamente diferente de alergia à proteína do leite. Se a suspeita é sobre intolerância, vc não poderá usar leite de cabra, pois como qq leite, possui lactose (que é o açúcar do leite, inclusive do leite materno). Se for diagnosticada alergia às proteínas, PODE SER que ele tolere melhor o de cabra, como tb pode vir a presentar sintomas alérgicos. Enquanto o diagnóstico não for definido pelo médico, é até complicado dar orientações, pois o tratamento de uma doença é diferente do da outra.

    Se for intolerância, vc pode até testar leite sem lactose, mas se for alergia, só poderá usar o leite de soja, e talvez o de cabra, se ele não apresentar nenhum sintoma alérgico. Sugiro q vc converse bastante com o médico que o acompanha, pra esclarecer todas as dúvidas quanto ao que seu filho realmente tem, e sobre o tratamento.

    Gde abraço,

    Juliana

  3. Bom dia! Descobri essa semana a intolerancia a lactose, ainda não sei se tenho alergia à proteína do leite. Adoro chocolates e gostaria de fazer o bolo conforme receita. como sou totalmente leiga no assunto ainda não entendi muito bem, uma dúvida? o chocolate em pó não possui lactose?

    Obrigado e parabéns pelo site.

  4. Olá Vanessa,

    O chocolate em pó, em geral, não possui lactose em sua composição. Um exemplo é o chocolate em pó solúvel da Nestlé (também conhecido por "chocolate do padre", pois tem um padre na embalagem do produto), que contém somente cacau em pó, açúcar e aromatizante. No entanto, tenha cuidado com os achocolatados, pois muitos possuem leite em pó, soro de leite e outros derivados de leite em sua composição, ok?

    Obrigada pela visita!

    Abçs

  5. nas receitas, diz manteiga ou margarina mas, a manteiga não tem lactose?

    parabéns pelo site. vou divulga-lo!!!!

    obrigada, juliana

  6. Olá Juliana. Na verdade, sabe-se que ambas, a manteiga e a margarina, contêm um baixo teor de lactose e geralmente são bem tolaradas por pessoas com IL (quando usadas com moderação). Caso você tenha uma severa Intolerância à lactose sugerimos que substitua por uma margarina isenta de leite, como a Becel ou Soya. Obrigada pelo comentário, vamos adicionar esta informação em nossas receitas.

    Abçs

  7. Meu filho tem 18 dias e já apresenta intolerância à lactose. Estou amamentando e o pediatra me proibiu de ingerir alimentos com lactose. Gostaria de saber se posso consumir produtos com traços de leite.

    Obrigada!

    juliana

  8. Juliana Crucinsky on

    Olá Juliana!

    Se o caso do seu filho é realmente INTOLERÂNCIA À LACTOSE, vc não poderá amamentá-lo, pois o leite materno contém mais lactose que o leite de vaca e mesmo q vc não consuma nada contendo lactose, seu organismo vai produzi-la enquanto estiver amamentando.

    Pode ser que seu filho esteja apresentando alergia por conta de algum alimento q vc esteja consumindo (por ex: as PROTEÍNAS presentes no leite), mas é importante lembrar que a lactose (que é o açúcar) do leite de vaca não passa para o leite materno.

    Entretanto, como o leite materno é o melhor alimento p/ os bebês, pois além de nutrir, também hidrata e protege a criança de inúmeras doenças, é aconselhável vc pedir ao médico dele p/ repetir os testes p/ ter certeza de que realmente ele é intolerante a lactose, justamente para evitar de privá-lo do leite materno sem necessidade.

    Converse com o médico dele…se for o caso, procure um alergista ou gastropediatra, p/ ter certeza do que realmente ele tem e poder alimentá-lo da forma mas adequada.

    Gde abraço,

    Juliana Crucinsky

  9. O tempo para assar é realmente 15 minutos ? Caso sim, em qual temperatura? O meu precisou ficar 45 minutos para assar.

    Grata,

    Leia.

  10. gostaria de saber se vcs tem receita de brigadeiro sem lactose, pois vou fazer o aniversario do meu filho e tem que ser tudo sem lactose para ele desfrutar melhor.

    obg

  11. Olá Valdelina,

    Temos uma receita de docinhos de amendoim e chocolate que não contém lactose e ficam muito gostosos. Veja a receita em http://semlactose.com/index.php/2008/06/30/do
    Uma outra opção é usar o leite condensado de soja e fazer a mesma receita de um brigadeiro comum. Algumas pessoas não gostam muito do sabor do leite condensado de soja, mas quem sabe seu filho irá curtir!

    Abçs

  12. Na receita vai margarina ou manteiga, e esse ingredientes tem lactose… Vejam na composição… Cuidado, pois muitas pessoas que tem IL, tem problemas sérios se consumirem qq tipo de ingredientes com lactose….

  13. Olá Simone,

    Na verdade nós sempre publicamos nossas receitas com a informação "Margarina sem lactose". Vamos alterar a receita para lembrar a todos. No entanto, recebemos análises químicas recentes de duas empresas fabricantes de manteiga atestando que o produto contém menos de 0,5% de lactose. Segundo estudos clínicos, essa quantidade pode ser consumida por pessoas com intolerância à lactose sem sentir sintomas. Nós devemos em breve publicar essas e outras informações sobre manteigas e margarinas aqui no Semlactose.

    Abçs,

  14. Olá Simone,

    Somente complementando a resposta da Luciane, vc pode verificar neste link http://www.guideline.gov/summary/summary.aspx?doc… a recomendação da "American Academy of Pediatrics" (que é o órgão equivalente a nossa sociedade Brasileira de Pediatria), que a exclusão total da lactose na alimentação dos portadores de IL é até certo ponto contra-indicada!!!

    Assim, mesmo as nossas receitas que contenham pequenas quantidades (e no caso das manteigas e margarinas, quantidades insignificantes!) de lactose, sequem a recomendação das instituições internacionais de saúde, já que infelizmente aqui no Brasil nós ainda não dispomos de um protocolo para o manejo (diagnóstico e tratamento) da IL.

    O que sempre ressaltamos é que as pessoas que possuem ALV (ALERGIA ao leite de vaca), que é uma doença de caráter totalmente diferente da IL, devem evitar a todo custo ingerir qualquer alimento que contenha leite ou derivados (mesmo aqueles que contem "traços de leite"), já que a intensidade das reações alérgicas pode ser imprevisível, podendo até matar, caso a pessoa não receba logo atendimento médico!

    Gde abraço,

    Juliana

  15. Minha filha tem alergia ao leite de vaca, não tem alergia ao leite materno. Será que ela pode tomar leite de cabra e não dar alergia???

  16. Bom dia, trabalho em uma panificadora e tenho uma dúvida: tenho receitas que não levam leite nem derivados, mas utilizo manteiga só para untar a forma. Quando o bolo vai ser cortado, são retiradas as beiradas para acertar o bolo. Então aí vai a dúvida: será que o untado só do fundo do bolo influencia para quem tem intolerância à lactose ou alergia ao leite de vaca?

    obrigada pela atenção.

  17. Olá Camila,

    Ótima sua pergunta. A manteiga é considerada um produto com teor muito baixo de lactose e, se usada somente para untar a forma do bolo, não deverá causar nenhum problema para pessoas com intolerância à lactose. Já para pessoas com alergia ao leite de vaca, a situação é bem diferente. Em primeiro lugar, seria necessário ter um local onde fossem produzidos somente alimentos sem leite ou seus derivados, sem haver nenhum contato com outros produtos para evitar uma contaminação cruzada. Apenas uma pequena quantidade de manteiga, mesmo que só para untar a forma, já seria quantidade suficiente para provocar reações em pessoas alérgicas.

    Abçs,

  18. Olá Juliana,

    As proteínas do leite materno são completamente diferentes das proteínas do leite de vaca, que por sinal, se parecem com as proteínas do leite de cabra.

    O leite materno é sempre produzido por cada mãe, na quantidade e concentração ideal para cada bebê! è o único alimento que podemos garantir que é perfeito e nutricionalmente adequado aos bebês e por isso não causa alergia!

    Já o leite das outras espécies, como o de vaca e o de cabra, são produzidos para alimentar os filhotes e não os bebês, mas por necessidade, os humanos passaram a incluir estes leites na alimentação. Como o perfil de proteínas é bem diferente do leite materno, em muitos bebês, o sistema imunológico, acaba "entendendo" que estas proteínas são agressores, e passam a atacá-las, e aí surge a alergia.

    Se vc tem possibilidades de amamentar, não há porque dar nenhum outro tipo de leite ao seu bebê! Só é importante evitar leite e derivados na sua alimentação, pois uma parte destas proteínas que causam a alergia pode passar através do leite. Quanto ao leite de cabra, ele não é um bom substituto ao leite de vaca, pois também pode causar alergia, e para ter certeza de que não causará, so mesmo o seu bebe fazendo um teste alérgico.

    Gde abraço,

    Juliana

  19. Ola, meu filho esta com 2 meses e suspeita de galactosemia. Estou amamentando e cortei radicalmente tudo o que leva leite ou tracos de leite, até que tenhamos o diagnostico. A conduta esta correta? E qt a lactose do leite materno, nao e prejudicial?

  20. Olá Fernanda!

    Vc exclui leite e derivados da sua alimentação ou da alimentação do seu filho? Isso não ficou claro para mim…

    Se realmente a galactosemia for confirmada, infelizmente seu bebê não poderá ser amamentado por você, já que a lactose presente no leite materno, nesses casos, é tão prejudicial quanto a lactose presente em qualquer outro leite (cabra, vaca). Mesmo que vc exclua da sua alimentação, o leite e os derivados, isso não trará nenhum benefício ao seu filho. Esta conduta só é indicada quando o bebê apresenta ALERGIA ao leite de vaca, que é uma doença completamente diferente da galactosemia.

    Na galactosemia, a base do tratamento é justamente a alimentação isenta (ou com o menor teor possível) de galactose. Assim, leite e derivados, não devem ser ingeridos.

    Para mais informações sobre a galactosemia, dê uma olha nas matérias abaixo, publicadas em nosso site:

    http://semlactose.com/index.php/2009/03/29/cr

    http://semlactose.com/index.php/2008/05/24/ga

    De qualquer forma, vcs precisam receber orientações de profissionais (médico e nutricionista) especialistas no assunto, caso a galactosemia se confirme.

    Gde abraço,

    Juliana

  21. Gostaria de mandar um recado para Fernanda:

    Olá, sou mãe de 4 filhos e 3 com galactosemia. A mais velha quase morreu ao nascer porque não sabíamos da existência do problema. Ela teve um amarelão fortíssimo e ficou 11 dias no banho de luz. Os outros dois nasceram sem problemas, mas com o diagnóstico da galactosemia. No começo foi tudo muito difícil. Não conseguíamos imaginar uma alimentação totalmente isenta de lactose. Mas com o tempo fomos nos acostumando e hoje a nossa vida é praticamente isenta da lactose. Consumimos o mínimo possível de leite e derivados. No entanto, quando queremos fazer algum prato que leve leite ou seus derivados, fazemos o mesmo prato sem lactose para os demais. Hoje, a mais velha tem 17 anos, a outra 14 e o caçula 11. Todos são muito saudáveis. Quase não adoecem. Acho que a soja fortalece bastante o organismo.

    Espero que fique tudo bem com o seu bebê!

    Um abraço,

    Carla.

  22. Descobri aos 6 meses de vida q meu filho não pode beber leite. Porém, até hoje não sei dizer com precisão se ele é intolerante a lactose ou alérgico a proteina do leite, sempre faz exames de rast e ige total.

  23. Olá Solange,

    E quais foram os resultados destes exames? Ambos são exames utilizados no diagnóstico de alergia ás proteínas do leite. Para o diagnóstico da IL, é utilizado outro teste, no qual se ingere uma solução contedo grande quantidade de lactose e posteriormente o sangue vai sendo coletado, para que a glicose sanguinea seja dosada, e a partir do resultado, é possível saber se há IL ou não (além dos próprios sintomas apresentados pelo paciente após tomar a solução).

    É muito importante vc saber, já que o tratamento é diferente, já que na IL, nem sempre é necessário excluir totalmente leite e derivados da alimentação e muitos alimentos contendo pequenas quantidades de leite e derivados costumam ser bem tolerados, entretanto, na alergia, NADA que contenha leite, derivados ou "traços de leite" é permitido, pois os riscos de uma reação alérgica são muito grandes e em alguns casos, as reações podem ser muito graves e levar à morte, caso o socorro demore!

    Converse com o médico dele a respeito!

    Gde abraço,

    Juliana

  24. Maria Andrade on

    Na receita do bolo de chocolate fala sobre colocar manteiga? É isto mesmo, pois a manteiga e algumas margarinas contém lactose. Foi um engano? É possível substituir a margarina e a manteiga por óleo?

    Abraços.

    Maria

  25. Olá!!

    Fizemos a receita meu filho de 2 aninhos que tem IL, meu companheiro e eu… acredito que tempo varie de forno pra forno, mas demorou entre 45 e 50 minutos pra ficar pronto.O tempo na receita esta correto?

    Outra coisa, fizemos cobertura que fica igual a cobertura de leite condensado:

    meia xic açucar,

    meia xic chocolate em pó sem lactose

    uma colher sopa de margarina;

    meio copo de leite sem lactose;

    uma colher de sopa de amido de milho

    é só colocar no fogo medio, sempre mexendo…

    ficou uma delicia!!

  26. Olá, estou à procura de receitas sem lactose e adorei suas receitas. Minha dúvida é a seguinte: no bolo de chocolate, especificamente na cobertura, tem margarina ou manteiga. Ambas são derivados do leite. O que posso usar para substituir esses ingredientes e a cobertura ficar com sabor agradável? Obrigada

  27. Preciso de uma receita para bolo sem ovos e sem leite.Alguém poderia me ajudar? Porque em algumas destas receitas coloca-se vinagre? Para que serve??

  28. Olha, tenho alto nível de intolerância e, ALÉM DISSO, tenho alergia a proteínas do leite. Não gosto do leite de soja por uma série de razões: o gosto é horrível, ele não gela muito e ele não mistura direito com outras coisas (tipo frutas pra fazer vitamina e tals). Além disso, não sei porquê razão, o leite de soja me dá azia. Pra quem é "ferrado" que nem eu (hehe), recomendo o leite de arroz. Aliás, eu acho até mais saboroso que o de vaca.
    Sou que nem criança pra comer e gosto de coisas gostosas, ehehe. Então, pra quem tem criança intolerante e/ou alérgica, sugiro MUITO o leite de arroz.
    No Brasil já consegue-se encontrar em supermercados de alto nível o leite de arroz, leite de aveia (que não é tão gostoso quanto o de arroz) e o de amêndoas (que é MEGA calórico). Mas custas R$ 15 a caixinha!!! Como eu não moro no Brasil, eu consigo comprar mais barato e tals. Mas, quando eu morava aí, eu fazia meu próprio leite de arroz. Pra quem não quer gastar uma dinheirama, pode me mandar um email que eu envio a receita.
    Meu email é: lunasser@globo.com
    Abração a todos!

  29. Rúbia Pereira on

    Deliciooooso!!!!!!!!!! Receita testada e aprovada!
    O achocolatado substituído por chocolate 50% cacau deixou o bolo bem pretinho; e a cobertura também ficou ótima como recheio.
    Amo bolo de chocolate e por causa da intolerância estava me privando dessa delícia. Ainda não tinha achado receita tão boa como essa. Parabéns!

  30. Acabei de fazer, o cheirinho ainda está pela casa ^_^

    Como gosto de comer com cafezinho, puro, não pus a cobertura. Ficou uma delícia 🙂

  31. Ola no grupo poe no rotulo descobri que alguns fermentos contem lactose por isso me privo de fazer e comer bolo mesmo quando diz ser sem lactose,quando possui fermento,tem algo que podr substituir o fermento?

Deixe um comentário