Anúncio

“Não Contém Lactose”

76

reading-label.jpgÀs vezes, quando vou ao supermercado, tenho a sensação de estar sendo observada por parecer uma “assídua leitora de rótulos de embalagens”. Com tanta coisa interessante para ler, confesso que rótulos de embalagens não estão na minha lista de “literatura favorita”. Mas infelizmente ainda temos que ler atentamente os rótulos e verificar se entre aquelas minúsculas palavras constam expressões que guardamos em uma listinha como “leite em pó”, “soro de leite”, “gordura anidra de leite”, entre outras, e ainda ficar se perguntando “hmmm, será que este ingrediente contém lactose???”

Para não ficarmos na dúvida, gostaria de fazer um apelo aos fabricantes de produtos alimentícios e solicitar que fizessem o mesmo que já fazem com produtos que contém glúten, escrevendo em seus rótulos “NÃO CONTÉM LACTOSE” ou “CONTÉM LACTOSE”.

Tenho certeza de que muitas pessoas iriam agradecer a iniciativa e comprar os produtos com mais segurança, pois apesar de falarmos muito sobre a Intolerância à Lactose, devemos lembrar que existem muitas pessoas com alergia ao leite de vaca, o que é uma situação mais delicada.

Deixo aqui minha sugestão. Aprovam a iniciativa??

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

76 Comentários

  1. Adoraria ver um rótulo com ou sem lactose! Descobri a minha intolerância a lactose faz dois meses e ontem fui no oftalmo, pois, de tanto ficar lendo rótulos descobri que não estou enxergando de perto também!

  2. Realmente é uma situação muito complicada pois meu filho de 3 meses foi diagnosticado com alergia a proteína do leite quando tinha apenas 1 mês e desde então como estou amamentando tive que excluir tudo que tivesse proteína do leite, o mais complicado é achar algo que não contenha traços desta proteína.. e normalmente fica com as letras mais pequenas a informação o que complica ainda mais..
    Esta semana não me atentei e um dos remédios que estava tomando chamado Plazil indicado pelo pediatra para aumentar o leite materno continha lactose anidra, realmente ainda não acostumada 100% com esta situação tomei e meu filho está muito ruim a mais de 10 dias q foi exatamente o tempo que estou tomando o remédio… Fica a dica alguns remédios também podem conter "proteína do leite"… sou total a favor que tenham que colocar em todos os alimentos e remédios esta informação….

  3. Maria da Piedade on

    Tenho três sobrinhos netos alérgicos a lactose. Um de cinco anos e dois de dois anos.
    São meus xodós. Pesquiso muito sobre os produtos que n contem lactose para satisfazer o gosto deles.
    Agora busco balas sem lactose,pois nas festinhas de aniversários morro de pena deles. Seria ótimo ter essas informações na embalagem.

  4. Oi meu filho tem 1 ano e 10 meses a ate hj nao sei se ele tem IL ou APVL ele fez o teste cutaneo mes passado e deu negativo to começando a introduzir algumas coisas que contem traços de leite mas estou com medo de ele ter APVL. Como faço p saber o tipo dele e quais o teste p saber ?? Grataa

  5. Seria ideal… infelizmente a gente tem que ficar decifrando codigos, tentando saber se aquilo tem referencia a lactose ou não. Seria tão mais simples. Até uma criança poderia ir ao mercado e ler no rotulo se ele pode ou não comer determinado alimento. Meu bb tem intolerancia e também tenho que ficar lendo os rotulos que pra piorar têm as letrinhas mais miudas que existem… estou a ponto de comprar uma lupa e andar com ela na bolsa.

  6. Seria ótimo que as embalagens descrevessem se há ou não lactose!!! É horrível conseguir ler a descrição dos ingredientes, pois a letra é realmente pequena que só dá para ler com uma lupa!
    Só aqui é que percebo que não sou a única que sofre com Intolerância a Lactose…as vezes me sinto uma pessoa vinda de outro mundo! Quando pergunto se certo alimento tem lactose ou não, as pessoas me olham com uma cara de espanto!!! Além do mais alguns produtos que eram bons, simplesmente sumiram das prateleiras dos supermercados, como o achocolatado da batavo naturis; era muito gostoso que com um preço bem acessivel…agora só consigo achar o alpro soya que tbm é muito bom mas é caro.

  7. Danielle OLiveira on

    Acho que seve virar lei, obrigação. Quanta gente esta sofrendo com a IL… Obrigada , muito obrigada pela iniciativa!!

  8. Minha filha é alergica a proteina do leite de vaca. É muito grave, às vezes, a contaminação é cruzada. Um alimento não contêm leite, mas é produzido no mesmo lugar de outros que contenham leite. Ela não pode comer quase nada industrializado. Vivo numa cadeia. Exemplo: o presunto da sadia, perdigão, etc pode conter traços de leite. Dá para entender qual a necessidade de se produzir algum alimento à base de carne animal e introduzir leite a ele? Não existe biscoitos industrializados, muitas balas são contaminadas. Os alimentos mais alergenos no mundo é: Leite, trigo, soja, amendoim, castanha, camarão, porque não criar uma legislação para os produtos que mais provocam alergia no mundo? Minha sobrinha veio da alemanha e as pessoas de lá são muito mais respeitadas. Gostaria que as pessoas se mobilizassem a respeito disso. Soubessem que ninguém têm necessidade de tomar leite na vida adulta, só na fase infantil, e que é por isso que existem tantos intolerantes e o governo e a imprensa fica muda em relação a isso. São mais de 70% das pessoas que apresentam algum grau de intolerancia a lactose. É porque não têm mais necessidade de se alimentar dele e ele é tão difundido no nosso meio.

    • Simone,
      Concordamos com tudo o que vc disse e é essa uma das razões da existência do Semlactose. Educar e informar as pessoas sobre a IL e outras intolerâncias e alergias alimentares. Acho que já avançamos um bocado se olharmos para os ultimos 5 anos, onde praticamente nada era dito a respeito do tema, mas ainda temos muito a fazer! Em relação aos alimentos industrializados, não acho que venceremos uma batalha conseguindo fazer com que as grandes industrias elaborem produtos sem ingredientes alergenos, mas podemos conseguir com que mais industrias de pequeno porte elaborem alimentos isentos de alergenos e adequados as nossas necessidades. Abs,

  9. excelente ideia dos rotulos conterem a informaçao nao contem lactose,seria a soluçao de muitos problemas relacionados a saude de muitos.

Deixe um comentário