Anúncio

Lactase em Cápsulas

129

LactaidHoje recebi um ótimo comentário que me fez lembrar de uma experiência semelhante a que tive. A Luciana fala sobre a experiência dela com o uso do Lactaid. Aproveito a oportunidade para falar um pouco sobre este suplemento alimentar e trazer mais informações sobre o assunto. O Lactaid, como mencionei antes, é um suplemento alimentar que contém lactase, a enzima que auxilia na digestão de produtos lácteos. Ele deve ser digerido junto com sua refeição e deve fazer efeito imediato, aliviando os sintomas normais de quem tem IL. Este produto é importado e você pode adquiri-lo através de empresas especializadas na importação de medicamentos ou caso você viaje aos Estados Unidos, você poderá trazer algumas caixas em sua bagagem. A enzima é considerada um suplemento alimentar e portanto é vendida em farmácias nos Estados Unidos sem a necessidade de apresentação de receita médica. Já a importação é diferente. É necessária a apresentação de uma receita médica para que você possa solicitar a importação deste suplemento. Assim como a Luciana, eu também usei Lactaid e percebi que foi necessário um tempo para me adaptar ao uso da enzima. No início cheguei a conclusão que o Lactaid funcionava somente nos primeiros dias, mas depois a enzima parecia “não dar conta do recado”. Depois entendi que o efeito da enzima era diferente para cada tipo de alimento lácteo que eu consumia, sendo que às vezes me sentia muito bem, sem sintoma algum, e às vezes, mesmo fazendo uso da enzima, acabava com alguns sintomas da IL. Resumindo, acho importante ressaltar duas coisas para quem busca informações sobre o assunto: 1) sim, existem suplementos que podem auxiliar você; 2) pode ser necessário um período de adaptação até que você consiga entender que alimentos lácteos você consegue consumir com o uso da enzima sem sentir os sintomas típicos da IL. Isto ocorre porque cada alimento possui uma quantidade de lactose e cada organismo reage de uma forma diferente. Converse com seu médico. Ele certamente poderá orientar você nesta questão! Leia também: Lactase: o que você ainda não sabe sobre essa enzima Como importar Lactaid de forma segura

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

129 Comentários

  1. Gostaria muito de saber se o Lactaid só pode ser ingerido 2 vezes por dia? ? ?
    Eu tomei o Lactaid mastigável e um tablete não impediu a Intolerância a Lactose. Estou até um pouco triste e nem sei se 2 cápsulas irá impedir a Intolerancia que tenho.
    Desde já agradeço

  2. Olá.
    sou intolerante a alactose e sempre usei o lactaid fast act ( em bastões) , tomo dois comprimidos com agua e posso ingerir os alimentos que quero, porém agora ao comprar novamente o lactaid , me veio um produto arredondado ( lactaid fast act ultra) e estou na duvida se o efeito é o mesmo.. gostaria de saber tbm se é necessário realmente mastigálo ou se posso apenas ingeri-lo com agua. obrigada

  3. Olá, sou de uberlândia e mandei fazer a manipulação de cápsulas de lactase em um laboratório grande e com referência aqui, porém suspeito que a cápsula não funciona, você sabe de algum teste para verificar se a cápsula realmente funciona? Preciso chamar a Vigilância sanitária?

    • Olá Elias,

      Não conheço nenhum teste deste tipo.
      Porém, se a enzima não está funcionando, algumas coisas precisam ser avaliadas…elas estão sendo conservadas da maneira indicada pela farmácia? Será que a dosagem não está sendo baixa em relação á quantidade de lactose que vc está ingerindo?
      Primeiramente seria interessante vc entrar em contato com a prórpria farmácia e relatar o ocorrido para que eles possam fazer uma análise do produto e verificar se houve algum problema.

      Gde abraço,

      Juliana

  4. Gostaria de tirar uma dúvida, descobri que tenho IL, e SII, fui no Nutrologo..
    Mais ele é particular, nao tem como continuar nele pois tenho convênio. Gostaria de saber em que especialidade médica tenho que continuar meu tratamento..
    Agradeço.

  5. Comecei tomar o Lactaid Fast em outubro e para mim foi ótimo, não tomo todos os dias ,mas tomo várias vezes por semana. Uma coisa que descobri, é que quando a gente consome o Lactaid com refrigerantes o mesmo diminui muito o efeito do Lactaid ou ás vezes corta totalmente o efeito , vai aí uma dica que descobri com minhas experiências depois de notar que algumas vezes dava certo e outras não. Sem refrigerantes, sempre dá certo.
    Também consumo uma cápsula da enzima a cada 45 minutos ( quando estou em alguma festa ).
    Espero ter ajudado.

  6. Olá, tenho um estoque grande de lactaid e de lactase fast acting (outro fabricante). Tomei 3 comprimidos deste último 10 min antes de ingerir 1 sorvete e me senti enjoado. Venho tomando os remedios umas 3 vezes por semana.
    Será q foi a dose aumentada q causou o enjoo?

    • Sérgio, a enzima lactase não é um remédio, é um suplemento alimentar e deve ser tomado de acordo com a informação fornecida pelo fabricante. No caso da enzima lactase ela deve ser tomada sempre antes de ingerir algum alimento com lactose, e não ser ingerida regularmente, mesmo que vc não esteja consumindo nenhum alimento lacteo no momento. Converse com o seu médico e peça que ele lhe oriente, ok? abs

  7. Olá!
    Há uns sete meses comecei a sentir fortes os sintomas de intolerancia à lactose, enjoo, gases, diarreia, e também um arroto choco, insuportável e constrangedor. Ha um mes fiz o exame e se constatou a IL, exclui a lactose e os sintomas melhoraram, exceto o arroto choco. Nao sei se esse arroto tb é proveniente da IL ou se é outra coisa… Alguém tb teve esse sintoma??
    Estou tentando mudar de gastro mas ainda nao encontrei um bom aqui, o que pediu os exames nao conseguiu nem interpretar os resultados, eu tive que mostrar o resultado da IL.. nao confio nele. Fico perdida sem saber o que pode ser esse arroto desconfortável…
    Agradeço a ajuda.
    Esse site tem me ajudado muito nas minhas pesquisas!
    Janaina

  8. Tenho colite por isso não posso consumir a lactose,pois tenho dores abdominais.Será que com as cápsulas de lactase poderia comer pelo menos um pedaço de pizza.Parabéns adorei todos comentarios muito bom esse espaço.

    • Janir, apenas o seu médico é quem poderia indicar se no seu caso vc poderia utilizar a enzima lactase. Converse com ele. Abs.

  9. Olá, tinha suspeita de intolerância à lactose desde 2008, quando o médico aconselhou que eu cortasse a lactose da alimentação por 3 meses e os sintomas aliviaram. Mas nunca eliminei por completo a lactose, apenas evitava um alimento ou outro, ou grandes quantidades, mesmo com diversos sintomas, como: diarreia, mal estar, inchaço abdominal, gases, má digestão, sintomas de refluxo etc…

    Esses sintomas foram piorando com o tempo e passei a ter tonturas, enxaqueca e ânsias de vômito. Fiz o teste ano passado e me senti mal imediatamente e passei quase 3 dias sem sequer conseguir me alimentar normalmente, pois a comida voltava.

    Desde então, cortei tudo, pois mesmo alimentos com traços de leite me fazem muito mal. Mas esse corte da alimentação me deixou deprimida e resolvi tentar utilizar as cápsulas de lactase. Tomei as cápsulas logo antes de ingerir lactose, como o produto recomendava, e mesmo assim me senti muito mal quase que imediatamente em todas as vezes que tentei ingerir.

    Alguém mais passa por isso? É comum não se adaptar às cápsulas de lactase? Será possível eu ter a alergia, pois também vivo em constantes crises de rinite, inclusive já tendo sangrado meu nariz algumas vezes e,quando bebê, fui alérgica à proteína do leite???

    Por favor, preciso de uma luz!!!

    • Olá Renata,

      Se vc tem uma história prévia de alergia à proteína do leite, é muito provável q vc nunca tenha ficado curada dela! Muitas crianças alérgicas, quando crescem, apenas mudam o padrão dos sintomas ou estes ficam mais disfarçados. e pode ser tb, que com o passar dos anos, a IL tenha se sobreposto à sua alergia, gerando uma confusão a respeito do seu diagnóstico.
      Talvez, somente excluindo todos os laticinios é q vc terá de fato uma melhora.

      Gde abraço,

      Juliana

  10. O Lactaid é fabricado pela Johnson & Johnson. Quando entrei em contato com o SAC americano para saber onde compra-lo no Brasil me sugeriram entrar em contato com a empresa no Brasil para demonstrar meu interesse pelo produto e sua importacao para o Brasil. Acho q se um numero grande de pessoas fizesse o mesmo, a Johnson & Johnson enxergaria o potencial nos IL no Brasil e pudesse viabilizar a sua venda aqui também. 🙂

  11. Descobri que sou IL há um mês, segundo o meu médico minha intolerância é total e por isso estas cápsulas de lactase não vão adiantar no meu caso. Estou me adaptando a esta nova dieta e me sentido extremamente frustrada. Alguém sabe me dizer se estas capsulas realmente só funcionam para organismos que tem deficiência na produção desta enzima ? É possível saber o grau de intolerância através do exame de sangue de tolerância a lactose?

    Obrigada

    • Olá Thania,

      O teste de tolerancia oral a lactose não dá uma noção exata do grau de IL. A tolerancia vai sendo testada no dia a dia mesmo, e o grau de IL é algo programado geneticamente.
      Somente nos casos em que a IL é decorrente de outro problema é que ela tende a melhorar, depois que o problema inicial é corrigido.

      Gde abraço,

      Juliana

    • Sim, há um exame q mede o qnt vc consegue digerir. Se eu me recordo bem vc faz tres exames seguidos: o primeiro de jejum, para medir a sua taxa de glicose… depois, vc bebe lactose e espera um pouco e tira sangue denovo, para medir o como sua taxa e glicose aumentou e depois de uma hora vc tira denovo sangue para ver a diferença. Se o aumento da taxa e acuçar aumentar pouco, significa q vc n quebrou a lactose, ou seja, q vc produz pouca lactase. A minha produco de lastase é muito baxa, e as capsulas do lactaid tem ajudado MUITO. Antes eu passava tao mal que tinha q tomar remedio na veia no pronto socorro, pois meu organismo achava q eu estava intoxicada e como consequencia tinha fortes dores de cabeça e vomitava sem parar. Desde entao n tive mais nenhuma crise, mas tmb n exagero nas doses, como para "matar a vontade". Leite só sem lactose e iogurte nem pensar. Me limito a chocolates, queijos e manteiga pois o nivel de lactose é mais baixo. Nao fique frustada, é uma fase de adaptacao alimentar e logo vc vai se acostumar 🙂 Aos poucos comece a trocar seus latcinios por produtos com baixa latose e qnd vc quiser dar uma escapadinha na dieta vc toma um lactaid 🙂

  12. Olá! Comprei o Lactaid Fast Act pelo comprafari.com e chegou direitinho. Demorou.. Eles deram o prazo de máximo de 25 dias, mas chegou após 33.
    Meu problema agora é outro… As instruções dizem para engolir junto da primeira mordida do alimento lácteo. Estou me sentindo um ignorante ao perguntar isso, mas vou mesmo assim: É pra eu engolir ou tenho que mastigar junto da comida? rs

  13. Oi pessoal. Eu gostaria de saber se existe algum exame que mostre o grau da intolerância, pois já fiz o exame de sangue e descobri que tenho, e creio ser bem alta.
    Outa pergunta, o lactaid pode ser consumido todos os dias ou faz mal? Eu estou utilizando e ainda assim tenho sintomas.

    Obrigada

    • juliana_nutri on

      Olá Luíza,

      Infelizmente não existe nenhum exame que avalie o grau da IL. O que o médico faz, é uma "estimativa" desse grau, baseado no resultado do teste e dos sintomas relatados pelo paciente.
      O lactaid (e demais suplementos de lactase) não devem ser usados de forma rotineira…eles são um recurso para uma eventualidade, até porque, não se tem uma correlação exata de quanto do produto será necessário para ajudar na digestão de determinada quantidade de lactose. Além disso, muitas pessoas observam uma diminuição da eficácia, com o uso prolongado do mesmo.
      A recomendação é excluir totalmente a lactose no primeiro mês de tratamento e posteriormente ir tentando a re-introdução, de pequenas quantidades, no dia a dia, mas sempre com a orientação de um profissional habilitado (médico ou nutricionista), para evitar a piora dos sintomas.

      Gde abraço,

      Juliana

  14. Pessoal

    Quem tiver interesse em adquirir o Lactaid Fast Act estou vendendo alguns comprimidos que comprei e nao vou tomar infelizmente meu corpo rejeita a enzima. Tenho muita ansia de vomito. Vendo pelo preço de 50 Reais a caixa com 60 comps. Meu email para contato gohorse@hotmail.com

  15. Josemberg Leal on

    então, a nutricionista me falou de dois meios, mandar manipular por aqui 400mg, ou então comprar direto dos EUA a pastilha lactaid fast. mas parece que a manipulada precisa de refrigeração e não pode ser transportada para qualquer lugar sem refrigeração. o que me diz? a consulta com a nutricionista é somente de mês em mês. e será que encontro Lactaid Fast act 32 cap. em Brasília? grato.

    • juliana_nutri on

      Olá Josemberg,

      De fato, a lactase manipulada precisa de refrigeração, mas vc consegue fazer na maioria das farmácias. O Lactaid dispensa refrigeração, porém, não é vendido no Brasil, pq não foi liberado pela Anvisa, sendo necessário encomendar em sites internacionais e a entrega pode demorar em função disso.

      Gde abraço,

      Juliana

  16. Olá,
    meu filho de 8 anos é intolerante, usa lactase manipulada, começou com 70mg e agora com 300mg, como viajei trouxe o Lactaid original e o fast, porque mesmo tomando leite de baixa lactose ele passa mal e então uso menos mg de lactase.

    Tenho uma duvida, a médica quando iniciou o tratamento disse que após tomar a lactase ele tinha até 5 horas para consumir leite, mas na pratica parece que não é assim, até na farmacia de manipulação me disseram que a lactase fica 5 horas no organismo, isso é verdade? funciona assim?

    Porque vendo meu filho usando lactase e passando mal ainda e lendo o semlactose, acabo dando um comprimido sempre que ele ingeri alimentos com leite, está correto?

    Equanto ao Lactaid, como está em inglês é dificil entender tudo na bula.

    obrigada

    • juliana_nutri on

      Cibele,

      A lactase deve ser consumida o mais próximo possível da refeição contendo leite! Desconhecemos qq estudo q garanta que a enzima permanece no organismo e q faz efeito após tanto tempo. Porém a recomendação geral é não exagerar nem na dosagem da enzima e nem dos alimentos contendo lactose!

      Gde abraço,

      Juliana

  17. JosembergLeal on

    olá Luciane, depois de 3 meses em acompanhamento médico, a nutricionista chegou a conclusão que tenho que fazer uso da lactase, ela até me sugeriu o fast lactaid em pastilha. quero saber se o melhor é mandar fazer na farmácia de manipulação ou se peço o lactaid fast act diretamente dos EUA, através de um amigo lá.
    Obrigado, Josemberg

    • juliana_nutri on

      Olá Josemberg,

      Sugerimos q vc converse com sua Nutricionista a respeito, e veja com ela, qual a forma mais indicada para vc.

      Gde abraço,

      Juliana

    • Leslye,
      A diferença está na quantidade de lactase em cada capsula. O Lactaid Original contém 2 ou 3 vezes menos lactase do que o Fast Act. Abs

  18. Olá. Descobri a IL por acaso, já que não tinha os sintomas clássicos da IL. Eu ficava super enjoada e rapidamente começava uma enxaqueca horrível, no outro dia estava de ressaca da enxaqueca e a tardinha ela voltava. Era um ciclo vicioso por não saber da IL. O médico pediu o exame, mas como meus sintomas eram enjoo e enxaqueca ele não apostava no resultado positivo. Com o resultado do exame cortei o leite e derivados radicalmente e em 3 dias eu era outra pessoa, nunca me senti tão bem, tão disposta… foram mais de 20 anos passando mal (eu tinha um mal estar constante, estava sempre azeda). Conheci o Lactaid e já tenho várias caixas. Inicialmente o uso foi tranquilo, se consumia qq coisa com leite tomava uma cápsula e nada de me sentir mal. Após quase 2 meses um dia senti uma dor no estômago impressionante e não consegui relacioná-la a nada. Como é final de ano a alimentação vira personagem principal…. realmente usei o remédio alguns dias seguidos e sempre com muita dor no estômago e pensei que fosse o lactaid. Não usei dois dias e usei e meu estômago doeu muito… desde então meu estômago está estranho.
    Alguém sente muita dor no estômago com o lactaid? Pensou em experimentar um manipulado, ou talvez fazer uma boa dieta e tentar novamente e deixá-lo para de vez em nunca…
    Desde já agradeço.

    • juliana_nutri on

      Olá Clarissa,

      Algumas pessoas não se adaptam aos suplementos de lactase e relatam desconforto ao ingeri-los. Pode ser o seu caso também. Como também pode ser que vc tenha gastrite ou mesmo alguma outra alergia ou intolerância alimentar associada à IL. Converse com seu médico a respeito!
      Além disso, é importante que vc faça a dieta dee xclusão da lactose, por pelo menos 1 mês e depois tente re-introduzir os alimentos contendo lactose aos poucos, para avliar seu grau de intolerância. Seria interessante tb vc procurar um Nutricionista, para uma avaliação.

      Gde abraço,

      Juliana

  19. Olá , Sou a Gabriela ,mãe do João Pedro, que desde os 6 meses foi descoberto a IL. Hoje ele está com 9 anos e ainda passa por momentos complicados nas festinhas dos colegas e encontros de família .Moramos no interior da Bahia e estamos querendo descobrir onde comprar a Lactase aqui no Brasil e se possível o mais próximo da nossa região.

    Esperamos contato.

    Gabriela Mota.

    • Olá Gabriela,

      Até o momento, no Brasil só é possível mandar manipular as cápsulas de lactase em farmácias de manipulação, mediante receita médica.

      Gde abraço,

      Juliana

  20. eu tenho uma dúvida…to morando na Alemanha e aqui é mto facil achar capsulas de lactase. Comprei uma caixinha com 60 capsulas,contendo 2.500FCC cada, por 5 euros. Minha dúvida é: nas instruções, eles mandam ingerir uma ou duas capsulas imediatamente antes ou logo depois de comer algum alimento q contenha lactose. Se eu tomar uma cápsula todos os dias, de manhã, eu poderia comer por exemplo um pedaço de queijo no jantar? Vc sabe me responder, Luciane?

    obrigada!

    • Olá Marna,

      A lactase so faz efeito se tomada próxima da refeição contendo lactose. Tomá-la dessa forma que vc sugere, além de não surtir nenhum efeito, pode a longo prazo, diminuir ainda mais a produção da enzima pelo seu organismo.
      Assim, a recomendação é não exagerar na dose e tomá-la somente quando realmente for necessário, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

    • Marna, tenho uma tia que mora na Alemanha e se prontificou a enviar lactase pra mim, mas nao sei qual tem melhor resultado, vc pode me indicar uma marca boa pra eu comprar?
      Obrigada!
      Janaina

    • Karina, alguns fabricantes recomendam que a cápsula seja ingerida no momento em que vc irá começar a ingerir o alimento com lactose. Já alguns médicos recomendam dar um intervalo e ingerir entre 5 a 10 minutos antes de consumir lácteos. O ideal é vc seguir a recomendação do fabricante de suas cápsulas, ou caso sejam manipuladas, seguir a orientação médica. abs

  21. Olá,
    descobri que tenho intolerancia a lactose ha mais ou menos 2 meses. Não tolero nada de lactose. Mudei completamente minha dieta em casa, mas ainda tenho problemas com a ingestão de fibras. Não posso mais comer a quantidade de verduras e legumes crus que comia antes, e mesmo paõ e arroz integral. Fico inchada e com gases e meu transito intestinal é maior. Não conseguí me adaptar bem a isso ainda. Também não sei se é porque ainda tenho pouco tempo de mudança e meu intestino ainda não se recuperou. Será que devo usar cápsulas de lactobacilos por mais tempo?
    Talvez aquelas cápsulas de lactase com outros complementos sejam melhor pra mim…

    Também ainda não conseguí acertar a quantidade de lactase que devo usar, mas li os comentários de vcs que tenho que ir experimentando. Hoje, por exemplo, me dei mal, hehe… tinha tomado 2 comp. e me animei no restaurante, comi um pouco de Beringela à Parmegiana e Raviollis com molho de queijo e ainda de sobremesa um pedacinho de pudim de leite. Não dá, né? Foi demais…

    Muito obrigada por todas as informações. Um abraço,
    Jussara.

  22. De acordo com esse informativo,creio que poderia ser assim:
    Como foi mencionado…alguns alimentos ainda fazem algum efeito por
    conterem um pouco a mais de lactose do que os outros.
    então deveria ser engerido uma dosagem a mais do lactase,não?
    alquem pode me responder?

    • Olá heron,
      Sim, uma quantidade de lactase maior poderá ajudar na digestão de alimentos com um teor mais elevado de lactose. Mas é importante verificar qual a dosagem de lactase da enzima que está sendo usada no momento. Além disso, não há estudos que comprovem que uma maior quantidade de lactase realmente seria a solução. abçs,

  23. De Leon, P.A., RS on

    Luciane e Juliana, parabéns pelo trabalho de vocês.
    Tenho uma leve IL e a consulta que fiz (li todos os comentários…) me foram muito úteis.
    Obrigado.

    • Olá Elton,

      No RJ diversas farmácia de manipulação trabalham com a lactase. Basta que vc leve a receita médica.

      Gde abraço,

      Juliana

    • Maria, sugiro que você ligue para a farmácia Vitallis (no bairro São Francisco) e verifique se eles manipulam a enzima lactase. Se essa farmácia não manipular, tente entrar em contato com outras que você conhece, ok?
      abçs

Deixe um comentário