Anúncio

Molhos para carnes (sem creme de leite)

10

E agora como vou fazer um molho que fique gostoso sem usar nata, queijo ou creme de leite? Tudo é uma questão de hábito. Vou dar umas ideias para você poder usar a sua imaginação e bolar os seus próprios molhos. A regra básica é substituir esses ingredientes por outros, quem sabe até mais gostosos??? Por que não?

Molho com cerveja

Este é um clássico. Após você colocar a carne na panela (frango ou gado) você adiciona 1/2 pacote de sopa de cebola e 1/2 lata de cerveja escura. A cerveja dá um gosto muito especial à carne e a sopa de cebola enriquece seu molho deixando-o levemente encorpado.

Molho Mostarda

Este é certamente outro molho bastante conhecido. Ele fica muito gostoso com frango. Após colocar os pedaços de frango para dourar na panela com alho, sal e pimenta adicione 1/2 taça de vinho branco. Adicione 2 colheres de sopa rasas de mostarda dijon (ou outra similar). Neste momento, retire o frango da panela, reserve e reduza o molho cozinhando-o por mais alguns minutos. Adicione 1 colher de sopa de amido de milho misturada com 3 colheres de água morna. Mexa sempre até o molho engrossar levemente. Coloque o molho por cima do frango e sirva.

Molho Curry com Leite de Coco

Este é um molho para quem curte uma comida indiana. Pode ser feito com peito de frango ou carneiro. Após dourar os pedaços de frango/carneiro retire-os da panela e reserve. Na mesma panela coloque 1 cebola, 1 dente de alho e 1/2 pimentão vermelho, todos bem picados. Deixe dourar um pouco. Acrescente 1 colher de sopa de curry, uma pitada de noz-moscada, 1 xícara de caldo de frango e 1 xícara de leite de coco. Cozinhe por alguns minutos e depois acrescente 1 colher de sopa de amido de milho misturada a 3 colheres de água morna para engrossar o molho. Junte o frango ao molho e sirva.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

10 Comentários

  1. Voces são muito criativo. Parabéns! Gostei muito das receitas que aprendi fazer sem o creme de leite. São pessoas como voces que faz um mundo melhor. Partilhando com os outros o que sabem.

  2. Oi Luciane,
    A sopa de cebola costumam ter leite em seus ingredientes. Por isso evito usar. Para fazer o estrogonofe, costumo, ao final do cozimento, dissolver cerca de duas colheres de sopa rasa de arrozina e acrescento ao cozido. Mexo e deixo apurar um pouco. Ninguém sente falta do creme de leite. Aliás, aprendi com minha mãe: uso muito arrozina! No molho de mostarda, quando uso apenas para servir o prato, substituo o creme de leite por maionese.

  3. Eu já usei o Creme de soja q o TKL mencionou p fazer uma pasta ao molho branco e ficou muuuito melhor do q com creme de leite ..

  4. Eldo F. de Carvalho on

    Boa-tarde! Eu tenho uma dúvida: caso eu queira preparar uma refeição com peito de frango, utilizando o molho à base de cerveja, quais as medidas/proporções dos ingredientes de modo que eles sirvam satisfatoriamente a quatro pessoas? E o frango, ele precisa de algum cuidado antes da adição da sopa e da cerveja? Um abraço.

    • Eldo,
      vc pode usar cerca de 200g de peito de frango por pessoa. Coloque o peito de frango limpo em uma panela com água e sal e deixe cozinhar a carne. Desfie-a e coloque-a em uma panela com um pouco de azeite para dourar e adicione 1 pacote de sopa de cebola pequeno e 1 lata de cerveja escura. Cozinhe até o molho engrossar. abs

  5. Luciane Baldo on

    Olá TKL,
    Ainda não experimentei este creme de soja, mas vou procurá-lo e testá-lo.
    Agradecemos a receita que você nos enviou e vamos postá-la fora da área de comentários para que outros leitores possam encontrá-la com facilidade.

    Obrigada pelos comentários e pela colaboração!

  6. Para quem gosta de adiconar creme de leite as receitas, especialmente strogonoff, existe uma opção. Não sei se já foi comentado, mas há uma marca: “Purity soja – Creme de Soja – sem lactose e sem colesterol, como todo produto de origem vegetal – Cocamar”. A consistência é similar ao creme de leite comum. O sabor difere um pouco, é claro, mas dependendo dos temperos adicionados, é possível elaborar um prato idêntico ao que degustamos em restaurantes.

Deixe um comentário