Anúncio

Sobremesas sem lactose: como driblar a gula no restaurante

4

Quando vou a um restaurante ou a um café, é sempre difícil o momento da sobremesa. No início, eu lembro que ficava irritada cada vez que chegava o garçom com uma enorme bandeja de sugestões de sobremesas e eu olhava para todas e pensava: “Puxa, só me resta comer o sagu e ainda sem creme!!!!!!”. Mas aos poucos fui descobrindo algumas sobremesas que tradicionalmente não levam leite. Talvez não teriam sido a minha primeira escolha, mas hoje eu me acostumei e até gosto de várias delas.

  • Salada de frutas com uma colherada de merengue
  • Pudim de claras com calda de ameixas
  • Quindim
  • Papo de Anjo
  • Sagu (sem creme, mas pode ser com merengue!)
  • Gelatina
  • Baba de Moça (em geral não leva leite, mas algumas pessoas usam leite condensado, por isso é bom verificar antes, ok?)
  • Torta de Coco Macron
  • Apfelstrudel (strudel de maçãs)
  • Pastel de Santa Clara (feito geralmente com massa fillo e doce de ovos, que não levam leite ou derivados)
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

4 Comentários

  1. Minhas queridas, a manteiga é derivada do leite, mas a margarina é de origem vegetal, ou seja, sem lactose!!! Por isso pode comer guloseimas feitas com margarina a vontade!!!!

    Abçs..

    • Olá Ana Márcia,
      Apesar de parecer simples, na verdade a questão é um pouco diferente do que você mencionou. Manteiga é derivada do leite e contém proteínas do leite, mas seu teor de lactose é praticamente indetectável (de acordo com análises que recebemos de indústrias de laticínios). Ou seja, a manteiga pode ser consumida por pessoas com intolerância à lactose da mesma forma que os leites com 90% menos lactose. Em relação à margarina, atenção! Ela é de origem vegetal, mas contém leite em pó em sua composição. É o leite em pó que torna a margarina cremosa. Somente os cremes vegetais não contém leite em pó. Esses possuem somente ingredientes de origem vegetal.
      abçs,

  2. O problema é que as pessoas tem uma cisma com manteiga e parece que não sabem fazer doce sem usar quiiiilos de manteiga, daí sempre tem que ficar perguntando na cozinha se tem isso ou aquilo. Já me dei mal porque comi uma sobremesa que não ia leite, mas tinha ido margarina que tinha leite, e como tenho ALV já viu né. :/ Ultimamente só tenho optado por sagu, gelatina e salada de frutas que são as únicas que tenho certeza que não vai leite e seus derivados. Mas olha, é difícil resistir a uma torta de bombom ou uma mousse de chocolate hein! As vezes peço pra outras pessoas pegarem a minha sobremesa pra eu não ter que ir lá morrer de tentanção. hahah

    • Olá Gabi,
      é verdade! Resistir à tentação de doces é realmente complicado! E são tantas as sobremesas que são feitas com leite ou derivados que nos restam poucas opções.

      abçs,

Deixe um comentário