Anúncio

Petit Gateau

10

Eu sou louca por Petit Gateau e com esta receita é possível fazer esta sobremesa sem leite.

PETIT GATEAU SEM LACTOSE

Ingredientes:

  • 200 gr de chocolate 70% cacau (sem leite)
  • 100 gr de creme vegetal
  • 3 colheres de sopa de farinha
  • 12 colheres de sopa de açúcar
  • 3 ovos batidos inteiros

Modo de Preparo:

  • Derreter o chocolate em banho maria ou no microondas em potência média
  • Acrescentar creme vegetal derretido
  • Bater os ovos junto com o açúcar e misturar ao chocolate e ao creme vegetal
  • Adicionar a farinha peneirada aos poucos, mexendo até obter uma mistura homogênea
  • Untar pequenas forminhas de empada e polvilhar com farinha
  • Pré-aquecer o forno a 180ºC
  • Encher as forminhas com a massa, deixando uma pequena borda livre (os petites gâteaux crescem um pouquinho)
  • Asse por 7 minutos. Este ponto é fundamental e irá depender do seu forno. O petit gateau estará pronto quando somente as bordas estiverem cozidas, mas seu centro ainda estará líquido.
  • Retire as forminhas do forno, deixe alguns minutos descansando.
  • Coloque um prato em cima da forminha e vire-a de cabeça para baixo. O petit gateau deverá se soltar da forma com facilidade.

Sirva com uma calda de frutas cítricas (eu gosto muito de servir com calda de maracujá)

Obs:esta receita rende aproximadamente 10 petites gâteaux e a massa pode ser guardada sob refrigeração por até 5 dias! Voilá!

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

10 Comentários

  1. Olá!queria saber se da pra assar o petista gateau e guardar na geladeira para servir no dia seguinte? Se fica mole o centro do mesmo jeito? acredito que apos assar e ir para geladeira, se poder, deve ser levado novamente ao forno na hora de servir?
    Aguardo resposta!
    Grata!

  2. Oi gostaria de obter receita de sorvete sem lactose. Tenho uma filha com intolerancia a lactose muito alta ela tem 7anos e tem muita vontade de tomar sorvete obrigada

    • Olá Gerleide,
      Sua filha já experimentou os sorbets da Nestlé (La Frutta)? São sorvetes a base de frutas e de acordo com as informações do rótulo do produto, ele não contém leite em sua composição. Algumas sorveterias também elaboram sorvetes somente a base de frutas. Verifique com algumas sorveterias de sua região.

      abçs,

    • Gerleide,
      Temos uma receita de sorvete de banana que é simples e nutritiva. Se vdc prefere fazer a receita totalmente isenta de lactose, vc pde usar leite de soja ao invés de usar leite baixa lactose.
      abçs,

  3. Edna Carvalho Marian on

    Meu marido tem intolerancia a lactose, e adorei esta receita, pois petit gateau é minha sobremesa favorita quando vou a restaurante. Como faço o programa dos vigilantes do peso, sempre como pouquinho. Vocês sabem as calorias dessa maravilha?

    Desde já, meu muito obrigada e boa Páscoa!

  4. Fiz esta receita para minha mãe que tem intolerância severa utilizando um chocolate belga amargo que não contém leite e nem açúcar na composição. O sabor ficou perfeito, sem nada a dever à tradicional receita do petit gateau. Parabéns!

  5. Oi Ana Cristina,

    Eu já fiz o Petit Gateau com creme vegetal (pode ser a Becel que não contém leite) e ficou ótimo!!! Já que você menciona que não pode consumir produtos com traços de liete, eu sugiro que você use chocolate à base de soja ao invés do chocolate amargo pois ele contém traços de leite, ok?

    Depois nos conta como ficou!

    Abçs,

    Luciane

  6. Ana Cristina on

    Amei esta receita e o site também…Mas será que ela realmente fica boa fazendo com o creme vegetal? Pois que eu saiba ela é a única margarina que não leva leite ou não?

    Como tenho deficiência severa a lactose não posso consumir nem os produtos que tem traços de leite. Então busco quase que diariamente informações sobre produtos e receitas. Uma forma interessante que encontrei de colher informações sobre os produtos foi me comunicando diretamente com os serviços de atendimento ao consumidor e enviando e-mail pedindo listas de produtos sem lactose.

    Um abraço,

Deixe um comentário