Anúncio

Bolo de coco

28

O bolo feito com leite de coco fica muito mais macio e fofinho do que feito com leite de vaca.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 200 ml de leite de coco
  • 3 ovos
  • 1 pitada de sal
  • 100 g de creme vegetal
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó

Calda:

  • 50 ml leite de coco
  • 50g de coco ralado
  • 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro

MODO DE PREPARO

  1. Bata bem o creme vegetal com o açúcar e acrescente as gemas uma a uma.
  2. Acrescente a farinha peneirada e alterne com o leite de coco até colocar toda a farinha. Coloque o fermento, também peneirado e vá misturando sem bater.
  3. Acrescente as claras batidas em neve, delicadamente, até ficarem bem misturadas.
  4. Unte, com creme vegetal, uma forma retangular (20 x 30cm) e polvilhe farinha de trigo.
  5. Despeje a massa na forma e coloque no forno previamente aquecido (180 graus) por mais ou menos 30 minutos até ficar dourado.
  6. Teste com palito para verificar se a massa está cozida. Retire do forno e faça furinhos com um palito para que a calda possa penetrar.

PREPARO DA CALDA

Em fogo baixo coloque o leite de coco, o coco ralado e o açúcar de confeiteiro mexendo sempre até ficar uma calda grossa. Coloque a calda sobre a superfície do bolo ainda quente, cobrindo-o por completo.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

28 Comentários

  1. Também gosto de utilizar nas receitas a alfarroba em pó para substituir o chocolate. Além de não ter Lactose, é saboroso e super saudável.

    Abraços

  2. jessica bezerra on

    Adorei o site, pois me tirou muitas dúvidas. Minha mãe descobriu a pouco tempo que é intolerante a lactose, e algumas receitas daqui me ajudaram bastante.

  3. acabei de fazer o bolo e ficou ótimo.
    será que quem tem alergia as proteínas do leite, pode ingerir leite de coco?
    Aline SC

    • juliana_nutri on

      Olá Aline,

      Leite de coco não é leite de verdade…é um extrato obtido a partir da polpa do coco. Assim, desde que a pessoa não seja alérgica a coco, é uma boa opção para quem tem alergia ao leite de vaca.

      Gde abraço,

      Juliana

    • Olá Adna,

      Todos os leites produzidos por qualquer mamífero contém lactose. Assim, leite de cabra, tb tem lactose!

      Gde abraço,

      Juliana

  4. Patricia Motta on

    Olá! descobri minha intolerância em julho desse ano, já perdi 15 kg, depois de 10 anos sofrendo, tratando de “gastrite”. Esse ano achei uma medica abençoada e pediu vários exames inclusive o de lactose, todos normais a endoscopia, menos o de intolerância, estava sofrendo com o intestino solto desde janeiro. Então cortei o leite do meu cardápio, que eu adorava demais, e seus derivados, emagreci mais, porque tudo oque é bom vai leite, bolos, guloseimas, sobremesa, que sofrimento e vontade de comer. Mais hoje fiquei muito feliz, achei esse site em especial só para os intolerantes e com inúmeras receitas, agora acho que vou até recuperar uns quilinhos. Muito grata pelo compartilhamento.

    Att. Patricia.

    • Olá patrícia,
      Tenho certeza que aqui no Semlactose vc vai encontrar várias informações que irão ajudar você a conviver com a intolerancia a lactose de uma forma tranquila. Aproveite para experimentar as receitas e os produtos que divulgamos. abs

  5. Bom dia!
    Gostei muito do site!
    A minha filha tem IL e eu sempre estou procurando receitas pra fazer algo diferente pra ela levar de lanche pra escola e aqui vi muitas coisas boas para ela.
    Eu tbm faço pudim de soja e fica muito gostoso de verdade.
    Quando eu faço preciso ficar brigando com os outros para não comer e deixar para ela.
    Adorei os comentarios!
    Vou colocar o site como favorito aqui na minha agenda!
    Obrigada!
    Beijos!
    Rute Simone.

  6. adorei este site tenho 5 filhos todos com este problema eu estava lendo os comentariaos e algumas pessoas acham que so o leite de vaca tem lactose mais nao e verdade o leite de todo animal tem lactose somente leite vegetal que nao possui lactose

    • juliana_nutri on

      Olá Laiz,

      Que bom que vc gostou do nosso site!
      O que ocorre, infelizmente, é que muitas pessoas (incluindo muitos profissionais de saúde) confundem alergia às proteínas do leite de vaca, com intolerância a lactose, e por isso acham que so precisam evitar o leite de vaca.
      Os leites vegetais, como vc disse, não possuem lactose porque na verdade não são leite e sim bebidas vegetais com "aparência" de leite.

      Gde abraço,

      Juliana

  7. Fiz o bolo e com algumas modificações achei que ficou uma delícia. Da primeira vez que fiz achei que ficou muuuito doce. Testei com 1 1/2 de açúcar e ficou ótimo. Na calda usei 100ml de leite de coco com 1/4 de xícara de açucar de confeiteiro. Achei que ficou ótimo. Todos adoraram. Quem não gostar de coisas muito doces, pode testar assim que acho que vai dar certo.

  8. adriana de olivveira on

    Oi, tudo bem? Eu quase sofri um tremendo erro medico. Os medicos queriam fazer uma cirurgia em meu abdome, mas nao perceberam q eu tinha era intolerancia a lactose. Hoje sofro menos com os sintomas. Mas é ótimo saber q tem pessoas interesadas. bjs

    • juliana_nutri on

      Olá Adriana,

      Infelizmente os sintomas da IL podem ser confundidos com muitas doenças gastro-intestinais, o que dificulta o trabalho dos médicos e o diagnóstico correto!

      Mas que bom que eles perceberam a tempo e vc não precisou ser operada sem necessidade!

      Gde abraço,

      Juliana

  9. meu filho tem intolerancia a lactose e ão pode comer chocolate, gostaria de uma receita de bolo de aniversario . obg.

    • Mas por que ele não pode comer chocolate? Ele talvez não possa comer chocolate ao leite, mas existem diversos chocolates à base de soja que são ótimos e também chocolates 70% de cacau, que geralmente não contém leite. Para fazer um bolo de aniversário que leve chocolate, é só utilizar chocolate em pó ou cacau em pó (evite achocolatados, pois muitos deles contém leite em pó). No site temos uma receita de bolo de aniversário sem lactose que vc pode usar http://semlactose.com/index.php/2010/12/14/bo
      abçs,

  10. Bom dia!

    Estava pegando uma das suas receitinhas, pois meu filho é hiper intolerante a lactose. Verifiquei que muitas tem receios quanto á margarina. Vai uma dica, que o médico de meu filho orientou!

    Mangarina : BECEL

    Substituir leite: LEITE DE COCO OU SUCO DE LARANJA….as receitas ficam muito boas.

    Não tem problema, algum.

    Meu carinho.

    Nilvany. ( DF)

  11. também tenho intolêrancia a lactose.Desejo trocar receitas

    Bolo de chocolate de liquidificdor

    2 cl bem cheia de margarina (becel pois não tem leite)

    2 x de açúcar 2 ovos 1 x de água morna 2x de farinha de trigo com fermento 1 x de chocolate em pó (achocolatado tem soro de leite ou leite)

    Coloque todos os ingred. no liquid. coloque em forma untada e leve ao forno pré aquecido. é muito gostoso.

    O bolo de coco eu também ja fiz.è uma delicia.

  12. Juliana Crucinsky on

    Olá Cristina!

    Tudo bem?

    O leite de coco (assim como o de soja, de castanha, de arroz, etc), são naturalmente isentos de lactose, pois a lactose é o açúcar do leite produzido pelos mamíferos!

    Quanto aos ruídos que vc relata, eles podem ter relação com a IL sim. Converse com seu médico a respeito.

    Gde abraço,

    Juliana

  13. cristina Germano on

    Descobri minha (alta) intolerância a lactose recentemente e as receitas de vocês tem me ajudado bastante, me deixando menos perdida. Quanto ao leite de coco(esses vidrinhos que vendem em mercado) tudo bem?

    Outra dúvida,minha barriga faz uns barulhos esquisitos,tipo roncando,mas é parecido com barulho de "torneira aberta".Tem a ver com a intolerância??

    Obrigada,

    Cristina.

  14. Oi! Adorei essa receita! É muito bom esse bolo….Da última vez que fiz coloquei chocolate de soja derretido e coco ralado em cima-ficou divino!!!!

  15. Juliana Crucinsky on

    Olá Rosane!

    A margarina é feita com gordura vegetal. No entanto, diversos fabricantes adicionam soro do leite, p/ melhorar o sabor, mas mesmo assim, como a margarina é essencialmente gordura, a quantidade de lactose que possa existir é considerada muito pequena, sendo insuficiente para causar algum problema na maioria dos intolerantes.

    Gde abraço,

    Juliana

Deixe um comentário